Publicado por Comunicação em Liturgia, Escola Dominical - 04/12/2023

Sugestão de Liturgia para o Dia da Bíblia

 

Liturgia para o Dia da Bíblia

Histórico: O Dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro como uma data muito importante para o Cristianismo. O primeiro registro desta celebração é de 1549, pelo bispo Cranmer da Grã Bretanha, que incluiu a data no livro de orações do rei Eduardo VI. Desde o ano 1850 esta data é comemorada pelos evangélicos no Brasil e a partir de 2001, a Lei Federal 10.335, instituiu o segundo domingo de dezembro oficialmente como Dia da Bíblia.

Observação: o roteiro abaixo pode ser adaptado para usar na devocional de abertura da Escola dominical ou encaixado em alguma parte da liturgia do culto, dividindo por partes e podendo ser inclusive o momento de Edificação, conforme a necessidade de cada igreja.

Louvores sugeridos:

Eu amo a Bíblia (crianças) https://www.youtube.com/watch?v=MHY9zAeThl0

140 Hinário Evangélico – A Palavra da vida: https://www.youtube.com/watch?v=DGVABsMsri0

Oferta agradável: https://www.youtube.com/watch?v=07dYxNY7jPk

 

Símbolos da Bíblia para nossas vidas:

Sugerimos usar objetos ou imagens dos símbolos a seguir para ilustrar, entrando com eles para o altar e cada pessoa lê os textos indicados abaixo.

O que é a Bíblia?

Vamos comparar a Bíblia com alguns símbolos que revelam sua importância e significado para cada um de nós.

 

A Bíblia é PÃO

 

“Eu sou o pão da vida. Os pais de vocês comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça.” João 6.48-50

 

A Bíblia é comparada ao Pão porque a Palavra de Deus é o alimento espiritual que nos sustenta e fortalece. Como o Maná que caía todos os dias para o povo de Deus no deserto, todos os dias precisamos buscar este pão que vem do céu, através da vida devocional, de leitura bíblica com oração.

 

A Bíblia é LUZ

 

 

 

 

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” Salmo 119.105

 

 

 

A Palavra de Deus nos ilumina e conduz nossas vidas pelo caminho certo, em nossas escolhas e desafios que enfrentamos, com a certeza de sempre buscar a vontade do Senhor. Toda vez que temos uma dúvida ou necessidade de orientação, podemos orar e ler a Bíblia pedindo a Deus nos ilumine e direcione.

 

A Bíblia é MEL

 

 

 

“Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar!” Salmo 119.103

 

 

A Palavra de Deus é como mel porque traz doçura para nossas vidas. O mel também é remédio, assim como o ensino das Escrituras que nos cura e fortalece para não sermos contaminados pelo mal e perigos deste mundo. O mel é valioso e muito agradável, assim como o ensino das Escrituras.

 

A Bíblia é FOGO e MARTELO

  

 

“Não é a minha palavra fogo, diz o senhor, e martelo que esmiuça a penha?” Jeremias 23.29

 

 

O símbolo do fogo e do martelo se remetem ao trabalho, como formas de transformar objetos em novos modelos para utilidades diversas. O fogo é usado para preparar alimentos e também derreter metais. O martelo é uma das principais ferramentas de trabalho, usado para pregar, assim como deve ser pregada a Palavra de Deus, que também nos queima com o fogo do Espírito Santo.

 

A Bíblia é SEMENTE

 

“[...] a semente é a Palavra de Deus.” Lucas 8.11b

 

 

A semente representa algo vivo, que nasce, cresce, floresce e frutifica. O ensina da Palavra de Deus deve ser semeado nos corações. Somos semeadores do Evangelhos e devemos plantar o Fruto do Espírito por onde passarmos.

 

 

Mais sugestões para o Dia da Bíblia:

https://www.metodista.org.br/content/interfaces/cms/userfiles/files/sugestao_para_celebrar_o_dia_da_biblia.pdf

https://www.metodista.org.br/celebre-o-dia-da-biblia

https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=https%3A%2F%2Fwww.metodista.org.br%2Fcontent%2Finterfaces%2Fcms%2Fuserfiles%2Ffiles%2FDESAFIO_BIBLICO.pptx&wdOrigin=BROWSELINK

https://www.ultimato.com.br/conteudo/sugestao-de-liturgia-para-culto-do-dia-da-biblia#:~:text=Sugest%C3%A3o%20de%20Liturgia%20para%20culto%20do%20Dia%20da,entre%20os%20evang%C3%A9licos%2C%20no%20segundo%20domingo%20de%20dezembro.

 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, Escola Dominical, por Sara de Paula

Um diálogo sobre a infância de Jesus

Natal é tempo de celebrar a vinda do Deus menino, que cresceu em graça estatura e sabedoria com a missão de salvar a humanidade. Nesta última conversa do ano vamos dialogar sobre a infância de Jesus.

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Live | Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?

No dia 31 de outubro celebramos o Dia da Reforma Protestante. A Escola Dominical promove uma conversa sobre o tema na Live "Reforma Protestante: o que ainda há pra dizer?", que vai ao ar nos canais da Escola Dominical no Facebook e Youtube na terça-feira, dia 5 de outubro, às 20h.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Ofício de despedida e de consolação

Em tempos de pandemia, os momentos fúnebres têm sido reduzidos a número restrito de pessoas e em alguns casos, até impedidos de serem feitos. Nossa sugestão é que a comunidade se reúna por meio de aplicativos como Zoom, Google Meetings, Skype ou outros de igual função e tenha um tempo de despedida.

Escola Dominical, Estudos Bíblicos, Discipulado, por José Geraldo Magalhães

Bispo Paulo Lockmann: Características do Líder Cristão

Confira o estudo do bispo metodista, Paulo Lockmann, sobre liderança. "A história da humanidade é melhor conhecida pela história de homens e mulheres que a influenciaram". Continue lendo!