Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

REMNE

A Casa de Deus - Refúgio contra a Violência

 

A atuação do Grupo de Trabalho para Superação da Violência Familiar em Olinda, Recife

 

Certo dia, a Igreja Metodista do Alto da Bondade, bairro da periferia de Olinda, recebeu uma visita inusitada: era uma criança de sete anos, vítima de violência familiar, que havia fugido da mãe e buscava refúgio na Igreja. Diante de situação tão delicada, a Igreja agiu com compaixão e competência: "acolhemos a criança e, após nos certificarmos que, de fato, a mãe não tinha condições de cuidar dela, entramos em contato com o Conselho Tutelar, abrigamos a criança e acompanhamos todo o encaminhamento do caso até que se localizou o pai", conta a coordenadora do Grupo de Trabalho Suely Aquino. O pai demonstrou ter a responsabilidade e o carinho necessário para assumir a guarda da criança e o caso foi resolvido.

 

Essa história só chegou a este final um pouco mais feliz porque, no bairro do Alto da Bondade, a Igreja Metodista começa a se tornar referência no acolhimento e orientação de vítimas de violência familiar. Tudo começou em 2002, quando o grupo de mulheres da igreja, por ocasião de seu planejamento anual, elegeu o tema "violência intrafamiliar" como uma de suas prioridades. A realidade de violência no bairro, incluindo as famílias da Igreja, despertou a Igreja para esta missão.

 

A partir da proposta das mulheres, a Igreja fez contato com a Diaconia, organização social formada por Igrejas evangélicas, para estabelecimento de parceria com vistas a um trabalho mais aprofundado sobre o tema. Após a realização de algumas oficinas de sensibilização e capacitação com pessoas da Igreja e da comunidade interessadas em atuar nesse campo, foi formado o Grupo de Trabalho para Superação da Violência Familiar.

 

O grupo conta com dez participantes, na maioria jovens, e tem o apoio técnico da Diaconia há três anos. Seus participantes reúnem-se regularmente uma vez por mês e, extraordinariamente, para estudar e planejar suas atividades. Este grupo de trabalho já fez vários encontros com pastores e lideranças para discutir este tema; realizar caminhada pela paz na comunidade; e desenvolver oficinas e palestras na Igreja e nas escolas estadual e municipal da comunidade para sensibilizar e capacitar crianças, professores e as pessoas de maneira geral para a construção de uma cultura de paz.

 

Uma atividade que merece destaque é a realização da Escola Bíblica de Férias. Em 2005 o tema do encontro  foi "Superando a Violência, Construindo a Paz" e em 2006, "Refazendo os Laços Familiares".  

 

Atualmente, o grupo tem muitos sonhos e desafios. É necessário dar continuidade ao processo de capacitação, envolver mais pessoas no projeto e ampliar as atividades. Contudo, também são grandes as dificuldades. Ainda que o trabalho seja todo voluntário, carece de apoio, pois várias das pessoas participantes estão desempregadas e, muitas vezes, deixam de participar de reuniões externas pelo limite financeiro.

 

"Mas a missão é de Deus e nele confiamos. A paz que vem de Deus e guarda os nossos corações e as nossas mentes é o ponto de partida para o nosso trabalho. A violência que foi socialmente construída pode ser desconstruída coletivamente, para que as pessoas possam conhecer o amor de Deus", testemunha a coordenadora Suely Aquino, falando em nome de um grupo que teve o privilégio de vivenciar o versículo que diz: "O Senhor é um abrigo para os que são perseguidos; ele os protege em tempos de aflição". Sl 9.9

 

Informaram: Suely Aquino, Jane Menezes e Eduardo Manoel da Silva.

 


Posts relacionados