Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 22/05/2013

Representantes de 20 países estão presentes na 6ª Assembleia do Clai

No ecumenismo de gestos concretos, delegados à Assembleia do CLAI aportam recursos para a reconstrução do país
O cantor Sílvio Rodrigues vai se apresentar no culto da quarta-feira, 23, dirigido pelo Conselho de Igrejas de Cuba (CIC) e que integra a programação da VI Assembleia Geral do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI). O evento, de 22 a 26 de maio, reunirá cerca de 300 delegados e delegadas de denominações de 20 países.
ALC
Havana, segunda-feira, 20 de maio de 2013
Na celebração ecumênica, delegados das igrejas que integram o CLAI vão oferecer doações, coletadas em suas denominações, para a reconstrução das áreas cubanas atingidas por furacões, fazendo jus ao lema da Assembleia - "Afirmando um ecumenismo de gestos concretos". 
Em entrevista coletiva, o secretario geral do CLAI, pastor Nilton Giese, disse que as igrejas da região querem conhecer como atuam as igrejas da Ilha caribenha, fortalecer laços de amizade com o povo cubano e compartilhar experiências extraídas desses contatos.
Giese lembrou na coletiva que a Assembleia estava prevista, originalmente, para o mês de fevereiro, mas que não foi possível realizá-la então porque os Estados Unidos congelaram os recursos destinados à organização do evento, que estavam depositados em banco norte-americano. A medida integra as sanções que o grande país do Norte mantém contra Cuba através da política de bloqueio econômico, comercial e financeiro.
 Com a ajuda e a solidariedade das igrejas -principalmente da Europa- foi possível reprogramar o evento para este mês.
O presidente do CIC, Joel Ortega, expressou a satisfação dos religiosos do país pela celebração da Assembléia na Ilha, o que considera um reconhecimento ao trabalho ecumênico das igrejas cubanas ao longo de muitos anos.
Ortega destacou o “momento histórico” vivido pela América Latina devido às experiências de unidade e integração, e o “espírito de solidariedade que esse evento levantou em diferentes sentidos”. A Assembleia será uma oportunidade de demonstrar como a igreja trabalha na busca da paz, da reconciliação, de caminhos de transformação para Cuba e a América Latina.
A Assembléia realiza-se a cada seis anos e será aberta, esta edição, no Teatro Lázaro Peña e fará suas sessões no Hotel Habana Livre. A agenda do evento prevê visitas à Escola Especial “A Castelhana”, para crianças e jovens com síndrome de Down; Escola Latino-Americana de Medicina; a sala infantil do Hospital Oncológico; a Escola República do Panamá, voltado a crianças com deficiências físicas severas; o

Cerca de 300 representantes de denominações de 20 países estão presentes na 6ª Assembleia Geral do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), em Cuba. Um dos marcos do encontro é o ato de solidariedade para à reconstrução das áreas cubanas atingidas pelo furacão Sandy, em outubro do ano passado.  O evento começou na noite de terça-feira e vai até o dia 26 de maio.

Numa entrevista coletiva, o secretário geral do CLAI, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, Nilton Giese, disse que as igrejas da região querem conhecer como atuam as igrejas da Ilha caribenha, fortalecer laços de amizade com o povo cubano e compartilhar experiências extraídas desses contatos.

Giese lembrou ainda que a Assembleia estava prevista, originalmente, para o mês de fevereiro, mas que não foi possível realizá-la porque os Estados Unidos congelaram os recursos destinados à organização do evento, que estavam depositados em banco norte-americano. A medida integra as sanções que o grande país do Norte mantém contra Cuba através da política de bloqueio econômico, comercial e financeiro. Somente com a ajuda e a solidariedade das igrejas, principalmente da Europa, foi possível reprogramar o evento para este mês.

A Igreja Metodista no Brasil envia três representantes para a 6ª Assembleia do CLAI, a Secretária Executiva para a Vida e Missão, revda. Joana D'Arc Meireles, o Presidente do Colégio Episcopal, bispo Adonias Pereira do Lago e Marta Celia Pereira do Lago (leiga).

O CLAI - a Assembleia do Conselho Latino americano de Igrejas realiza-se a cada seis anos. Em 2013, o evento acontece no Teatro Lázaro Peña e fará as sessões no Hotel Habana Livre. A agenda prevê visitas à Escola Especial “A Castelhana”, para crianças e jovens com síndrome de Down; Escola Latino-Americana de Medicina; a sala infantil do Hospital Oncológico; a Escola República do Panamá, voltado a crianças com deficiências físicas severas; o  Centro Educação Sexual-CENESEX, o Centro Martin Luther King e a sede do CIC.

Com informações da ALC


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães