Publicado por Sara de Paula em Administração - 26/01/2023

Rev. Renato Saidel assumirá a Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista brasileira

O Rev. Renato Saidel Coelho, oriundo da 3ª Região Eclesiástica, assumirá a partir do dia 1 de fevereiro de 2023 o cargo de Secretário Nacional para Vida e Missão da Igreja Metodista brasileira. O cargo é ocupado atualmente pela Revda. Joana D´Arc Meireles, que desenvolve essa missão desde 2008. Ela anunciou a sua aposentadoria no 21º Concílio Geral da Igreja, em junho de 2021.

Leia mais sobre a aposentadoria da pastora Joana D´Arc aqui.

“Minhas expectativas são a de ser um instrumento nas mãos do Senhor nesta nova função que vamos exercer na Vida e Missão da Igreja Metodista”, partilhou o Rev. Saidel quando questionado sobre o novo cargo. Ele comentou também sobre os desafios que identifica para atuar hoje na área nacional da IM. “Com certeza o desafio mais urgente é a administração da igreja frente o processo de recuperação judicial, entretanto, o maior desafio é ouvir a voz de Deus para que, como Igreja, possamos permanecer debaixo da vontade e autoridade do Senhor”, afirmou.

O Rev. Renato Saidel se formou em 2006 na Faculdade de Teologia Metodista (Fateo), em São Paulo (SP), e exerceu seu ministério pastoral em diferentes Igrejas da 3ª Região Eclesiástica: IM Aeroporto (2007 e 2008); IM Santo Amaro (2009); IM Vila Nova Cachoeirinha (2010-2016); IM Água Fria (2017-2022); e IM Vila Planalto (2023).

Além disso, Saidel desenvolveu seu ministério na área Regional como Secretário Regional de Ação Social, Assessor Ministerial e Assessor Episcopal, e representou ainda a IM em diferentes espaços para além da Igreja. “Fui representante da Igreja Metodista nos Conselhos Municipal de SP (COMAS), Estadual de SP (CONSEAS) e Nacional de Assistência Social (CNAS)”, contou.

A Revda. Joana D´Arc Meireles, que atua na transição da Secretaria até o final de janeiro, explicou que a transição está sendo diária, conforme as demandas da missão da Igreja. “O macro da Secretaria já foi apresentado conforme os itens canônicos, e até o dia 1 de fevereiro, diariamente tenho compartilhado com o pastor Renato Saidel os encaminhamentos e as providências relativas a Secretaria para Vida e Missão e todas as suas quatro áreas de ação”, explicou a Reverenda. Afirmando que é um processo lento e diário, Meireles contou ainda estar à disposição da Secretaria por mais tempo para uma boa transição. “Se necessário a gente prolonga por mais alguns dias para poder dar conta de todas as providências da Secretaria para Vida e Missão”, afirmou.

Para entrar em contato com a Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista escreva para vidaemissao@metodista.org.br ou sede.nacional@metodista.org.br. Para tirar dúvidas sobre o trabalho da Igreja Metodista brasileira, acesse nossa página de Perguntas Frequentes ou envie sua mensagem através do nosso Fale Conosco.


Sobre a Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista

A Secretaria para Vida e Missão da Igreja Metodista, contempla quatro áreas de atuação da Igreja:

1) Ação Social: responsável pelo desenvolvimento de projetos sociais que confirmem a responsabilidade cristã da Igreja pelo bem-estar integral das pessoas, expressando humanamente o amor de Deus e a fidelidade à Sua Palavra.

2) Ação Administrativa: integra todos os serviços que visam organizar e administrar os recursos materiais e financeiros para a execução dos projetos missionários da Igreja Metodista no Brasil.

3) Educação: A educação secular se integra por meio do Cogeime (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Ensino); a educação teológica, pela Conet (Coordenação Nacional de Educação Teológica); a educação cristã, pela Conec (Coordenação Nacional de Educação Cristã). A Conapeu (Coordenação Nacional de Pastorais Escolares e Universitárias) é subordinada ao Colégio Episcopal.

4) Ação Missionária: Compreende os serviços de proclamação do Evangelho em todos os níveis da Igreja: nacional, regional, distrital e local.


Posts relacionados