Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

semana de estudos teológicos

Por: Magali do Nascimento Cunha, professora e coordenadora da área de Comunicação e Relações Externas da FaTeo

Os 100 anos do movimento pentecostal foram lembrados pela FaTeo com um evento especial: a dedicação de três dias de estudo sobre o tema "Experiência Pentecostal e Reflexão Teológica", ouvindo estudiosos da teologia e da religião e também pastores e pessoas engajadas no movimento. Os três dias de estudo foram parte da Semana de Estudos Teológicos promovida pela faculdade, que este ano foi diferente: além de se dedicar a um tema (cada ano o tema é definido por uma das três áreas de estudo e pesquisa da FaTeo - Bíblia, Teologia e História, e Teologia Pastoral) incluiu o Congresso de Iniciação e Produção Científica promovido anualmente pela Universidade Metodista de São Paulo, com a apresentação dos resultados parciais e finais de 42 pesquisas de professores/as e estudantes do curso de Teologia também nessas três áreas.

Experiência Pentecostal e Renovação Teológica

A escolha do tema central da SET 2007 partiu da avaliação de que apesar de muitas obras terem sido publicadas sobre o pentecostalismo, a grande maioria delas privilegia a dimensão sociológica ou histórica e pouco a dimensão teológica. Os professores da área de Teologia e História, organizadores da semana, partiram das perguntas "como, em geral, os pentecostais concebem a tarefa da teologia e a relacionam com sua experiência religiosa? O que têm a dizer sobre compromisso social e cidadania? Qual a sua visão acerca da renovação eclesial? Quais as possibilidades e os limites da Teologia Pentecostal hoje na América Latina?

Para responder a essas perguntas a semana recebeu como conferencista Juan Sepúlveda, pastor da Missão Igreja Pentecostal do Chile, doutor pelo Departamento de Missão da Universidade de Birmingham/Inglaterra e professor da Comunidade Teológica do Chile. Recebeu ainda para uma conferência Gedeon Freire de Alencar, pastor da Assembléia de Deus Betesda, mestre em Ciências da Religião pela UMESP e diretor pedagógico do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos em São Paulo. Na metodologia da semana, houve uma conferência de abertura pelo prof. Juan Sepúlveda sobre os 100 anos de Pentecostalismo; outras três conferências, que contaram com a participação de um professor reator. Eles foram: Paulo Ayres Mattos e Jung Mo Sung, pela FaTeo, e Francisco Catão, teólogo, editor-assistente das Edições Paulinas; e um painel final com a participação do prof. Sepúlveda e do prof. Antonio Carlos Magalhães, pela FaTeo.

Nos conteúdos, que foram bem avaliados pelos participantes, entre professores/as e alunos/as da FaTeo (um bom número de pentecostais) e pessoas enviadas pelas regiões, destacaram-se as observações de que o movimento pentecostal não é monolítico nem do ponto de vista teológico, nem do ponto de vista ético; que há poucas produções escritas de pentecostais que socializem a sua forma de fazer teologia; que a experiência é o ponto de partida da teologia pentecostal e não conceitos e bases teóricas; que a renovação eclesial promovida pelos pentecostais (todos como sujeito da missão, participação espontânea no culto, igreja como comunidade terapêutica, linguagem popular/inculturação) é um desafio que se coloca para todas as confissões, aliada ao fato de colocar o Espírito Santo como protagonista da teologia; necessidade de uma visão crítica sobre o renovacionismo que busca não a bênção do Espírito mas os frutos da bênção tão-só e se move para o espetáculo da fé em que a cada momento o Espírito Santo carece de uma manifestação nova e diferente; que há preconceito das igrejas tradicionais e da academia com os pentecostais que precisa ser superado.

Esses destaques listados acima são apenas alguns dos muitos elementos que moveram os participantes a aprofundarem o tema e aprenderem mais a partir da complexidade que ele possui e dos tantos subtemas que ele carrega.

 

O Congresso Científico

Uma riqueza de conteúdos variados e instigantes. Esta é a síntese da opinião das pessoas que assistiram a apresentação dos 42 trabalhos da FaTeo inscritos no 9º. Congresso de Produção e Iniciação Cientifica da UMESP, realizado nos dias 26 e 27 de outubro. Entre as apresentações orais, foram 25 trabalhos de iniciação científica (realizados por estudantes), cinco deles com apoio de órgãos governamentais de pesquisa, a Fapesp e o CNPq; nove foram trabalhos de investigação científica, entre eles, sete de professores/as da FaTeo e dois de estudantes de pós-graduação do curso de especialização em Estudos Wesleyanos. Houve também a exposição de trabalhos na forma de oito posters, resultados de estudos de estudantes do segundo semestre na área de historia da Igreja. Muitos desses trabalhos são resultado da produção dos grupos de pesquisa da FaTeo.

 

Pastoral Urbana é tema de livro lançado na SET

Um dos momentos da SET foi o lançamento de Pastoral Urbana. Presença Pública da Igreja em Áreas Urbanas, novo livro da Editeo (editora da FaTeo) publicado em parceria com a  Editora Metodista (UMESP) e o Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião (IEPG). Organizada pelos professores Clóvis Pinto de Castro, Magali do Nascimento Cunha e Nicanor Lopes, a obra traz onze artigos de estudiosos da pastoral de diferentes continentes do mundo e dos desafios que urbanização lhe apresenta. Os organizadores destacaram que a diversidade regional se amplia com a pluralidade confessional dos autores, além de metodistas, um anglicano, um presbiteriano, um católico-romano e uma pentecostal. Os textos socializam as reflexões apresentadas na Semana de Estudos Teológicos 2005 promovida pela FaTeo que teve o caráter de um congresso acadêmico internacional. Foi destacado pela FATeo que a obra busca contribuir não só com pesquisadores mas também com pastores/as e pessoas interessadas neste tema que é atual e relevante.

FOTOS (créditos: Luciana de Santana)

O prof. Bispo Paulo Ayres Mattos (primeiro à esq.) apresenta reação à conferência do prof. Juan Sepúlveda (ao centro), em sessão liderada pelo reitor da FaTeo prof. Rui Josgrilberg.

O prof. Jung Mo Sung (em pé) apresenta reação à fala de Gedeon Freire (na mesa ao centro), para um auditório lotado com participantes da SET 2007.

 

 


Posts relacionados