Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Seminário Internacional de Evangelismo

O Instituto de Evangelismo do Concílio Mundial Metodista completou seus 25 anos de fundação realizando o 8º Seminário Internacional de Evangelismo, entre os dias 19 e 27 de junho. Este seminário teve como objetivo treinar líderes a fim de que o mundo conheça a Jesus Cristo por meio do testemunho de seus/suas discípulos/as. O seminário aconteceu no Simponwood Conference Center, em Norcross, grande Atlanta, no Estado de Geórgia, Estados Unidos, e reuniu cerca de 300 pessoas de 61 países.

A metodologia participativa permitiu que todas as pessoas pudessem testemunhar sua experiência missionária, enriquecendo-se uns com os outros. Em um ambiente de profunda espiritualidade, misturaram-se momentos de grande alegria, glorificação, louvor, com momentos de dor, intercessão, sofrimento.

O programa se desenvolveu através das seguintes atividades diárias: adoração matutina; estudos bíblicos; conferências, com a presença de todos os participantes, e diversas reuniões em grupos temáticos. Dentre os grupos de estudo, destacamos as "Oficinas de Descobertas", que ofereceram 51 diferentes temas, dos quais os participantes puderem escolher quatro. Estas sessões de descobertas apresentavam a experiência de alguma comunidade acerca de um tema específico da evangelização. Foram momentos de profundo impacto no Seminário, pois eles permitiram contatos pessoais com líderes de ações novas, em resposta a necessidades específicas dos povos. Destacamos alguns exemplos: "Reavivamento na Tradição Wesleyana", "Fundamentos Teológicos do Plantar Igrejas, da Igreja Metodista Episcopal Africana Zion, nos Estados Unidos", "Crescimento da Igreja Metodista na Coréia", "Plantando Igrejas, na Igreja do Nazareno, nos Estados Unidos", "Ministério entre Minorias na Europa Central e Meridional", "Plantando Igrejas nas Margens (Filipinas)", "Plantando Igrejas com Discipulado Efetivo (Nigéria). Os "Grupos Wesleyanos", pequenos grupos de oração e testemunho, também proporcionaram momentos significativos de união entre irmãos.

A sexta-feira foi um dia de oração e jejum. No sábado à tarde, os/as participantes foram distribuídos pelas igrejas metodistas do estado da Geórgia, envolvendo-se nos trabalhos destas comunidades. Dentre os participantes, 60 pregaram nas igrejas locais.

Brasileiros em Atlanta

Da esquerda para a direita, pastora Joana, pastor Paulo Fernando, Ione Silva, bispo Luiz, pastor Tarcísio e bispo Stanley

Os brasileiros visitaram três igrejas da região de Atlanta, sendo que numa participaram do culto do ministério com brasileiros. Noutra igreja, participaram de uma ação de solidariedade com pessoas atingidas por um ciclone, ajudando na construção de duas casas. Na igreja que acolhe o ministério com brasileiros e pessoas de fala espanhola, choramos com os irmãos e irmãs a perda recente da Pastora Ana Pereira, brasileira de Campina Grande. E durante as "Congregações Missionárias" - precioso espaço aberto para que igrejas presentes apresentassem, em cinco minutos, experiência missionária ocorrida em seu país - a delegação brasileira teve a alegria de apresentar o Projeto Sombra e Água Fresca.

Participaram, do Brasil, o Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, que é Vice-Presidente do Concílio Mundial Metodista e dirigiu dois estudos bíblicos; Bispo Luiz Vergilio Batista da Rosa, Bispo Stanley da Silva Moraes, Revda. Joana D´Arc Meireles, Rev. Edson Cortásio Sardinha, Revda. Ione Silva, Rev. José Tarcísio Ribeiro Pinto, Rev. Luis Carlos Lima Araujo, Rev. Paulo Fernando Barros da Silva.

Acolhimento especial

O Rev. Wesley de Souza foi um dos coordenadores do Seminário de Atlanta. Ele, sua esposa Vanice e sua filha Talita, filhos da igreja brasileira e da 6ª Região Eclesiástica, ofereceram um acolhimento especial à delegação brasileira. No convívio destes dias, experimentamos a bênção dos laços fraternais que unem os membros de uma igreja com coração missionário. Hoje ele é professor da Emory University, e tem presença no Instituto de Evangelismo no Metodismo Mundial, dando uma importante contribuição.

Bispo Stanley da Silva Moraes

O impacto do 8º Seminário Internacional de Evangelismo

Testemunho de alguns brasileiros participantes

Pastor Luis Carlos Lima Araújo, Secretário de Expansão Missionária Regional: o testemunho do bispo Robert Solomon (Singapura)sobre pequenos grupos (visão teológica e tradição Wesleyana)consolidouo anseio de ver nossa terceira região se organizando em pequenos grupos para melhor evangelizar. Louvo a Deus pelos 60 países representados fazendo uma aliança de unidade, se organizando para continuar a manter uma comunicação pós seminário, trabalhando para que mundo possa conhecer o evangelho em Jesus Cristo. Agradeço a Deus por fazer parte desta aliança.

Bispo Stanley da Silva Moraes: o contato com metodistas de todo mundo comprometidos em anunciar o evangelho voltado para a salvação da pessoa integral foi o que mais me impactou. Pude observar as maravilhas que Deus faz nas diferentes culturas, e o quão diversificadas são as necessidades que os/as discípulos/as de Jesus têm de atender. Vi pessoas que vivem num ambiente de injustiça, violência, intolerância, guerra, discriminação, alcançadas pelo evangelho que é Jesus Cristo, saindo cheias de graça na busca de outras.

Pastora Ione da Silva, Pastoral Universitária e Escolar da Unimep: o Dr. Jamal-Harrison Bryant me chamou atenção. Ele iniciou uma igreja em 2000 e hoje conta com 9 mil membros, um pastor jovem, que fala aos jovens e os/as leva a conhecer Jesus Cristo de uma forma muito especial, apresentando um Jesus que atua em todas as áreas na vida de um jovem. Foi inspirador para meu ministério na universidade, que é parte da igreja. Agradeço a Deus pelos 60 países representados no evento; estávamos num só Espírito, num só amor, num só compromisso para que o Mundo possa conhecer Jesus Cristo.

Pastor Edson Cortasio Sardinha, missionário na Rema: o encontro foi marcante em todos os sentidos. Uma frase do Dr. Eddie Fox, Diretor Executivo do World Methodist Evangelism Institute, falou muito sobre nossa missão evangelística enquanto Igreja Metodista: "Sem Espírito, sem poder. Sem poder, em testemunho. Sem testemunho, não há conversão. Sem conversão, não há Igreja missionária". À tarde, freqüentei um grupo com o Dr. Robert Solomon, onde afirmou que a "Nossa grande comissão é fazer discípulos, não fazer convertidos". Falou da diferença: "o convertido é uma pessoa simplesmente salva. O discípulo é uma pessoa fiel a Cristo em qualquer caminho e que gera novos discípulos". O metodismo mundial tem vivido a seguinte linha de atuação: fazer novos discípulos; colocar esses novos discípulos nas Classes (Pequenos Grupos) e lutar pelo bem estar integral do ser humano Deus está movendo a igreja para suas raízes tradicionais: os Pequenos Grupos. 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Dia Mundial da Terra, 22 de abril CMI lança nova ferramenta de apoio ao engajamento dos jovens

Depois de lançar em 2020 o artigo de pesquisa Cooler Earth - Higher Benefits: Actions by those who care about children, climate and finance (Terra Mais Fria - Maiores Benefícios: Ações de quem se preocupa com as crianças, clima e finanças), o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) está lançando uma ferramenta para ser usada online ou impressa, incentivando os jovens a promover escolhas financeiras em resposta à crise climática.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães