Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 07/04/2011

Resgate de Valores Morais

Bispo emérito da Igreja Metodista Unida em Angola, Emílio de Carvalho, exortou domingo, na cidade de Huambo, às Igrejas do país a colaborarem com o governo nas ações tendentes ao resgate dos valores morais e cívicos da sociedade.

Carvalho deu uma palestra sobre “o papel da Igreja no resgate dos valores morais e cívicos da sociedade angolana,” que esteve no contexto da comemoração dos 126 anos de existência da Igreja Metodista Unida na Angola, assinalados sexta-feira. Segundo ele, as Igrejas também têm como missão moralizar e educar a sociedade.

Ele afirmou que o resgate dos valores morais, por ser um processo demorado, não deve ser responsabilidade única do governo, defendendo portanto, o maior envolvimento das Igrejas para o efeito.

“A destruição dos valores morais, cívicos e culturais leva muito pouco tempo, mas a sua recuperação leva anos e anos, pelo que é necessário um esforço redobrado de todas as forças vivas, com realce para a Igreja," declarou.

Membros do governo local, dirigentes de partidos políticos com assento no parlamento, deputados do círculo provincial e líderes de diferentes denominações religiosas participaram da palestra.

Na quinta-feira em Luanda, o bispo proferiu uma palestra subordinada ao tema “As Marcas do Metodismo em Angola,” dizendo que a atividade de caráter social sempre constaram das preocupações da Igreja Metodista por constituir um meio de contribuir para o bem-estar das crianças, idosos e ou outros grupos em situação de carência. No discurso ele relembrou Jhon Wesleym fundador do movimento metodista na Inglaterra no século XVIII, que optou por anunciar e viver um evangelho com dimensão social.

“A ação social não pode ser vista apenas como dever no sentido de uma obrigação formal e farisaica, pois ela é parte integrante da missão da Igreja e deve ser acholhida como fruto natural de uma fé integral,” considerou.

Existe parceria entre a Igreja Metodista Unida e o Governo na área de educação, funcionando em diversas escolas de ensino espalhadas no país, e uma universidade em Luanda, com cursos de licenciatura em Direito, Engenharia Mecatrônica, Industrial e Civil, Administração e Gestão de Empresas.

A Igreja ainda desenvolve ações no setor da saúde, através da criação de postos médicos em diferentes representações, bem como um centro de formação profissional.

A semana do Metodismo começou nesta segunda-feira (dia 15) com paletras sobre o historial da Igreja na Angola, implantada desde 1885, por missionários americanos.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães