Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/08/2010

Retrospectiva da JUNAME 2010

Abertura – Dia 21

 

De arrepiar! Foi assim o começo da Juvenília Nacional Metodista 2010 (Juname) no dia 21 de julho. A tônica do evento, “No Centro da Vontade de Deus”, foi a motivação que levou quase mil juvenis em 17 ônibus de várias partes do país à Capital Federal.
Cheia de momentos especiais, como por exemplo, celebrações, capacitação, visita turística, ato profético na Praça dos Três Poderes, e muito mais regado a muita unidade e novas amizades que aconteciam o tempo todo.


A celebração de abertura foi dirigida pela então presidente da confederação, Mariâni Gomes, 4ª RE, e pelo conselheiro nacional, Luiz Alceu Zapparoli, e contou com a participação da 5ª RE para conduzir o momento de louvor.

A peça de teatro Brasil olha para cima, também apresentada pela quinta região, levou o grupo a refletir sobre a participação com a Graça de Deus para erradicar ou minimizar as injustiças sociais tão presentes na sociedade. A reflexão bíblica foi feita pelo Bispo Nelson que afirmou: “a vontade de Deus é que vocês permaneçam na vontade de Deus para que Ele possa os aperfeiçoar”.

Ato Profético na Praça dos Três Poderes – Dia 22

 Bispo Adriel convoca a todos para o Ato Profético

Na quinta-feira, 17 ônibus e alguns carros levaram os juvenis à Praça dos Três Poderes por volta das 10h, sob a liderança dos bispos João Carlos Lopes, Adriel de Souza Maia, Nelson Campos Leite, Adonias Pereira do Lago e da bispa Marisa Ferreira. Os juvenis foram convidados a cantar e orar a favor da vida e da justiça clamando a Deus para que um novo tempo, sem corrupção, nascesse em Brasília.

Em seguida, na rampa do Congresso Nacional eles posaram para a foto oficial do evento. Os pontos turísticos de Brasília como, por exemplo, o Palácio da Alvorada, Pontão, Senado Federal, também fizeram parte da programação. Alguns juvenis enquanto estavam no Palácio da Alvorada, puderam presenciar a saída do presidente Lula (Foto a direita abaixo) que, do carro acenou para a turma. O Distrito de Brasília, com carinho e alegria acolheu todos juvenis com um almoço delicioso na Igreja Metodista na Asa Sul.

Juvenis visitam o Senado e a Câmara dos Deputados
A cada duas horas do dia 22, grupos de 200 juvenis tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Palácio do Congresso Nacional e o funcionamento do Parlamento brasileiro. A visitação que iniciou com um vídeo de apresentação das duas Casas e suas atribuições, também foi motivo para ser noticiado no site do Senado Federal www.senado.gov.br

Altos Papos

Na foto acima: Bispo João Carlos Lopes - Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Na foto acima a Revda. Joana D'Arc Meireles - Secretária para a Vida e Missão da Igreja da Igreja Metodista

A quinta-feira terminou com um culto e teve a participação  das seguintes regiões: primeira, quinta e terceira. A prédica da noite foi do Bispo João Carlos Lopes que, a partir do texto bíblico de Isaias 11, destacou a importância pacífica apesar das diferenças. Na sexta-feira, além dos cultos, teve também, as oficinas de capacitação. O grupo pode optar por assistir uma das três oficinas apresentadas: Ética e Cidadania, com a professora Dra. Magali do Nascimento Cunha; Inclusão Social, com a professora Elaine Lima de Oliveira e, Compromisso Social, com o pastor Washington Zucolloto.

Sal da Terra e Luz do Mundo – Dia 23
O sábado também contou com cultos matutinos e vespertinos, além disso, foi mais uma oportunidade para que a turma pudesse se capacitar através das oficinas. No culto matutino teve a reflexão do pastor da Catedral Metodista de São Paulo, Marcos Garcia, e o vespertino com uma reflexão sobre a responsabilidade de ser sal da terra e luz do mundo com a bispa Marisa que desafiou os/as juvenis a ter uma vida cristã que se faz e se perfaz além do templo. Neste culto o período de louvor foi conduzido pelo Ministério Resgatando a Noiva, da primeira região, que logo após o culto, em mais um tempo de celebração apresentou seu novo CD.

Cheiro de saudade e posse da nova Confederação – Dia 24
O domingo começou com um misto de saudade, adeus e quero mais. O culto de envio foi marcado pela despedida da antiga mesa executiva e posse da nova, homenagens aos conselheiros nacionais e, agradecimento a todas as pessoas que de maneira direta e indireta ajudaram na realização da Juname. Após a reflexão bíblica realizada pela bispa Marisa houve um tempo de comunhão com a celebração da Santa Ceia.

Veja como ficou definida a mesa:
Presidente: Franklin Leonardo de Figueiredo – 1ª Região – Igreja em Saracuruna
Vice-presidente – Felipi Gustavo Ferreira da Silva – 3ª Região – Igreja em Rudge Ramos
Secretário de Atas – Vinicius Araujo da Fonseca – 4ª Região – Igreja em São Mateus
Secretário de Comunicação I – Tiago Bitencourt Rocha – 5ª Região – Igreja Central Ribeirão Preto.
Secretário de Comunicação II – Itassu Israel Porto – 5ª Região – Igreja 906 Norte.
Assessora Financeira – Aline Justo Gomes – 2ª Região – Igreja em Sarandi.

Colaborou Pra. Andreia Fernandes

Para ver a notícia veiculada no site do Senado CLIQUE AQUI!

Para ver os álbuns de fotos CLIQUE AQUI!


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães