Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 09/04/2012

PréAssembléia da Comissão de Missão Mundial e Evangelismo do CMI se reúne

Cerca de 250 pessoas oriundas das igrejas membros, ministérios especializados e organizações parceiras do CMI – Conselho Mundial de Igrejas, se encontraram entre os dias 22 e 27 de março em Manila, Filipinas para o Encontro Pré- Assembléia da CMME - Comissão de Missão Mundial e Evangelismo do CMI.

A América Latina contou com nove participantes da Argentina, Brasil, Costa Rica e Peru. A metodista brasileira, Diana Fernandes dos Santos Faraon (foto abaixo com camisa de cor preta), participou do evento como moderadora da ECHOS – Comissão da Juventude no Movimento Ecumênico do Conselho Mundial de Igrejas.

Desde 1982 o CMI tem tido unicamente uma declaração oficial do conselho sobre a perspectiva da missão e evangelismo. A partir desse encontro a CMME do CMI está preparando outra declaração que traga um novo entendimento da missão e da evangelização em um contexto mundial e eclesiástico em plena mutação.

A CMME trabalha na preparação dessa declaração desde a Assembléia do CMI em Porto Alegre - Brasil, em 2006. A proposta atual foi aprovada pelo Comitê Executivo do CMI em Janeiro deste ano.

O objetivo do encontro em Manila foi discutir, avaliar e sugerir mudanças ao documento proposto para ser trabalhado pelas igrejas após aprovação da próxima assembleia do CMI.

O Conselho Missionário Internacional foi integrado ao Conselho Mundial de Igrejas em Nova Deli, Índia em 1961. Posteriormente, o CMI elaborou uma declaração sobre seu papel na missão intitulada: “Missão e evangelismo: uma afirmação ecumênica.” A nova declaração sucederá o documento publicado em 1982.
 
Entre os temas da declaração debatidos durante a conferência cabe destacar: o marco teológico que descreve a missão do Espírito Santo (Missio Spiritus), a qual implica dinamismo, transformação e diversidade na missão. Ainda houve reflexões sobre a salvação da humanidade, e sobre a inclusão das preocupações com o meio ambiente e ecologia na declaração sobre missão. Temas relacionados a saúde e cura, a migração e a globalização econômica também foram abordados.
 
A declaração intitulada “Juntos pela vida: Missão e Evangelismo em cenário de mudanças”  será apresentada na 10ª Assembléia do CMI em Busan, Coréia em 2013, após ter sido aprovada pelo Comitê Central do CMI que se reunira em Creta em setembro deste ano.

Informações de Diana Fernandes dos Santos Faraon

Moderadora da ECHOS – Comissão da Juventude no Movimento Ecumênico do CMI


Posts relacionados