Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

saude integral

A relação entre meio ambiente e a missão integral da igreja foi o tema do Fórum realizado em Araçariguama, cidade á 50 kms de SP, as margens da rodovia Castelo Branco. estavam presentes ambientalistas, estudantes universitários, cientistas, pastores e líderes.

 

A parte musical ficou por conta de Carlinhos Veiga, da Igreja Presbiteriana de Brasília, que com seu grupo fez músicas de raiz, falando da terra e da graça da criação. O botânico inglês, sir Ghillean Prance em sua fala destacou a região amazônica e sua diversidade e apresentou o Projeto Éden, considerado um dos maiores projetos de estudo ambiental. Já Peter Harris, diretor internacional da A Rocha, desde 1995, falou sobre a atuação da organização cristã, de conservação do ambiente. A organização, que começou em Portugal tem projetos na Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e do Sul e Ásia. De acordo com Ghillean, os projetos são transculturais e comunitários, focados na ciência e investigação, conservação prática e educação ambiental. Ariovaldo Ramos, presidente do conselho da Visão Mundial Brasil falou da relação do homem com a natureza, graça e salvação.

 

Ministra - Evangélica desde 1996, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva participou de dois dias do Fórum. Falando ao plenário, prestou contas das ações desenvolvidas pelo ministério no governo Lula e do compromisso de fé que tem no cuidado do meio ambiente: "O cuidado com o meio ambiente não é responsabilidade só dos ambientalistas, mas de todo cristão".

 

Grupos de Trabalho - Na tarde de sábado os participantes se dividiram por temas, coordenados por especialistas. Foram quatros grupos de trabalho, que tinham o objetivo de encaminhar propostas. Um dos grupos, coordenados pelo professor João Tinoco, da Universidade Federal de Viscosa e pela professora Silvia Del mala, da Universidade de São Carlos era o de Pesquisa e Conservação, sobre estudos de ecossistemas ameaçados e comunidades humanas dependentes desses ecossistemas. O grupo refletiu sobre o compromisso cristão que implica no entendimento de todas as atividades como partes integrantes da relação com Deus.

 

Outros grupos discutiram sobre Participação Local e Políticas, coordenado por Jane Vilas Boas e Pedro Ivo, assessores do Ministério do Meio Ambiente, Ação e Atitude em Relação a Criação, coordenado por Sergio Bueno, da Agenda 21 e Welinton Pereira, pastor Metodista e assessor da Visão Mundial. O ultimo grupo foi sobre Cultura como instrumento de integração da teologia, pesquisa e conservação ambiental.

 

Participação Mineira - Cerca de 140 pessoas participaram do Fórum, de diversos estados. Se destacou a presença mineira, estado bem representado por ambientalistas e pesquisadores cristãos. Uma das propostas foi a realização do 2° Fórum Missão Integral: Ecologia e Sociedade, já em 2007, na cidade de Belo Horizonte

 

Jubileu da Terra - Após alguns contatos da Visão Mundial e outras organizações sociais com a ministra Marina Silva veio o desafio de pensar numa ação articulada da igreja evangélica na questão do meio ambiente, A Visão Mundial assumiu esse desafio, primeiro, por causa do nosso compromisso com o Deus da criação e da vida, e, segundo, por causa do nosso compromisso com a igreja brasileira, no sentido de cooperar para que a missão dada por Deus seja de fato integral. Faz parte desse movimento, além da Visão Mundial, o Movimento Evangélico Progressista-MEP Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos, Fale, A Rocha Brasil, Aliança Bíblica Universitária- ABU e CLAI- Conselho Latino Americano de Igrejas.

 

 

 

 

      

 

 



Posts relacionados