Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

PSAF Florianópolis

"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor;...Pois misericórdia quero,..." Oséias 6.3a-6b

 

Esse texto de Oséias ao mesmo tempo que é atual também é intrigante. Atual porque leva-nos à consciência de que continuamos precisando conhecer o nosso Pai e, além disso, a exercer esse conhecimento do Seu caráter de uma forma prática relacionada ao nosso próximo.

Agora por que intrigante? Por ser um Deus no mínimo esforçado para que tiremos de nossas mentes o peso da omissão? Ou, quem sabe, o Deus que se agrada com nossa ousadia, com nossa perseverança, com nossa disponibilidade e prazer em servi-Lo no maior grau possível: no trabalho voluntário da sua criação, da qual fazemos parte? Ou, talvez, o Deus amoroso e compassivo e repleto da graça transformadora?

Foi pensando dessa forma que um grupo de irmãos da Igreja Metodista no Estreito, Florianópolis, SC sentiu em seus corações e mentes o desejo ardente de iniciar um trabalho com crianças/adolescentes na faixa etária de seis a doze anos de idade. Esse trabalho, baseado no Projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista, teve seu começo no dia cinco de agosto de dois mil e seis. Foi denominado "PROJETO CRESCER PARA A VIDA". Realiza-se a cada sábado das catorze horas às dezessete horas. Pensou-se em atender vinte e cinco crianças num primeiro momento porque críamos que dessa forma poderíamos doar o nosso serviço com melhor qualidade.

 

À medida que os sábados foram passando, esse número foi ultrapassado. Agora estamos atendendouma média de trinta e cinco crianças/adolescentes a cada sábado.

Temos trabalhado nesse espaço de tempo o reforço escolar, as artes, o esporte, cuidados pessoais, trabalhos manuais, o momento do conto e outras atividades variadas que vão surgindo conforme o andar do PCPV. E, na parte final de cada sábado, servimos um lanche especial para nossas amadas crianças/adolescentes.

Os nossos objetivos têm se pautado na dignidade à vida dessas crianças/adolescentes; o desejo incessante de reintegrá-los à sociedade; a visão do "ser integral". Cremos que dessa forma todos que participam do PCPV (crianças, adolescentes, voluntários, Igreja, sociedade) possam ser atingidos pela graça, misericórdia, perdão e amor de nosso DEUS e PAI.

Já começamos a obter frutos desse trabalho: foram feitos dois almoços de interação entre pais/responsáveis dos alunos e a Igreja; durante dois meses conseguimos, com a graça de Deus e a abnegação de seu José NeryPeters e Edith Long Schisler, a formação de um coral que culminou com a sua apresentação no culto vespertino de dezessete de dezembro de dois mil e seis.

Realmente esse texto de Oséias é atual e intrigante. Que sua atualidade nos impulsione a caminhar sob às asas do Onipotente. E que essa faceta intrigante nos comova ainda mais a doarmos o melhor que cada um tem recebido de nosso grande amigo JESUS CRISTO.

Jorge Mattos Brasil - Coordenador PCPV

Pr. Renato Benvenutti - Igreja Metodista no Estreito

Texto e fotos de Jorge Mattos Brasil


Posts relacionados