Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

PNISN outubro 2007 Concílios Regionais

 

  Clique na imagem ao lado para baixar o boletim com pedidos e agradecimentos.

Família do Rev. Justino Quintana Nunes

Quando se vai a um jardim várias vezes e percebe-se que um cravo se destaca entre as várias espécimes de flores, tem-se a vontade de voltar e rever essa flor tão bela e destacada.

Eu tive o privilégio de ir a um jardim que possuiu um cravo forte, meigo, perfumado e rico em sua fragrância. Este jardim simboliza a vida de um amigo, irmão e pastor que a alguns dias foi irradiar a sua beleza no jardim de nosso Deus e Pai.

Homem que nasceu para o ministério pastoral no Rio Grande do Sul, mas que não pode fincar suas raízes neste estado porque sentia o chamado para levar as belezas de Cristo para outros lugares. Esteve demonstrando estas belezas por vários anos em São Paulo e depois no nordeste do Brasil.

Sempre motivado pelo evangelho e pela paixão pelas almas, trabalhou em épocas que o veículo existente era o lombo de um cavalo. Apresentou as boas-novas, muitas vezes, em três igrejas no mesmo dia, que distanciavam-se muito umas das outras, sempre acompanhado de sua querida esposa e filhos.

Passado muito anos de árduo trabalho em prol da vida humana, um derrame o acomete, limitando seu corpo e seu vigor, impossibilitando-o de continuar como um cravo exuberante e firme.

Vem, com sua esposa e dois de seus filhos para Florianópolis, mais especificamente para o Centro Vivencial de Pessoas Idosas. Sua amada esposa , D. Corina, mulher incansável, torna-se Diretora desta Casa e, ambos, continuam a freqüentar a igreja do Senhor mesmo diante das dificuldades do pastor.

Passa-se mais alguns anos e nosso amigo sofre com outros sérios problemas de sáude, sendo que sua família deixa o Centro Vivencial e adquire, com muita dificuldade e trabalho de toda a família, uma casa para morarem .Ao mesmo tempo que puderam ficar mais juntos, novas lutas com a sua saúde este homem teve que enfrentar. Muitas destas lutas sozinho, somente com o apoio de seus familiares e de nosso Deus Emanuel.

Agora, esta luta cessou, o cravo perdeu seu brilho e perfume, deixando em minhas lembranças o sorriso, o amor, o ânimo, a honradez e o vigor de um homem verdadeiramente apaixonado pelo Reino do Pai.

Muito obrigado, Senhor, pelos momentos de convivência, conversas, reflexões e aprendizado que pude ter com o Rev. Justino Quintana Nunes.(29/09/07 foi a data de seu falecimento)

Com saudades e fé de nos vermos na glória do Senhor Jesus.

Jorge Mattos Brasil

Membro da Igreja Metodista no Estreito

Família do Rev. Messias Amaral dos Santos. Ele faleceu no último dia 13 de outubro. Veja abaixo uma homenagem escrita pelo Rev. Manoel Horácio da Silva:

 

 A Deus, o Messias

"...e o pó volte a terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu".

Após longo período de enfermidade, do qual boa parte passou hospitalizado, faleceu na manhã do sábado 13 de outubro corrente, o Rev. Messias Amaral dos Santos, nascido em 27 de julho de 1918 e pastor metodista ordenado há mais de 50 anos (foi admitido no ministério ativo em 27 de janeiro de 1957).

Seu corpo foi velado no berço dos templos evangélicos construídos no Brasil: a Capela da Catedral Metodista do Rio de Janeiro, onde se reúne, no templo ao lado, a Igreja Metodista do Catete, na Praça José de Alencar, nº 4.

Sob a presidência do Sr. |Bispo Paulo Lockmann, coadjuvado pelos Revs Marco Antônio de Oliveira e Wilson Aparecido Pereira, respectivamente pastores titulares das Igrjas do Catete e da Gamboa, realizou-se o Ofício Fúnebre em presença de um apreciável número de fiéis a Deus e de muitos amigos do Rev. Messias Amaral.

Após este ato de fé e esperança na Vida Eterna, o corpo do falecido foi conduzido ao crematório do Cemitério do Caju, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para adespedida final entre nós.

O ministério pastoral do Rev. Messias Amaral dos Santos não se confinou aos púlpitos da Igreja Metodista, com mensagens incisivas e persuasivas. Messias era, por natureza, ecumênico. Serviu ainda como representante de nossa Igreja na antiga Confederação Evangélica do Brasil e colaborou várias vezes, pregando na Igreja Presbiteriana de Copacabana.

