Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

saude integral

A relação entre meio ambiente e a missão integral da igreja foi o tema do Fórum realizado em Araçariguama, cidade á 50 kms de SP, as margens da rodovia Castelo Branco. estavam presentes ambientalistas, estudantes universitários, cientistas, pastores e líderes.

 

A parte musical ficou por conta de Carlinhos Veiga, da Igreja Presbiteriana de Brasília, que com seu grupo fez músicas de raiz, falando da terra e da graça da criação. O botânico inglês, sir Ghillean Prance em sua fala destacou a região amazônica e sua diversidade e apresentou o Projeto Éden, considerado um dos maiores projetos de estudo ambiental. Já Peter Harris, diretor internacional da A Rocha, desde 1995, falou sobre a atuação da organização cristã, de conservação do ambiente. A organização, que começou em Portugal tem projetos na Europa, Oriente Médio, África, América do Norte e do Sul e Ásia. De acordo com Ghillean, os projetos são transculturais e comunitários, focados na ciência e investigação, conservação prática e educação ambiental. Ariovaldo Ramos, presidente do conselho da Visão Mundial Brasil falou da relação do homem com a natureza, graça e salvação.

 

Ministra - Evangélica desde 1996, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva participou de dois dias do Fórum. Falando ao plenário, prestou contas das ações desenvolvidas pelo ministério no governo Lula e do compromisso de fé que tem no cuidado do meio ambiente: "O cuidado com o meio ambiente não é responsabilidade só dos ambientalistas, mas de todo cristão".

 

Grupos de Trabalho - Na tarde de sábado os participantes se dividiram por temas, coordenados por especialistas. Foram quatros grupos de trabalho, que tinham o objetivo de encaminhar propostas. Um dos grupos, coordenados pelo professor João Tinoco, da Universidade Federal de Viscosa e pela professora Silvia Del mala, da Universidade de São Carlos era o de Pesquisa e Conservação, sobre estudos de ecossistemas ameaçados e comunidades humanas dependentes desses ecossistemas. O grupo refletiu sobre o compromisso cristão que implica no entendimento de todas as atividades como partes integrantes da relação com Deus.

 

Outros grupos discutiram sobre Participação Local e Políticas, coordenado por Jane Vilas Boas e Pedro Ivo, assessores do Ministério do Meio Ambiente, Ação e Atitude em Relação a Criação, coordenado por Sergio Bueno, da Agenda 21 e Welinton Pereira, pastor Metodista e assessor da Visão Mundial. O ultimo grupo foi sobre Cultura como instrumento de integração da teologia, pesquisa e conservação ambiental.

 

Participação Mineira - Cerca de 140 pessoas participaram do Fórum, de diversos estados. Se destacou a presença mineira, estado bem representado por ambientalistas e pesquisadores cristãos. Uma das propostas foi a realização do 2° Fórum Missão Integral: Ecologia e Sociedade, já em 2007, na cidade de Belo Horizonte

 

Jubileu da Terra - Após alguns contatos da Visão Mundial e outras organizações sociais com a ministra Marina Silva veio o desafio de pensar numa ação articulada da igreja evangélica na questão do meio ambiente, A Visão Mundial assumiu esse desafio, primeiro, por causa do nosso compromisso com o Deus da criação e da vida, e, segundo, por causa do nosso compromisso com a igreja brasileira, no sentido de cooperar para que a missão dada por Deus seja de fato integral. Faz parte desse movimento, além da Visão Mundial, o Movimento Evangélico Progressista-MEP Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos, Fale, A Rocha Brasil, Aliança Bíblica Universitária- ABU e CLAI- Conselho Latino Americano de Igrejas.

 

 

 

 

      

 

 



Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães