Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/08/2010

Retrospectiva da JUNAME 2010

Abertura – Dia 21

 

De arrepiar! Foi assim o começo da Juvenília Nacional Metodista 2010 (Juname) no dia 21 de julho. A tônica do evento, “No Centro da Vontade de Deus”, foi a motivação que levou quase mil juvenis em 17 ônibus de várias partes do país à Capital Federal.
Cheia de momentos especiais, como por exemplo, celebrações, capacitação, visita turística, ato profético na Praça dos Três Poderes, e muito mais regado a muita unidade e novas amizades que aconteciam o tempo todo.


A celebração de abertura foi dirigida pela então presidente da confederação, Mariâni Gomes, 4ª RE, e pelo conselheiro nacional, Luiz Alceu Zapparoli, e contou com a participação da 5ª RE para conduzir o momento de louvor.

A peça de teatro Brasil olha para cima, também apresentada pela quinta região, levou o grupo a refletir sobre a participação com a Graça de Deus para erradicar ou minimizar as injustiças sociais tão presentes na sociedade. A reflexão bíblica foi feita pelo Bispo Nelson que afirmou: “a vontade de Deus é que vocês permaneçam na vontade de Deus para que Ele possa os aperfeiçoar”.

Ato Profético na Praça dos Três Poderes – Dia 22

 Bispo Adriel convoca a todos para o Ato Profético

Na quinta-feira, 17 ônibus e alguns carros levaram os juvenis à Praça dos Três Poderes por volta das 10h, sob a liderança dos bispos João Carlos Lopes, Adriel de Souza Maia, Nelson Campos Leite, Adonias Pereira do Lago e da bispa Marisa Ferreira. Os juvenis foram convidados a cantar e orar a favor da vida e da justiça clamando a Deus para que um novo tempo, sem corrupção, nascesse em Brasília.

Em seguida, na rampa do Congresso Nacional eles posaram para a foto oficial do evento. Os pontos turísticos de Brasília como, por exemplo, o Palácio da Alvorada, Pontão, Senado Federal, também fizeram parte da programação. Alguns juvenis enquanto estavam no Palácio da Alvorada, puderam presenciar a saída do presidente Lula (Foto a direita abaixo) que, do carro acenou para a turma. O Distrito de Brasília, com carinho e alegria acolheu todos juvenis com um almoço delicioso na Igreja Metodista na Asa Sul.

Juvenis visitam o Senado e a Câmara dos Deputados
A cada duas horas do dia 22, grupos de 200 juvenis tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Palácio do Congresso Nacional e o funcionamento do Parlamento brasileiro. A visitação que iniciou com um vídeo de apresentação das duas Casas e suas atribuições, também foi motivo para ser noticiado no site do Senado Federal www.senado.gov.br

Altos Papos

Na foto acima: Bispo João Carlos Lopes - Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista

Na foto acima a Revda. Joana D'Arc Meireles - Secretária para a Vida e Missão da Igreja da Igreja Metodista

A quinta-feira terminou com um culto e teve a participação  das seguintes regiões: primeira, quinta e terceira. A prédica da noite foi do Bispo João Carlos Lopes que, a partir do texto bíblico de Isaias 11, destacou a importância pacífica apesar das diferenças. Na sexta-feira, além dos cultos, teve também, as oficinas de capacitação. O grupo pode optar por assistir uma das três oficinas apresentadas: Ética e Cidadania, com a professora Dra. Magali do Nascimento Cunha; Inclusão Social, com a professora Elaine Lima de Oliveira e, Compromisso Social, com o pastor Washington Zucolloto.

Sal da Terra e Luz do Mundo – Dia 23
O sábado também contou com cultos matutinos e vespertinos, além disso, foi mais uma oportunidade para que a turma pudesse se capacitar através das oficinas. No culto matutino teve a reflexão do pastor da Catedral Metodista de São Paulo, Marcos Garcia, e o vespertino com uma reflexão sobre a responsabilidade de ser sal da terra e luz do mundo com a bispa Marisa que desafiou os/as juvenis a ter uma vida cristã que se faz e se perfaz além do templo. Neste culto o período de louvor foi conduzido pelo Ministério Resgatando a Noiva, da primeira região, que logo após o culto, em mais um tempo de celebração apresentou seu novo CD.

Cheiro de saudade e posse da nova Confederação – Dia 24
O domingo começou com um misto de saudade, adeus e quero mais. O culto de envio foi marcado pela despedida da antiga mesa executiva e posse da nova, homenagens aos conselheiros nacionais e, agradecimento a todas as pessoas que de maneira direta e indireta ajudaram na realização da Juname. Após a reflexão bíblica realizada pela bispa Marisa houve um tempo de comunhão com a celebração da Santa Ceia.

Veja como ficou definida a mesa:
Presidente: Franklin Leonardo de Figueiredo – 1ª Região – Igreja em Saracuruna
Vice-presidente – Felipi Gustavo Ferreira da Silva – 3ª Região – Igreja em Rudge Ramos
Secretário de Atas – Vinicius Araujo da Fonseca – 4ª Região – Igreja em São Mateus
Secretário de Comunicação I – Tiago Bitencourt Rocha – 5ª Região – Igreja Central Ribeirão Preto.
Secretário de Comunicação II – Itassu Israel Porto – 5ª Região – Igreja 906 Norte.
Assessora Financeira – Aline Justo Gomes – 2ª Região – Igreja em Sarandi.

Colaborou Pra. Andreia Fernandes

Para ver a notícia veiculada no site do Senado CLIQUE AQUI!

Para ver os álbuns de fotos CLIQUE AQUI!


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 07.02.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b). Confira os pedidos dessa semana.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães