Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Santa Catarina

Desigualdade, falta de acesso a direitos básicos como moradia, saneamento, educação e tratamento médico de qualidade, segurança e alimentação saudável. Essas são apenas algumas das carências que afetam as crianças e adolescentes no Brasil. Há 35 anos dedicada ao trabalho de apoiar e fortalecer os movimentos sociais, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Signatária do Pacto Um mundo para a criança e o adolescente no Semi-árido, decidiu atuar de forma mais incisiva e ampla em prol desse público.

Visando impulsionar as iniciativas voltadas para o público infanto juvenil, a CESE lança, em parceria com as agências holandesas Wilde Ganzen, Net4Kids, Kidsrights e ICS, a Campanha Uma Ação para as Crianças. O objetivo da Campanha é sensibilizar a sociedade e ajudar a criar uma cultura de apoio a projetos que promovam a defesa dos direitos das crianças e adolescentes em todo o país e colaborem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. No ano de comemoração dos 60 anos dos Direitos Humanos, o lançamento na Bahia aconteceu no dia dois de novembro, às 19hs, no especial TVE - BA, com a exibição do documentário média metragem (52 minutos): CESE: uma trajetória de luta popular, que traz à tona o forte compromisso da instituição com a luta pela garantia dos direitos humanos no Brasil.

A emissora pública baiana também está comprometida com a exibição da versão em 26 minutos e de 05 interprogramas de um minuto e meio. Nesses dois últimos produtos audiovisuais, a instituição contou com a participação voluntária do ator Wagner Moura. A veiculação dos produtos está sendo negociada com diversas emissoras em todo o país. Oscinco interprogramas já integram a grade de programação da TVE-ES e em Minas Gerais, a Rede Minas já se comprometeu em veicular dois deles. A Rede Brasil veiculará os interprogramas, a partir de novembro, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Maranhão. E a TVE do Rio Grande do Sul, veiculará 3 interprogamas e o Rio Grande do Norte o documentário de 26 minutos e os interprogramas.

"O UNICEF respeita o trabalho da CESE por considerá-lo fundamental na defesa dos Direitos Humanos", diz Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF em Salvador. Visualizando a importância e amplitude da Campanha, Ruy sugere ainda uma articulação entre o Selo UNICEF Município Aprovado e a Campanha Uma Ação para as Crianças. O coordenador do UNICEF acredita que isso pode fortalecer as duas iniciativas e potencializar os resultados.

Através da Campanha, a CESE pretende compartilhar com a sociedade sua experiência no apoio a pequenos projetos e espera, no futuro, comemorar com os cidadãos brasileiros os mesmos resultados alcançados nesses 35 anos de atuação. "A primeira vez que o AfroReggae teve uma sede,os custos dos primeiros 6 meses para manutenção do escritório foi bancado pela CESE. O start para chegarmos no que somos hoje teve grandes aliados e parceiros, e a CESE foi um dos maisimportantes", conta Jose Júnior, Coordenador Executivo do Grupo Cultural AfroReggae.

Para estimular e potencializar as mobilizações de recursos de grupos comunitários de diferentes regiões do país, a instituição dobra o valor arrecadado por eles para ações sociais na área da infância e adolescência.

A instituição disponibiliza, ainda, peças voltadas para jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão. O material estimula doações - que podem ser feitas pelo novo website da CESE (www.cese.org.br) -, e apresentam cada um dos projetos apoiados pela Campanha.

A CESE é uma entidade ecumênica composta por Igrejas que se unem no compromisso de afirmar a vida com base na promoção, garantia e defesa de Direitos, Justiça e Paz. Com escritório nacional sediado em Salvador/BA, a instituição atua em todo o país visando fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas na luta pela promoção da plena cidadania.

Veja o vídeo no endereço www.cese.org.br

Contato:

Geral - (71) 2104-5457

Andréa Fernandes - (71) 2104-5453 (andrea@cese.org.br)

Vania Dias - (71) 2104-5492

www.cese.org.br


Posts relacionados

Intercessão, Geral, por Julyana Rodrigues

Semana de oração por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão

Nesta semana estamos em oração por Afeganistão, Cazaquistão, Quirguistão, Mongólia, Tajiquistão, Turquemenistão, Uzbequistão. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 05 a 11 de outubro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães