Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Professores da Fateo mandam notícias da África

Culto dia 27 de junho: Dia da Mulher Metodista na Angola

Desde o dia 17 de junho, os professores da Fateo, Paulo Roberto Garcia e José Carlos de Souza estão no continente africano. Não, eles não foram assistir à Copa do Mundo de Futebol na África do Sul. Aproveitando o recesso escolar na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, os professores foram ministrar aulas em um seminário de Luanda, Angola. A viagem dos dois professores da FaTeo constitui-se a quarta etapa do Projeto SOL-África (Solidariedade com a África), no qual Estados Unidos e Brasil estão unindo esforços para a capacitação teológica de estudantes africanos.

 

Nas três primeiras etapas do projeto estudantes de Angola e Moçambique estiveram no Brasil assistindo a aulas na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. Agora, os professores da FaTeo levam seus conhecimentos e malas cheias de materiais didáticos à Angola. O próximo passo ocorrerá em novembro, quando os coordenadores dos países participantes se reunirão em Portugal para uma avaliação dos resultados e planejamento das ações futuras. Em Luanda, onde ficam até o dia 2 de julho, os dias têm sido cheios para os professores da FaTeo. Eles foram recebidos com afetividade pelos estudantes – mais de 40 pastores e pastoras das várias regiões da conferência oeste de Angola – e pelas igrejas locais, onde já tiveram a oportunidade de participar de vários cultos e reuniões.

Da esquerda para a direita: Prof. José Carlos de Souza, Prof. Paulo Roberto Garcia, com as camisas de honra, ao lado do bispo Gaspar Domingos. e o Bispo No dia 27 de junho, os professores Paulo e José Carlos estiveram na Igreja Metodista Emanuel, que celebrava o “Dia da Mulher Metodista”.
Da esquerda para a direita: Professor José Carlos e prof. Paulo Garcia com as camisas de honra, ao lado do bispo Gaspar Domingos.  

 Na semana anterior, a Igreja havia comemorado o Dia do Homem Metodista e no dia 4 de julho estará celebrando o Dia do Jovem Metodista.O professor Paulo Garcia conta que a Igreja Emanuel é pastoreada pelo Rev. Oswaldo, que é professor na Faculdade de Teologia em Angola. Ele viria ao Brasil participar do Projeto SOL-África, mas teve que mudar de planos devido à nova nomeação para essa igreja. O Reverendo Oswaldo pastoreava a Igreja Betel, que tem 4 mil membros e foi nomeado recentemente para a Igreja Emanuel que, com dois mil membros, acaba de inaugurar um novo templo. Depois de participar do culto matutino, eles almoçaram na Igreja e, no período da tarde, participaram do encerramento da Conferência Bi-Distrital de Mulheres. “Havia cerca de 1500 delegadas de dois distritos da Conferência Oeste de Angola. Isso significou a formação de vários coros. O encerramento foi marcado por muita música”, conta o professor Paulo Garcia.

Na Igreja Metodista Emanuel, os professores também tiveram a oportunidade de se encontrar com o bispo da Igreja Metodista em Angola, Gaspar Domingos. “O bispo Gaspar estava viajando e ao chegar fez questão de nos receber, almoçar conosco e, no encerramento da conferência das mulheres, registrou a importância da Faculdade de Teologia e o apreço pelo Prof. José Carlos, que foi seu professor na FaTeo. Nas palavras dele: ´tudo que sei sobre metodismo, aprendi com esse meu professor`”, diz Paulo Garcia.

Na Igreja Ecolo e Bande, a maior de Luanda, eles puderam se reencontrar com amigos. São pastores dessa Igreja um ex-aluno da FaTeo (Reverendo Kazombo) e uma participante do Projeto SOL-África, Revda. Lourdes. Nesta Igreja os professores da FaTeo foram homenageados com as “camisas de honra”. “Elas representam que chegamos como visitantes estrangeiros mas saímos como africanos. Somos acolhidos na família”, explica o prof. Paulo Garcia.

Fonte: www.metodista.br/fateo 

 

 


Posts relacionados