Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 26/11/2010

SBB realiza Encontro de Capelanias Carcerárias

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) realizará, neste sábado (27/11), o Encontro Anual de Capelanias Carcerárias do Estado de São Paulo. Voltado a organizações parceiras, voluntários e outros interessados no tema, o evento acontecerá na Secretaria Regional da SBB (Av. Tiradentes, 1.441 – Ponte Pequena), em São Paulo. A programação inclui palestra, troca de experiências e aprimoramento de parcerias.

A iniciativa está inserida no programa A Bíblia e a Paz, desenvolvido pela SBB, e contará com a palestra “A Bíblia como Instrumento de Transformação Social", a ser proferida pelo Pastor Adriano Chagas. Mestre em Teologia com especialização em Psicologia e Religião pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), o palestrante é também autor da série "A felicidade aos olhos de Deus", com mais de 25 mil exemplares vendidos.

Na ocasião, cada organização participante terá 10 minutos para mostrar o trabalho desenvolvido junto aos detentos. “É uma oportunidade que temos de partilhar a experiência adquirida neste trabalho que atende a um segmento muito estigmatizado e carente de ajuda, que é a população carcerária. A Palavra de Deus tem se mostrado um poderoso aliado neste processo de aproximação e estímulo à recuperação desses indivíduos”, avalia o secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

Confira a programação completa:

8h00 - Café da Manhã
8h45 - Abertura
9h15 – Palestra: “A Bíblia como Instrumento de Transformação Social" – Pastor Adriano Chagas
10h30 - Parceria e prestação de contas – Danila Martins e Tatiana Rezende
11h00 - Apresentação do trabalho desenvolvido pelas Organizações nos Presídios / Delegacias / Unidades da Fundação CASA - resultados e depoimentos
12h00 - Encerramento

Encontro Anual de Capelanias Carcerárias do Estado de São Paulo
Data: 27 de novembro de 2010
Horário: das 8h às 12h
Local: Sociedade Bíblica do Brasil - Secretaria Regional de São Paulo
           Av. Tiradentes, 1.441 – Ponte Pequena – São Paulo – SP
           (Próximo à estação Armênia do Metrô)
Informações e confirmação de presença: (11) 3245-8985, (11) 3245-8981e 0800-727-8888


A SBB e o programa A Bíblia e a Paz – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas, desenvolve programas de assistência social e espiritual em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

Com o objetivo de combater as causas da violência, a SBB criou o programa A Bíblia e Paz, fundamentado na promoção de uma cultura de paz por meio da divulgação da mensagem e dos valores bíblicos. O público-alvo é formado por detentos, dependentes químicos e seus familiares, além de comunidades em situação de risco social. Dele fazem parte os projetos Ação no Cárcere, que visa contribuir para a ressocialização do detento e combater o analfabetismo; e A Bíblia na Recuperação da Dependência, que possibilitou à SBB enfatizar o trabalho com as comunidades terapêuticas e organizações voltadas ao tratamento e prevenção ao uso de drogas, promovendo encontros para troca de experiência e distribuindo literatura específica. Uma dessas obras é a Bíblia de Estudo Despertar, que tem como base o programa dos Doze Passos, adotado pelos Alcoólicos Anônimos, conduzindo o leitor a ensinamentos das Escrituras Sagradas que contribuem para o processo de recuperação.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães