Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 14/09/2011

Semana de Estudos Teológicos sobre os 50 anos da Conferência do Nordeste

De 24 a 28 de outubro a Faculdade de Teologia - FaTeo,  promoverá a Semana de Estudos Teológicos - SET, 2011 com o tema "As Igrejas e as mudanças sociais: a propósito dos 50 anos da Conferência do Nordeste (1962)". Vamos entender o contexto histórico da época, relembrar figuras fundamentais para o protestantismo brasileiro, como Almir dos Santos e Richard Shaull, e refletir sobre o que a Conferência do Nordeste representa para o momento atual.

A Conferência do Nordeste, realizada em Recife no ano de 1962 por iniciativa do Setor de Responsabilidade Social da Confederação Evangélica do Brasil levou um tema polêmico ao debate - "Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro" - e alguns dos mais destacados intelectuais da época, como Celso Furtado, Gilberto Freyre e Paul Singer.  Dentro das igrejas brasileiras, houve então uma forte reação ao evento e ao engajamento de lideranças cristãs no intenso debate político que se travava na época. Hoje, muitos evangélicos sequer ouviram falar deste evento que marcou a história do protestantismo brasileiro.


Veja os dois artigos a seguir e participe da Semana de Estudos Teológicos 2011!

* O protestantismo no Brasil e suas encruzilhadas - artigo do professor Antonio Gouvêa Mendonça sobre a  história do protestantismo brasileiro desde sua implantação no Brasil, publicado na Revista da USP.

* O passado nunca está morto. Tributo a Waldo César e sua contribuição ao movimento ecumênico brasileiro - artigo da professora Magali do Nascimento Cunha sobre o protestantismo brasileiro na década de 60, publicado na Revista de Estudos da Religião.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fateo


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães