Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Santa Catarina

Desigualdade, falta de acesso a direitos básicos como moradia, saneamento, educação e tratamento médico de qualidade, segurança e alimentação saudável. Essas são apenas algumas das carências que afetam as crianças e adolescentes no Brasil. Há 35 anos dedicada ao trabalho de apoiar e fortalecer os movimentos sociais, a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Signatária do Pacto Um mundo para a criança e o adolescente no Semi-árido, decidiu atuar de forma mais incisiva e ampla em prol desse público.

Visando impulsionar as iniciativas voltadas para o público infanto juvenil, a CESE lança, em parceria com as agências holandesas Wilde Ganzen, Net4Kids, Kidsrights e ICS, a Campanha Uma Ação para as Crianças. O objetivo da Campanha é sensibilizar a sociedade e ajudar a criar uma cultura de apoio a projetos que promovam a defesa dos direitos das crianças e adolescentes em todo o país e colaborem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. No ano de comemoração dos 60 anos dos Direitos Humanos, o lançamento na Bahia aconteceu no dia dois de novembro, às 19hs, no especial TVE - BA, com a exibição do documentário média metragem (52 minutos): CESE: uma trajetória de luta popular, que traz à tona o forte compromisso da instituição com a luta pela garantia dos direitos humanos no Brasil.

A emissora pública baiana também está comprometida com a exibição da versão em 26 minutos e de 05 interprogramas de um minuto e meio. Nesses dois últimos produtos audiovisuais, a instituição contou com a participação voluntária do ator Wagner Moura. A veiculação dos produtos está sendo negociada com diversas emissoras em todo o país. Oscinco interprogramas já integram a grade de programação da TVE-ES e em Minas Gerais, a Rede Minas já se comprometeu em veicular dois deles. A Rede Brasil veiculará os interprogramas, a partir de novembro, no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Maranhão. E a TVE do Rio Grande do Sul, veiculará 3 interprogamas e o Rio Grande do Norte o documentário de 26 minutos e os interprogramas.

"O UNICEF respeita o trabalho da CESE por considerá-lo fundamental na defesa dos Direitos Humanos", diz Ruy Pavan, coordenador do escritório do UNICEF em Salvador. Visualizando a importância e amplitude da Campanha, Ruy sugere ainda uma articulação entre o Selo UNICEF Município Aprovado e a Campanha Uma Ação para as Crianças. O coordenador do UNICEF acredita que isso pode fortalecer as duas iniciativas e potencializar os resultados.

Através da Campanha, a CESE pretende compartilhar com a sociedade sua experiência no apoio a pequenos projetos e espera, no futuro, comemorar com os cidadãos brasileiros os mesmos resultados alcançados nesses 35 anos de atuação. "A primeira vez que o AfroReggae teve uma sede,os custos dos primeiros 6 meses para manutenção do escritório foi bancado pela CESE. O start para chegarmos no que somos hoje teve grandes aliados e parceiros, e a CESE foi um dos maisimportantes", conta Jose Júnior, Coordenador Executivo do Grupo Cultural AfroReggae.

Para estimular e potencializar as mobilizações de recursos de grupos comunitários de diferentes regiões do país, a instituição dobra o valor arrecadado por eles para ações sociais na área da infância e adolescência.

A instituição disponibiliza, ainda, peças voltadas para jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão. O material estimula doações - que podem ser feitas pelo novo website da CESE (www.cese.org.br) -, e apresentam cada um dos projetos apoiados pela Campanha.

A CESE é uma entidade ecumênica composta por Igrejas que se unem no compromisso de afirmar a vida com base na promoção, garantia e defesa de Direitos, Justiça e Paz. Com escritório nacional sediado em Salvador/BA, a instituição atua em todo o país visando fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas na luta pela promoção da plena cidadania.

Veja o vídeo no endereço www.cese.org.br

Contato:

Geral - (71) 2104-5457

Andréa Fernandes - (71) 2104-5453 (andrea@cese.org.br)

Vania Dias - (71) 2104-5492

www.cese.org.br


Posts relacionados