Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Seminário de Capacitação Santiago Chile

Mulheres Metodistas e as Metas do Milênio

12 a 17 de maio de 2008 - Santiago - Chile

Com muita alegria e muita expectativa as mulheres foram chegando depois de muitas horas de viagem, ao Centro de Espiritualidad Loyola em Santiago no Chile, local onde o Seminário foi realizado. Apesar do cansaço todas estavam animadas e foram recebidas com muito carinho pela diretoria da CMMALC que aos poucos foi acomodando todas as irmãs em seus quartos, num momento de muita cooperação e solidariedade quando umas ajudavam as outras a subirem suas malas pelas escadas do local.

Participaram deste evento 8 irmãs do Chile; 2 da Argentina; 1 da Bolívia; 2 do Equador; 4 do México; 1 do Panamá; 1 do Peru; 1 da Nicarágua e as demais do Brasil.

O primeiro contato das mulheres (cerca de 100) no refeitório foi muito alegre e todas saborearam uma sopa quentinha que foi servida para aquecer as irmãs antes de saírem num ônibus especial para serem conduzidas à primeira Igreja Metodista do Chile para o Culto de Abertura.

Já na Igreja o carinho e atenção dispensados pelo Pastor Pedro Correa (esposo da Vice-Presidente de Área Ivonne Pereira Dias) e pelos demais irmãos e irmãs da Igreja foram sentidos logo na chegada.

O culto dirigido pela Vice-Presidente de Área Ivonne, teve como pregadora a irmã Chita Milan Presidente da Federação Mundial de Mulheres, com tradução pela irmã Nancy Carmona-Secretária da Federação de Mulheres do Chile.

Tivemos a visita de pessoas ilustres como o OBispo da Igreja Metodista no Chile Reverendo Neftalí Aravena, Capellán da Da Casa de Gobierno Moneda Pastora Juana Albornos, a Revda Rosângela Oliveira que foi representando o Colégio Episcopal do Brasil, o Directório Mundial, Pastores e hermanos y hermanas de otras congregaciones del Distrito Metropolitano e ainda foi lida uma carta enviada por la Pdta de la República Michele Pachelet explicando sua ausência por estar atendendo as pessoas atingidas pelo vulcão numa cidade vizinha.

Após o Culto o grupo foi recepcionado pelas irmãs no salão da Igreja, com muita alegria e carinho, em meio a uma variedade de sucos naturais e outras guloseimas deliciosas.

De volta ao Centro de Espiritualidad Loyola, ufa! tivemos a primeira noite de descanso em terras do Chile.

No dia 13-terça feira, os trabalhos foram iniciados com uma devocional dirigida pela Presidente Jane Eyre e no decorrer do dia tivemos o privilégio de desfrutar da companhia da diretoria da Federação Mundial representada pelas seguintes irmãs:

Presidente (Filipinas) - Chita Millan

Vice-Presidente (Estados Unidos) - Mia Adjali

Secretária (Paquistão) - Shunila Ruth

Tesoureira (uma ilha do Caribe) - Lyra Richards

Estas irmãs puderam compartilhar conosco de suas atribuições como membros da diretoria Mundial de Mulheres e também falar da finalidade e responsabilidade desta Federação, dos problemas e desafios, sonhos e aspirações, e de como estamos "Fazendo a Diferença" conforme o Tema do qüinqüênio 2006-2011 estabelecido na última Assembléia Mundial em Tóquio.

No dia 14 a devocional foi dirigida pelas mulheres do Equador e logo após a Federação Mundial assumiu a direção dando continuidade aos trabalhos com estudos em grupos.

No dia 15 a devocional foi dirigida pela Federação de Mulheres do Chile e em seguida tivemos a oportunidade de participar de um Estudo Bíblico com a Psicóloga Heloisa Silva com o título "Como preparar novos líderes e passar a liderança" e pudemos juntas analisar porque depois de tantos cursos e capacitação ainda temos dificuldade para liderar... porque com tanta teoria temos dificuldade na prática... Jesus veio para mostrar que é possível ser homem e mesmo assim não errar o alvo...nós teremos autoridade como líderes quando nos submetermos aos preceitos de Deus...enfim ficou para meditarmos em "como tenho agido como líder e liderado?"

Depois a presidente Jane Eyre apresentou um relatório minucioso do que tem sido e feito a CMMALC e também do objetivo geral deste seminário que é o de aumentar a capacidade no exercício de liderança e cidadania das mulheres metodistas para a superação da pobreza, violência e desigualdade de gênero na América Latina e Caribe conforme as Metas do Milênio estabelecidas para nós, latino-americanas e o objetivo específico que é Fomentar um espaço de formação de liderança entre as mulheres para estimular a implementação de atividades relacionadas com as Metas 1 e 3 de Desenvolvimento do Milênio. (meta 1 - erradicar a extrema pobreza e a fome; meta 3 - promover igualdade de gênero e empoderamento das mulheres). Oferecer ferramentas para que as Federações possam promover iniciativas que contribuam para o alcance de tais metas no contexto local.

Tivemos ainda a oportunidade de ouvir Alicia Paredes com uma oficina sobre "Extrema Pobreza e a fome"; Eluzinete com "Desafios para as mulheres metodistas com delegação de poder e liderança".

À noite fomos presenteadas com uma linda Noite Cultural apresentada pelas irmãs e irmãos do Chile.

No dia 16 a devocional foi dirigida pela Vice-Presidente de Área Ivonne Pereira Dias e em seguida participamos de um Estudo Bíblico com a Teologa Dora Caneles com o tema "Gênero - igualdade de sexo e o empoderamento das mulheres"; também participamos das oficinas: "Igualdade de gênero e empoderamento das mulheres com Eluzinete e Eduardo e Perspectivas e desafios - Mulheres Metodistas e as Metas do Milênio com a Rev. Rosângela Oliveira" que tem sido um grande apoio para a CMMALC através do Projeto Sabedoria e Testemunho.

Ainda nesta tarde algumas irmãs aprenderam com Priscila Pupo Ceccon Maroni da igreja Metodista de Vila Mariana SP a arte de dobrar papéis (Origami), uma técnica que consiste em dobrar várias peças iguais e depois encaixá-las de tal maneira que formem uma estrutura. O número de peças depende da figura que desejamos fazer. Enquanto as peças são dobradas, desenvolvemos a concentração, o equilíbrio mental, a organização, o tato, a visão tridimensional, além da sensação de estarmos brincando. Quando realizamos a atividade em grupo, cada participante fazendo duas ou três peças, a integração gerada neste momento é muito divertida, as conversas, a ajuda mútua e a oportunidade de aprender algo novo também. Cada participante sabe que faz parte de um todo e a falta de uma peça impede que terminemos a figura.Interessante que a figura depois de pronta pode ser mexida para um lado e outro que ela se modifica, mas não desmancha numa lição de que juntas estamos fortes e se retiramos uma peça a figura pode se desmanchar toda, assim como nós ficamos enfraquecidas umas sem as outras. (veja nas fotos)

Terminando os trabalhos do dia 16 sexta-feira, participamos do Culto de Encerramento que veio assim fechar com chave de ouro o nosso Seminário. O Culto foi dirigido pela presidente Jane Eyre e a mensagem maravilhosa foi proferida pela irmã Kátia Regina dos Santos Rosa, presidente da Federação da 5ª Região, que nos levou a muita emoção com o seu testemunho de vida.

No dia 18, sábado, passamos o dia fazendo um tour por três cidades do Chile que são: Valparaíso, Islã Negra (onde visitamos uma das casas de Pablo Neruda) e Viña del mar. Em Pomaire fomos recebidas no Acampamento Metodista El Tabo pela família do irmão Carlos Klenner de tal forma, com tanto carinho, que ficamos emocionadas tal foi o cuidado com que prepararam as mesas para nos receberem para o almoço! (vejam nas fotos).

Bom, depois de um dia proveitoso, mas também cansativo, após o jantar, algumas ainda tiveram disposição para participar de mais alguns momentos com Eluzinete, Eduardo e Alícia Paredes, para aproveitarem mais um pouquinho dos conhecimentos dos nossos queridos irmãos. E depois... já com muita saudade dos dias que passamos, fomos arrumar as malas para retornarmos as nossas casas.

E no dia seguinte, antes de entrarmos no ônibus para o aeroporto, ainda tiramos muitas fotos e trocamos muitos abraços com as queridas irmãs que nos receberam no Chile e com as irmãs que, como nós, voltariam para seus países.

Apreciem as fotos, sendo que as primeiras são de uma oportunidade única que tivemos de conhecermos a Cordilheira dos Andes, uma maravilha da criação do nosso Deus!

Leila de Jesus Barbosa

Secretária Correspondente da CMMALC

• clique aqui para ver o álbum de fotos

• clique aqui para baixar o documento oficial


Posts relacionados

Geral, Em oração, por Sara de Paula

Em oração | 06.08.2021

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães