Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

religião e meio ambiente

"Discurso de religiosos tem mais impacto do que de cientistas", afirma pesquisador




  Ao comparar a campanha da Igreja Católica pela Amazônia com a pressão de protestantes nos EUA contra o aquecimento global, o pesquisador sênior do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), Paulo Barreto, declarou, em entrevista ao jornal "O Estado de São Paulo", que, "muitas vezes, o que cientistas ou ambientalistas dizem não tem impacto tão grande quanto setores com os quais a população esteja mais identificada". O especialista faz um paralelo entre a Campanha da Fraternidade brasileira - "Amazônia, vida e missão neste chão" - e a movimentação da comunidade evangélica americana, que pressionou o presidente George W. Bush a adotar medidas para reduzir o ritmo do aquecimento global, e diz que "esse tipo de aproximação de grupos religiosos com causas ambientais pode ser muito produtiva".
  
   Na entrevista, ao ser perguntado sobre o que achava "de a Igreja abordar temas como a defesa ambiental", Barreto respondeu: "acredito que a iniciativa poderá trazer ótimas conseqüências. O discurso de um líder religioso com seus fiéis tem um impacto totalmente diferente do que o de um cientista ou um ambientalista. É algo muito mais próximo, afetivo. As pessoas despertam para o tema. E o mais importante: facilita a ação, a transformação do discurso em mudança de comportamento".
  
   Segundo o pesquisador, tal conclusão vem de observação da realidade, como "a experiência recente nos Estados Unidos" que, segundo ele, é um indício dessa reação". E complementa: "Diante das notícias do aquecimento global, a comunidade protestante passou a cobrar ações efetivas do presidente Bush. Acho que aqui algo semelhante pode ocorrer. E já está acontecendo. O simples anúncio da iniciativa (antes do lançamento oficial da campanha) aumentou muito o interesse sobre o assunto, por exemplo, na mídia católica. O assunto já passou a ser discutido. E será ainda mais, depois de ser abordado durante as mensagens dominicais dos padres. Daí para as pessoas se conscientizarem da necessidade da mudança de comportamento, cobrarem dos governantes, é apenas um passo".

Fonte: Agência Soma (www.agenciasoma.com.br)

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 05.03.2021 | Vídeo Pastor Max Maia

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães