Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

seminário fé e ciencia

Diálogo entre fé e ciência é tema de debate numa perspectiva evangélica


  Um grupo de irmãos está promovendo em Belo Horizonte, dia 2/12, o I Seminário "Cristianismo e Ciência em Diálogo". O seminário pretende oferecer uma introdução ao debate contemporâneo sobre as relações entre a fé cristã e as ciências, numa perspectiva evangélica. O evento é promovido pela Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares (AKET), uma associação científica, sem fins lucrativos, destinada, segundo seus idealizadores, "à "religação" dos saberes acadêmicos entre si, e à "religação" entre o pensar acadêmico e a vida humana em sua totalidade". O seminário começa às 8h da manhã e será realizado no templo da Comunidade Cristã Zona Sul, na Avenida do Contorno, 7492, Lourdes, Belo Horizonte. As inscrições são gratuitas no local.
  
   Serão apresentadas cinco palestras, seguidas de perguntas e discussão: 1. O diálogo de religião e ciência hoje; 2; A reforma e o desenvolvimento da ciência moderna; 3. Abraham Kuyper e a idéia de uma reforma interna da ciência; 4. A relevância do teísmo cristão para a ciência; 5; Religião e ciência em perspectiva evangélica: as contribuições de Francis Schaeffer e Alister McGrath.
  
   A organizadora do evento da AKET consideram "central a discussão sobre o impacto da religião ou, de modo mais genérico, da espiritualidade, sobre a própria construção dos saberes humanos". Tem como foco, assim, "a necessidade de uma terceira "religação", isto é, a consideração séria do impacto da preocupação última do ser humano sobre a atividade acadêmica, incluindo-se aqui os próprios esforços contemporâneos de reflexão transdisciplinar, e a busca de uma solução meta-científica para o problema da fragmentação dos saberes. Põe, por conseguinte, um foco especial no diálogo acadêmico com as ciências da religião, a teologia e a filosofia da religião e, enfim, com a própria religião".
  
   A AKET reconhece, em sua apresentação, que "entra no debate transdisciplinar já espiritualmente comprometida, como, aliás, o é toda forma de pensamento teórico. Mais do que isso, no entanto, a AKET quer ser explícita sobre o seu engajamento, e estimular outras propostas a reconsiderar criticamente e explicitamente seus próprios compromissos espirituais, em nome de um genuíno intercâmbio entre as tradições espirituais do ocidente".
  
   Ainda segundo o texto divulgado no site da AKET, a associação "vincula-se explicitamente a uma importante tradição intelectual e religiosa associada ao nome do reformador evangélico e estadista holandês Abraham Kuyper, nascido em 1837, fundador da Universidade Livre de Amsterdam (Amsterdam Vrijie Universiteit), a primeira instituição no mundo a buscar a religação tripla a que nos referimos".
  
   "Inspirado no Calvinismo do século XVI, Kuyper propôs uma ampla reforma na vida cultural holandesa. Foi editor de jornais, fundou o primeiro partido político moderno da Holanda, uma universidade cristã, uma denominação reformada, uma rede de escolas cristãs orientadas pelos pais dos alunos. Foi primeiro ministro da Holanda entre 1904 e 1905, e escreveu livros importantes. Era considerado por seus inimigos um oponente de "dez cabeças e cem mãos"." (veja seu retrato em desenho acima)
  
   A principal contribuição de Kuyper à igreja evangélica, ainda segundo os líderes da AKET, "foi a idéia de que a tarefa da igreja no mundo é de renovar toda a vida humana a partir da cosmovisão cristã. Kuyper percebeu que o humanismo era um sistema total de vida, que só poderia ser confrontado por outro sistema total de vida: o cristianismo integral".
  
   Os palestrantes do seminário em Belo Horizonte serão Giselle N. Fontes (Pós-Doutoranda em Física, UFMG), Guilherme de Carvalho (Mestre em Teologia e Mestrando em Ciências da Religião, UMESP) e Rodolfo Amorim Carlos (Mestrando em Ciências Sociais, UFMG). Todos são membros da diretoria da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares.
  
   Vale registrar também que este evento está sendo promovido pelo mesmo grupo que, de 19 a 21 de outubro de 2006, realizou o congresso "Francis Schaeffer para o Século XXI", com participações de outros estados brasileiros, além de Minas Gerais. Eles estão preparando uma publicação oficial com os resumos do conteúdo das palestras e discussões. Na programação do encontro sobre Schaeffer, houve um painel da Pró-L´Abri Brasil.
  
  
Para saber mais sobre a AKET, Kuyper e os seminários "Cristianismo e Ciência em Diálogo" e "Francis Schaeffer para o Século XXI" (este já realizado), clique aqui.
  
  
Para conhecer ler sobre Francis Schaeffer na Pró-L´Abri Brasil, clique aqui.

Fonte: Agência Soma

Posts relacionados