Ainda jovem, lecionou no Instituto Metodista Grambery, em Juiz de Fora, MG. Foi Capelão Evangélico na Academia Militar de Agulhas Negras, em Resende, RJ. Foi reitor de nosso conhecido Instituto Metodista Bennett e, após pastorear várias igrejas metodistas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, era hoje, coadjutor na Igreja Metodista da Gamboa, onde, pela demonstração do Pastor Titular e de membros daquela igreja, deixou saudade.

Messias, feito à imagem de Deus, era humano, sujeito a quedar-se e disposto a sempre se levantar como qualquer um de nós. Por esta razão, peço licença à Professora Geni, do Projeto Saúde Brasil, para transcrever parte de seu lindo poema escrito em 20 de julho de 2007, por ocasião do Dia do Amigo, intitulado "Se eu morrer antes de você", colocando suas palavras na boca do preclaro falecido, como segue:

"Se eu morrer antes de você, faça-me um favor:

Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo.

Se não quiser chorar, não chore.

Se não conseguir chorar, não se preocupe.

Se tiver vontade de rir, ria.

 

"Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito,

ouça e acrescente sua versão.

Se me corrigirem demais, corrija o erro.

Se me criticarem demais, defenda-me.

Se me quiserem fazer um santo, só porque morri,

Mostre que eu tinha um pouco de santo,

Mas estava longe de ser o santo que me pintam.

Se me quiserem fazer um demônio,

Mostre que eu tivesse um pouco de demônio,

Mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo...

 

"E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim,

diga apenas uma frase:

?-Foi meu amigo, acreditou em mim

e sempre me quis por perto?.

 

Aí então derrame uma lágrima.

Eu não estarei por perto para enxugá-la, mas não faz mal.

Outros amigos farão isso no meu lugar".

Com esse A Deus, o Messias, a família metodista na Primeira Região Eclesiástica (que corresponde ao Estado do Rio de Janeiro) e quiçá, no Brasil, dá o seu adeus ao Rev. Messias Amaral dos Santos, rogando ao Senhor da Igreja que enxugue as lágrimas de parentes e amigos atingidos pela saudade, fruto de uma expressão de amor cristão, como o choro de Jesus narrado nos versículos 33-36 do capítulo 11 do Evangelho de João.

Rev. Manoel Horácio da Silva

Veja, abaixo, outros motivos de intercessão e agradecimento:

Ângelo, jovem de 18 anos, filho dos irmãos Arlindo e Maria Pinton, sofreu um grave acidente de carro. Ele está internado na UTI do Hospital Netto Campello, em Sertãozinho, SP. Oremos por sua saúde e pela paz de sua família neste momento de grande dor e apreensão.

Concílios Regionais: que as delegações sejam guiadas pela sabedoria e pelo amor; os Bispos e Bispa tenham discernimento, os projetos, as eleições, os documentos e propostas sejam para crescimento e edificação da Igreja.

Bispos da Igreja Metodista: Em especial, pela Episcopisa Marisa Coutinho, presidente da Região Missionária do Nordeste, que passou por um acidente de trânsito. Ela passa bem, mas sofreu uma fratura e terá que ficar em repouso absoluto.

Missionários metodistas servindo no exterior: Jairo e Simei Monteiro, na Suíça; Oséias e Jane Silva, na Inglaterra; Levy e Cíntia Bastos, na Alemanha. No Uruguai os casais Lair e Maria da Graça Vilagran, e Mércio Meneguetti e Inês Simeone, e, nos Estados Unidos, Jorge e Rosângela Domingues; David Ortigoza; Juarez e Clauri Gonçalves; Estevão e Gláucia Canfield; Marcos e Neiva Torres. No mês de agosto, o pastor Levy Bastos enfrentou a separação pela morte de sua mãe, Maria Dinéia da Costa Bastos, membro da Igreja Metodista em Cordeiro (RJ). O missionário Estevão Canfield e seu filho Marcos estão em tratamento médico. Estevão está aguardando resultados de exames médicos que definirão o tratamento para a sua doença, ainda sem diagnóstico fechado. Que Deus dê força, consolo e esperança ao Estevão e ao Marcos, filho e neto do Bispo Richard Canfield
 
Instituições metodistas de ensino, que passam por dificuldades financeiras - Instituto Metodista Bennett; Rede de Ensino do Sul (principalmente o Instituto Porto Alegre e o Centenário) e a Universidade Metodista de Piracicaba.

Projeto de web-rádio para o site metodista, em fase de testes.

Ousada confiança em Jesus Cristo nos faz ter coração cheio de gratidão:

O pastor Jairo Monteiro, que esteve hospitalizado, encontra-se em casa, em franco restabelecimento.

Keila Guimarães está se restabelecendo pouco a pouco da cirurgia para tratamento de um aneurisma cerebral.


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Índia, Paquistão e Sri Lanka

Nesta semana estamos em oração por Índia, Paquistão e Sri Lanka. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 19 a 25 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães