"Minist?rio Crist?o como parte da Miss?o ? servi?o de todo o povo a partir do batismo e da voca??o divina. O cumprimento da Miss?o, em todas as ?reas da exist?ncia humana e da sociedade, sob a??o do Esp?rito Santo, requer preparo oferecido pela Igreja.
Minist?rio Crist?o ? tamb?m exercido de modo especial por pessoas que Deus chama dentre os membros da Igreja como pastores e pastoras para a tarefa de edificar, equipar e aperfei?oar a comunidade de f?, capacitando-a para o cumprimento da Miss?o (Ef 4.11-12)" (Plano Vida e Miss?o da Igreja).
Art. 1o. DOS OBJETIVOS
O Programa de Orienta??o Vocacional se destina a acompanhar os/as leigos/as que se candidatam aos Cursos de Teologia e que aspirem, ao final de sua forma??o acad?mica, se candidatar ao minist?rio pastoral da Igreja. Seu objetivo ? de desenvolver a consci?ncia vocacional do/a candidato, posicion?-lo/a frente aos desafios da miss?o/voca??o de "ser pastor/a" na realidade da
O Programa de Orienta??o Vocacional ? realizado antes do ingresso do/a vocacionado/a em seus estudos acad?micos de teologia e envolve o/a candidato/a; a igreja local de origem, a Institui??o Regional de Ensino Teol?gico (Semin?rio Regional ou equivalente) e o Minist?rio de A??o Episcopal.
Art. 2?. DO PADR?O DAS INSTITUI??ES DE FORMA??O TEOL?GICA
A Igreja Metodista reconhece como padr?o para a forma??o pastoral dos/as candidatos/as ? ordem presbiteral o Curso Superior de Teologia oferecido por suas Faculdades de Teologia. S?o reconhecidos os Cursos Superiores de Teologia (Bacharel), oferecidos na modalidade presencial ou com tecnologias de EaD, bem como o Cursos Teol?gico Pastoral – curso de bacharel em teologia oferecido na categoria de curso livre – ministrado na modalidade presencial, semi-presencial ou com tecnologia de EaD. Todos esses cursos dever?o estar vinculados ? CONET e terem seus projetos pedag?gicos adequados ?s diretrizes curriculares aprovadas pelo
Os Cursos Teol?gicos s?o oferecidos indistintamente ? leigos/as que desejam aprofundar conhecimento teol?gico para melhor servir ? Igreja e ? leigos/as que aspirem ao minist?rio pastoral;
Art. 3o. DURA??O
O Programa de Acompanhamento Vocacional tem a dura??o m?nima de um ano, com atividades orientadas desempenhadas na igreja local de origem e com estudos introdut?rios realizados na Institui??o Regional de Ensino Teol?gico. A carga hor?ria ? de, no m?nimo, 300 h/a, abrangendo cursos introdut?rios, leituras supervisionadas, e atividades supervisionadas desenvolvidas na igreja local de origem do/a candidato/a. Ao final do processo, atrav?s da Institui??o Teol?gica Regional (respons?vel pelo Programa), ser? emitido um relat?rio conclusivo avaliando o desempenho do/a candidato/a em todas as exig?ncias aplicadas ao per?odo.
Art. 4o. CONTE?DO
O Programa de Orienta??o Vocacional desenvolve, em cada local de participa??o do/a candidato/a – Institui??o Regional de Ensino Teol?gico e igreja local de origem – atividades pr?ticas e de estudos.
a) Na igreja local de origem do/a candidato/a
O/a candidato/a ser? supervisionado/a pelo/a pastor/a local, equipe de a??o pastoral ou equivalente, ou pessoa designada pela CLAM para acompanha-lo/a em atividades que confirme sinais vocacionais. As atividades ser?o orientadas por documento a ser produzido por cada Institui??o Regional de Ensino Teol?gico respeitando as caracter?sticas regionais. As atividades priorit?rias a serem acompanhadas e que ser?o objeto de avalia??o, ao final do processo, pelo Conc?lio Local desenvolvem-se nas seguintes ?reas:
? ?rea da educa??o crist?, com ?nfase na Escola Dominical.
? ?rea da liturgia e culto. Elabora??o, participa??o na liturgia e na proclama??o da palavra, bem como o cumprimento de um plano de leitura das escrituras que garanta a leitura completa da B?blia durante esse per?odo.
? Lideran?a e capacidade de relacionamento na Comunidade Local (igreja e sociedade) e na fam?lia.
? ?rea da expans?o mission?ria, desenvolvendo, preferencialmente, atividades supervisionadas pelo/a pastor/a em pontos mission?rios da igreja local.
? ?rea da administra??o e finan?as.
? Atos de piedade e obras de miseric?rdia, preferencialmente, atrav?s das institui?es, projetos e programas da ?rea de a??o social da igreja local ou distrito.
? Conhecimento doutrin?rio; pr?tica dos costumes; conhecimento e viv?ncia na comunidade partir dos documentos da Igreja; pr?tica da contribui??o na igreja.
