Publicado por Sara de Paula em Administração - 26/01/2023

Rev. Renato Saidel assumirá a Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista brasileira

O Rev. Renato Saidel Coelho, oriundo da 3ª Região Eclesiástica, assumirá a partir do dia 1 de fevereiro de 2023 o cargo de Secretário Nacional para Vida e Missão da Igreja Metodista brasileira. O cargo é ocupado atualmente pela Revda. Joana D´Arc Meireles, que desenvolve essa missão desde 2008. Ela anunciou a sua aposentadoria no 21º Concílio Geral da Igreja, em junho de 2021.

Leia mais sobre a aposentadoria da pastora Joana D´Arc aqui.

“Minhas expectativas são a de ser um instrumento nas mãos do Senhor nesta nova função que vamos exercer na Vida e Missão da Igreja Metodista”, partilhou o Rev. Saidel quando questionado sobre o novo cargo. Ele comentou também sobre os desafios que identifica para atuar hoje na área nacional da IM. “Com certeza o desafio mais urgente é a administração da igreja frente o processo de recuperação judicial, entretanto, o maior desafio é ouvir a voz de Deus para que, como Igreja, possamos permanecer debaixo da vontade e autoridade do Senhor”, afirmou.

O Rev. Renato Saidel se formou em 2006 na Faculdade de Teologia Metodista (Fateo), em São Paulo (SP), e exerceu seu ministério pastoral em diferentes Igrejas da 3ª Região Eclesiástica: IM Aeroporto (2007 e 2008); IM Santo Amaro (2009); IM Vila Nova Cachoeirinha (2010-2016); IM Água Fria (2017-2022); e IM Vila Planalto (2023).

Além disso, Saidel desenvolveu seu ministério na área Regional como Secretário Regional de Ação Social, Assessor Ministerial e Assessor Episcopal, e representou ainda a IM em diferentes espaços para além da Igreja. “Fui representante da Igreja Metodista nos Conselhos Municipal de SP (COMAS), Estadual de SP (CONSEAS) e Nacional de Assistência Social (CNAS)”, contou.

A Revda. Joana D´Arc Meireles, que atua na transição da Secretaria até o final de janeiro, explicou que a transição está sendo diária, conforme as demandas da missão da Igreja. “O macro da Secretaria já foi apresentado conforme os itens canônicos, e até o dia 1 de fevereiro, diariamente tenho compartilhado com o pastor Renato Saidel os encaminhamentos e as providências relativas a Secretaria para Vida e Missão e todas as suas quatro áreas de ação”, explicou a Reverenda. Afirmando que é um processo lento e diário, Meireles contou ainda estar à disposição da Secretaria por mais tempo para uma boa transição. “Se necessário a gente prolonga por mais alguns dias para poder dar conta de todas as providências da Secretaria para Vida e Missão”, afirmou.

Para entrar em contato com a Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista escreva para vidaemissao@metodista.org.br ou sede.nacional@metodista.org.br. Para tirar dúvidas sobre o trabalho da Igreja Metodista brasileira, acesse nossa página de Perguntas Frequentes ou envie sua mensagem através do nosso Fale Conosco.


Sobre a Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista

A Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista, contempla quatro áreas de atuação da Igreja:

1) Ação Social: responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais que confirmem a responsabilidade cristã da Igreja pelo bem-estar integral das pessoas, expressando humanamente o amor de Deus e a fidelidade à Sua Palavra.

2) Ação Administrativa: integra todos os serviços que visam organizar e administrar os recursos materiais e financeiros para a execução dos projetos missionários da Igreja Metodista no Brasil.

3) Educação: A educação secular se integra por meio do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino); a educação teológica, pela Conet (Coordenação Nacional de Educação Teológica); a educação cristã, pela Conec (Coordenação Nacional de Educação Cristã). A Conapeu (Coordenação Nacional de Pastorais Escolares e Universitárias) é subordinada ao Colégio Episcopal.

4) Ação Missionária: Compreende os serviços de proclamação do Evangelho em todos os níveis da Igreja: nacional, regional, distrital e local.


Posts relacionados

Cogeam, Destaques Nacionais, Administração, por José Geraldo Magalhães

Coordenação Geral de Ação Missionária realiza a terceira reunião do ano

Pela terceira vez este ano, a Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), órgão de Administração Superior da Igreja Metodista que atua no interregno do Concílio Geral, se reúne na Sede Nacional em São Paulo. Veja os detalhes!

Administração, por José Geraldo Magalhães

Administração, por José Geraldo Magalhães

Administração, por José Geraldo Magalhães

Missionária, Administração, por José Geraldo Magalhães