Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Seminário Internacional.

 

Encontro, que acontece até sábado, dia 27, reúne mais de 300 participantes de 28 países do mundo inteiro

 

Cerca de 320 representantes de 28 países do mundo inteiro estão inscritos para o seminário internacional "O futuro da democracia participativa: técnica de controle ou soberania popular". O evento reúne pesquisadores de universidades, delegados e conselheiros de Orçamentos Participativos, representantes de prefeituras e de movimentos sociais, entre outros.

 

O seminário acontece dias 25, 26 e 27 de outubro, no Campus DC Shopping do Centro Universitário Metodista IPA (Rua Frederico Mentz, 1606). O evento é promovido pela ONG Cidade (Centro de Assessoria e Estudos Urbanos), com apoio do IPA, da Transnational Institute - TNI (Holanda) e OXFAM/NOVIB (Agência Holandesa de Cooperação).

 

O evento tem palestras e seis mesas temáticas, além de uma sessão de conclusões, no dia 27 (sábado), às 14h. Entre os temas abordados estão: "Contexto macroeconômico global e governança neoliberal"; "Democracia contra Capitalismo na Era da Parceria"; "Opinião pública, tecnologias de informação e comunicação e democracia direta".

 

Entre os painelistas/debatedores destacam-se o professor José Clovis de Azevedo, coordenador de pesquisa e pós-graduação do IPA, que falará sobre formação política e emancipação social; o professor da Faculdade de Economia da PUCRS, Adalmir Marquetti, que vai abordar a experiência do OP como distribuição de renda;  o coordenador da ONG Libertades Ciudadana (Santiago/Chile), Adolfo Castillos, responsável pelo início do OP no país; Daniel Chavez, antropólogo da Transnational Institute/TNI, da Holanda (uma das apoiadoras do seminário); e o professor da Universidade de Paris (França), Gerard Duménil.

Confira a programação completa do Seminário:

 25/10 (quinta-feira)

 

19h - Painel "Contexto Macroeconômico Global e Governança Neoliberal"

Palestrantes: Benjamin Goldfrank, Professor da Universidade do Novo México (EUA); Gerard Duménil, Professor da Universidade de Paris (França);

Javier Navascués, Professor da Universidade de Sevilla (Espanha)

 

26/10 (sexta-feira)

 

19h - Painel: "Democracia contra Capitalismo na Era da Parceria"

Palestrantes: Evelina Dagnino, Professora do Departamento de Ciências Políticas da UNICAMP (Brasil); John Gaventa, Professor da Universidade de Sussex (Inglaterra); Rubén Martínez Dalmau, Vice-Presidente da Fundação do Centro de Estudos Políticos e Sociais (Valência/Espanha)

 

Mesas temáticas

 

26/10

 

Manhã

 

8h30 - Sessão A

 

"Orçamento Participativo e Distribuição de Renda"

Palestrantes: Adalmir Marquetti, Professor da Faculdade de Economia da PUCRS (Brasil); Adriano Godoy de Campos, Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (Brasil); Paulo Muzzel, Economista, Ong Cidade  (Brasil); Ubiratan de Souza, Economista, Assembléia Legislativa/RS (Brasil)

 

8h30 - Sessão B

 

"Cidades Glocalizadas e Estratégias de Resistência (economia solidária, comércio justo, cooperativismo, ajuda mútua, propriedade coletiva, alimentação orgânica, copyleft, etc.)"

Palestrantes: Hilary Wainwright, Editora da Revista Red Pepper (Inglaterra); Noel Lopez, Coordenador do Orçamento Participativo da Prefeitura Metropolitana de Caracas (Venezuela); Teresa Melgar, Professora da Universidade de Wisconsin/Madson (EUA)

 

Tarde

 

14h - Sessão A

 

"O Arquiteto Insurgente e a Privatização da Experiência Urbana"

Palestrantes: Anne Latendresse, Professora da Universidade de Quebec (Canadá); João Rovatti, Professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Brasil); Leandro M. V. Andrade, Professor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS (Brasil)

 

14h - Sessão B

 

"Formação Política e Emancipação Social: quais ferramentas, para quem e para o quê"

Palestrantes: Gerard Bacalin, Coordenador da Educação de Adultos e Formação Profissional do Governo da Província de Buenos Aires (Argentina);

José Clovis de Azevedo, Coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário Metodista IPA (Brasil); Virginia Gutierrez Barbarrusa, integrante do CIMAS/Observatório Internacional de Ciudadania Y Médio Ambiente Sostenibles (Espanha)

 

27/10 (sábado)

 

Manhã

 

8h30 - Sessão A

 

"Guerra de Trincheiras: Conselhos Setoriais e Terceirização Comunitária"

Palestrantes: Adolfo Castillos, Coordenador da Ong Libertades Ciudadana (Chile); Isabela Valença, Assessora Técnica da Ong ETAPAS (Brasil);

Sergio Baierle, Cientista Político / Ong Cidade (Brasil)

 

8h30 - Sessão B

 

"Opinião Pública, Tecnologias de Informação e Comunicação e Democracia Direta"

Palestrantes: Aram Aharonian, Diretor Geral da TELESUR (Venezuela); Daniel Chaves, Antropólogo do Transnational Institute (TNI)

 

Sessão de conclusões:

 

14h

 

- Princípios e Sugestões para uma Rede

- Agenda de Lutas em Defesa da Democracia Participativa enquanto Emancipação e Transformação Social e Possível

- Lançamento de uma Carta de Porto Alegre

 

 

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Sugestão de Liturgia para o Culto de Ano Novo 2023 | Culto de Renovação do Pacto com Deus

Acesse a sugestão de liturgia de Celebração para o Culto de Ano Novo 2023 - Culto de Renovação do Pacto com Deus. A liturgia traz também o tema de 2023 da Igreja Metodista, Viver a Santidade Integral: pessoal e social.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Publicações cristãs recebem prêmio Areté 2015. Veja a lista completa dos premiados!

Os livros cristãos, jornais, personalidades literárias entre outros que mais tiveram destaque em 2015 foram reconhecidos e premiados na IV Feira Literária Internacional, a FLIC.  Veja a lista completa e assista ao vídeo com a participação da Igreja Metodista.

Geral, por José Geraldo Magalhães