? Demonstra??o de equil?brio emocional e moral, atrav?s de palavras e atos, em toda a viv?ncia comunit?ria.
b) Na Institui??o Regional de Ensino Teol?gico
O/A candidato/a desenvolver? na Institui??o Regional de Ensino Teol?gico atividades acad?micas, enfocando hist?ria, documentos e estrutura da Igreja, disciplinas introdut?rias e participar? de atividades que levar?o o/a candidato/a a aprofundar a consci?ncia do chamado. As atividades priorit?rias s?o:
? entrevista, visando conhecer o/a candidato/a, suas potencialidades, e os aspectos vocacionais que t?m se desenvolvido em sua vida;
? acompanhamento das atividades realizadas na igreja local de origem visando o fortalecimento dos aspectos vocacionais e da espiritualidade;
? realiza??o de teste vocacional;
? Estudos introdut?rios enfocando:
a) conhecimento dos documentos da Igreja: C?nones, Plano para Vida e Miss?o da Igreja, Credo Social, Pastorais do Col?gio Episcopal, Plano Nacional Mission?rio e Plano Regional Mission?rio e outros documentos oficiais da Igreja;
b) conhecimento do modo de ser, pensar e agir da Igreja Metodista, atrav?s dos documentos da Igreja, em especial atrav?s dos Plano Nacional Mission?rio e Plano Regional Mission?rio;
c) conhecimento da estrutura e configura??o da Igreja Metodista em seus diversos n?veis;
d) conhecimento dos conceitos e das atividades que caracterizam o "ser pastor/a", nos documentos oficiais da Igreja e em outros textos de suporte;
e) introdu??o ao pensamento b?blico-teol?gico;
f) conhecimento b?sico da l?ngua portuguesa e de t?cnicas de leitura. Diante das dificuldades acad?micas de nosso pa?s, ? fundamental desenvolver um processo de aperfei?oamento dos conhecimentos b?sicos e da capacidade de leitura e interpreta??o de texto, em especial ?queles/as que apresentam maior dificuldade.
g) Conhecimento b?sico da hist?ria da Igreja Metodista na Inglaterra, Estados Unidos, Brasil e Regi?o Eclesi?stica.
Art. 5o. DAS COMPET?NCIAS
? compet?ncia da Institui??o Regional de Ensino Teol?gico o gerenciamento do programa nas suas diversas atividades;
? compet?ncia da igreja local, atrav?s da CLAM e da equipe de a??o pastoral encaminhar o/a candidato/a ? Institui??o Regional de Ensino Teol?gico e, durante o Programa de Acompanhamento Vocacional, apoiar, supervisionar, e avaliar as atividades de responsabilidade da igreja local;
? compet?ncia da Institui??o Regional de Ensino Teol?gico encaminhar ao Conc?lio Local da igreja de origem do candidato/a aqueles/as que forem aprovados em todas as etapas das atividades de responsabilidade da Institui??o Teol?gica;
? compet?ncia do Conc?lio Local avaliar o/a candidato/a encaminhado/a pela Institui??o Regional de Ensino Teol?gica, mediante roteiro, os sinais vocacionais apresentados durante o processo de acompanhamento realizado pela igreja local de origem.
? compet?ncia da Institui??o Regional de Ensino Teol?gico emitir e encaminhar ? Comiss?o Ministerial Regional certificado de aprova??o no programa de orienta??o vocacional aos/?s candidatos/as que cumprirem todas as etapas do programa, sendo aprovados/as em todas as avalia?es e receberem recomenda??o do Conc?lio Regional. Para isso, a institui??o estabelecer? crit?rios de avalia??o anunciados no in?cio das atividades e que nortear? a forma e os pesos avaliativos para cada etapa do desenvolvimento do programa;
? compet?ncia da Comiss?o Ministerial Regional receber a recomenda??o para estudos teol?gicos de candidatos/as que foram aprovados no programa de orienta??o vocacional, e encaminhar ao Conc?lio Regional ou COREAM para receber, ou n?o, recomenda??o regional.
Art. 6o. DISPOSI??ES FINAIS
? O Programa de Orienta??o Vocacional se realiza ap?s a conclus?o do Ensino M?dio.
? O ingresso no Programa exige que o/a candidato/a seja membro da Igreja Metodista, no m?nimo, durante os tr?s ?ltimos anos, ativamente nos minist?rios e sociedades da igreja local;
? As Regi?es Eclesi?sticas, a seu crit?rio, poder?o incluir um ano pr?vio de acompanhamento na Igreja Local, junto ao pastor/a para estudo b?blico, experi?ncias com a prega??o e leitura de livros b?sicos do metodismo;
? A Institui??o Regional de Ensino Teol?gico ? respons?vel pelo Programa, garantindo a uniformidade de tratamento no acompanhamento das voca?es;
? Os/As membros leigos/as que ingressarem nos estudos teol?gicos sem participarem do Programa de Orienta??o e/ou ingressarem em institui?es n?o vinculadas ? CONET n?o poder?o, durante os estudos teol?gicos, ingressar no programa de acompanhamento. Ao final de seus estudos, a possibilidade de candidatar-se ao ingresso em per?odo de aspirante ao per?odo probat?rio ser? definida em legisla??o pr?pria, regulamentada pelo
Este regulamento entre em vigor na data de sua aprova??o pelo Col?gio Episcopal. Revogam-se as disposi?es em contr?rio.
S?o Paulo, 19 de dezembro de 2006.
Bispo Jo?o Alves de Oliveira F?
Bispo Presidente do Col?gio Episcopal.
Bispo Josu? Adam Lazier
Secret?rio do Col?gio Episcopal.