Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

políticos do brasil

 Fonte: Agência Soma
 
 
  O público carioca será o primeiro a receber a turnê de lançamento do livro "Políticos do Brasil", que traz dados inéditos sobre o patrimônio declarado de candidatos vencedores em 1998 e em 2002, compilados ao longo de mais de cinco anos de análise e estudo. Escrito pelo jornalista Fernando Rodrigues, "Políticos do Brasil" apresenta também uma análise inédita a respeito da atividade política no país e das pessoas que a exercem. Ajuda o leitor (e eleitor) a compreender, de maneira mais ampla, quem são e o que possuem os homens e as mulheres que comandam a nação.
  
   O evento de lançamento da obra, editada pela Publifolha, está marcado para essa terça-feira (19/9), às 19h30, na Livraria Travessa, no Rio de Janeiro, e terá também a presença de jornalistas e empresários. O conteúdo do livro pode ser dividido em três partes principais: o patrimônio dos políticos, o perfil estatístico e as características do sistema político, com considerações sobre o voto.
  
   Em "O patrimônio dos políticos", é relacionado o valor que os políticos atribuem aos seus bens, a distribuição do patrimônio pessoal dos políticos em relação a seus pares, um detalhamento de coincidências entre o sucesso na política e uma sólida e consistente ascensão social. Mostra as listas dos políticos declaradamente mais ricos em cada eleição (1998 e 2002) e em cada partido, com a evolução patrimonial dessa elite econômica. Também ficam expostos aqui aqueles que omitem o valor de seus bens, dizendo nada possuir ou simplesmente não oferecendo os dados para estudo.
  
   No "Perfil estatístico", Fernando Rodrigues compila os dados de quem são, quantos são, de onde vêm e qual a formação dos políticos que mandam no país nos níveis federal, estadual (nos 26 Estados) e distrital (no Distrito Federal).
  
   Em "Características do sistema político e considerações sobre o voto", há uma descrição do sistema político-eleitoral em vigor no país, que é seguida de observações a respeito dos pontos positivos e negativos, além de uma reflexão sobre a cobrança de responsabilidade dos eleitos, tanto para o Poder Executivo como para o Poder Legislativo, na hora de votar.
  
   Para produzir Políticos do Brasil, Fernando Rodrigues fez a maior pesquisa já realizada sobre os governantes da nação. A produção do livro teve como fonte principal um vasto acervo de documentos, em princípio públicos, mas na prática até hoje inéditos em sua maior parte: as declarações de bens disponíveis de todos os políticos brasileiros eleitos em 1998 e em 2002. Tomou-se como base, portanto, o último pleito do século 20 e o primeiro do século 21.
  
   Foram analisadas as declarações de bens e os dados eleitorais do presidente e do vice-presidente da República, dos 27 governadores e 27 vice-governadores, dos 513 deputados federais, dos 81 senadores e seus 162 suplentes e dos 1.059 deputados estaduais e distritais. Em resumo, os 1.871 principais políticos que comandam o país nos planos federal, estadual e distrital.
  
   Ao final do livro, o leitor encontrará uma listagem completa de todas as tabelas usadas nas análises e os nomes de todos os vencedores nas eleições de 1998 e de 2002. Estão relacionados, entre outras informações, o cargo para o qual cada um foi eleito, o partido, unidade da Federação (UF), a votação obtida e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).
  
   "O conhecimento do CPF de um político é uma ferramenta útil ao eleitor: permite a checagem da situação dos candidatos a cargos públicos junto à Receita Federal e outros órgãos governamentais - embora pendências nem sempre sejam sinônimo de irregularidade" ressalta o autor.
  
   Como escreve o ex-professor titular do Departamento de Ciência Política da USP e do Departamento de Ciência Política da Unicamp, Leôncio Martins Rodrigues, no Prefácio: "talvez, o maior mérito do livro seja ajudar a tornar mais transparente a vida política do país e, com isso, dar uma valiosa contribuição para o aperfeiçoamento da democracia brasileira".
  
   A Livraria Travessa, onde será o lançamento, fica na rua Visconde de Pirajá, 572, em Ipanema, Rio de Janeiro, RJ. O livro custa R$39,90 e tem 424 páginas.
 
 


Posts relacionados

Geral, Pastoral Indigenista, por Sara de Paula

Velhos Espíritos

Confira mais uma sugestão de leitura para semana indigenista 

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães