Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 14/09/2011

Semana de Estudos Teológicos sobre os 50 anos da Conferência do Nordeste

De 24 a 28 de outubro a Faculdade de Teologia - FaTeo,  promoverá a Semana de Estudos Teológicos - SET, 2011 com o tema "As Igrejas e as mudanças sociais: a propósito dos 50 anos da Conferência do Nordeste (1962)". Vamos entender o contexto histórico da época, relembrar figuras fundamentais para o protestantismo brasileiro, como Almir dos Santos e Richard Shaull, e refletir sobre o que a Conferência do Nordeste representa para o momento atual.

A Conferência do Nordeste, realizada em Recife no ano de 1962 por iniciativa do Setor de Responsabilidade Social da Confederação Evangélica do Brasil levou um tema polêmico ao debate - "Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro" - e alguns dos mais destacados intelectuais da época, como Celso Furtado, Gilberto Freyre e Paul Singer.  Dentro das igrejas brasileiras, houve então uma forte reação ao evento e ao engajamento de lideranças cristãs no intenso debate político que se travava na época. Hoje, muitos evangélicos sequer ouviram falar deste evento que marcou a história do protestantismo brasileiro.


Veja os dois artigos a seguir e participe da Semana de Estudos Teológicos 2011!

* O protestantismo no Brasil e suas encruzilhadas - artigo do professor Antonio Gouvêa Mendonça sobre a  história do protestantismo brasileiro desde sua implantação no Brasil, publicado na Revista da USP.

* O passado nunca está morto. Tributo a Waldo César e sua contribuição ao movimento ecumênico brasileiro - artigo da professora Magali do Nascimento Cunha sobre o protestantismo brasileiro na década de 60, publicado na Revista de Estudos da Religião.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fateo


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães