Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 10/02/2012

Reunião da Confederação de Mulheres 1 e 2 de fevereiro de 2012

Dois dias de intenso trabalho foram vividos pelas componentes da Confederação, depois de três meses distantes, pois as festas de fim de ano e as férias foram aproveitadas por algumas, num momento de curtir família. Chegou então o momento de revermos nossas companheiras de trabalho e conhecer de perto as novas presidentes, e juntas traçarmos planos para mais um ano de realizações, com a ajuda de nosso Pai.

    

No primeiro dia tivemos a oportunidade de participar da devocional na Capela da Sede Nacional, onde a palavra foi ministrada pela irmã Miriam Magalhães, Secretária Correspondente da Confederação.

Em seguida recebemos a visita da Teca Greathouse, Agente Nacional do Projeto “Sombra e Água Fresca”, e também da Rosicler Ribeiro dos Passos, Secretária Executiva, que tiveram a oportunidade de contar de suas experiências neste Projeto, quando todas nós pudemos entender que  “O Projeto Sombra e Água Fresca é uma rede de projetos da Igreja Metodista no Brasil, desenvolvidos pelas Igrejas locais e instituições para atender crianças e adolescentes  de 6 a 14 anos.”Sombra e Água Fresca” significa espaço para vivência das coisas de Deus, de seu Reino de direitos e de coisas boas: lugar de acolhimento, cidadania e educação integral.”  Diversas áreas da Igreja estão envolvidas, como: Ação Social; Educação Cristã; Administrativa; Expansão Missionária; Departamento de Trabalho com Crianças e agora também firmou uma parceria com a Confederação de Mulheres. Atualmente 63 projetos estão sendo desenvolvidos em sete regiões, atendendo assim, 2713 crianças. Apenas a segunda região não tem.

Logo depois recebemos a visita das Pastoras Suely Xavier e Margarida Ribeiro, que vieram acertar os detalhes para o V EAD, que terá como Tema “Nossas raízes e nosso cotidiano”, e também para o Encontro presencial que acontecerá de 15 a 17 de junho na UMESP.

Parávamos apenas para fazermos nossas refeições.

Na parte da tarde, a Coordenadora Nacional do Departamento de Escola Dominical, revda. Andréa Fernandes saudou a Confederação de Mulheres e falou sobre as revistas que serão usadas pelos diversos segmentos da Escola Dominical. Também tivemos o privilégio de ouvir a revda Joana D’Arc Meireles, Secretária para a Vida e Missão da Igreja Metodista.

As novas presidentes: Vera Elaine da 2ª Região; Lucimar Vieira da 5ª Região; Sonia Alves da 6ª Região puderam falar de seus anseios e de suas expectativas para o trabalho em suas Federações. 

Muitos assuntos foram discutidos, principalmente a questão da violência contra a mulher, um assunto que vem sendo trabalhado já há algum tempo pelas federações e Confederação, e cada vez mais se percebe que é um problema vivido por mulheres inclusive da igreja. Com isso a Bispa Marisa propõe que no próximo congresso nacional este assunto seja colocado e uma pessoa especializada seja convidada para fazer uma palestra. Bispa Marisa também propõe que uma palestra sobre “o sentimento das mulheres em processo de separação”, seja realizada.

A presidente Sonia do Nascimento pede que as Federações trabalhem a prevenção e conscientização do câncer.

A vice-presidente de área da CMMALC, Leila Barbosa transmite a saudação enviada pela presidente Ivonne Pereira Diaz.

  

Recebemos também a visita do Conselheiro Nacional dos Juvenis, Luiz Alceu Zapparoli, da Caroline Vargas, presidente da Federação de Juvenis da Rema e da Rosiclea Oliveira, Secretária do Distrito Sul na Rema, que falaram sobre o Calijú (Capacitação de liderança juvenil), que aconteceu no final da semana nas dependências da FATEO, em São Bernardo do Campo, reunindo 230 juvenis, e sobre a Juname (Juvenília Nacional Metodista), que acontecerá nos dias 25 a 29 de julho na Estância Árvore da Vida, onde pretendem reunir 2000 juvenis. E para isso ele está pedindo ajuda das mulheres, pois a taxa da JUNAME é R$ 420,00 e muitos não podem. Então, quem sabe em nossa Sociedade ou Federação, algum movimento financeiro pode ser feito e assim poderíamos apadrinhar algum juvenil. Com certeza vale à pena! Fica aqui o recado...

No final do segundo dia de reunião, muitos regalitos foram distribuídos pelas presidentes. Também a presidente da Confederação, ofereceu a cada participante um livro cujo título é “Preocupação” um hábito que pode ser quebrado, de Elizabeth George.

   

E assim, em meio a muita alegria pelo início de mais um ano de trabalho e oportunidades, a reunião foi encerrada.

Leila de Jesus Barbosa
Vice Presidente

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Em oração | 06.03.2020

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

no Cenáculo, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

no Cenáculo celebra 75 anos com programação especial em maio

O pequeno "livrinho" de encontro diário com Deus receberá várias homenagens no mês de maio