Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

seminário regional adoração

 

Metodistas comemoram os 300 anos de Charles Wesley

 

Por Micael Vier B.

PORTO ALEGRE, 30 de maio (ALC) - Os 300 anos de nascimento do músico Charles Wesley, irmão do líder precursor do metodismo, John Wesley, foi lembrado em Porto Alegre no Seminário Regional sobre Adoração e Intercessão, que reuniu, dias 26 e 27, nas dependências do Colégio Americano, mais de 200 pessoas, na maioria jovens.

Charles Wesley foi o principal responsável pela hinologia do movimento metodista no século 18. No Seminário em Porto Alegre, o elemento musical foi interpretado como expressão profunda da fé e expressão de uma igreja viva e vibrante.

Em entrevista à ALC, o bispo da 2. Região Eclesiástica da Igreja Metodista, Luiz Vergílio Batista da Rosa, que ministrou palestra no evento, enfatizou que a igreja do novo século está desafiada a construir espaços de acolhimento para a juventude e para as famílias.

"O contexto urbano favorece o isolamento e o que pretendemos é suprir a necessidade das pessoas conviverem mais próximas umas das outras e partilharem experiências", frisou.

Vergílio enfatizou que a participação crescente do público jovem nos cultos está flexibilizando a ortodoxia tradicional da igreja e estabelecendo formas autênticas de expressão litúrgica. "Os jovens estão trazendo a dança para dentro da igreja e oferecendo maior liberdade às expressões do corpo na liturgia", disse.

Como reflexo da presença jovem na igreja, a própria hinologia tem apresentado ritmos mais identificados com o gosto popular. Também é crescente o número de instrumentos utilizados neste novo movimento, que tem acompanhado os tempos contemporâneos da música sacra.

Segundo o bispo Vergílio, a acolhida dos jovens na igreja exige "distender tradições e flexibilizar a liturgia". Mas além de espaço de acolhida, mencionou, a igreja precisa estar disposta à restauração dos relacionamentos, tanto conjugais como familiares e eclesiais. "As igrejas históricas têm problemas que vão se perpetuando em termos de relacionamento", afirmou.

Como um último desafio que caracteriza a igreja viva e vibrante do novo século, Vergílio destacou a necessidade das pessoas formarem grupos para o aprofundamento de questões bíblicas e doutrinárias. "Tanto clérigos e leigos precisam estar envolvidos no programa de discipulado", mencionou o bispo.

A Igreja Metodista desenvolve projetos missionários com o intuito de debater questões de saúde pública junto às comunidades locais. Os projetos contemplam momentos de celebração litúrgica e representam uma forma sadia dos jovens empregarem sua energia em prol das comunidades.

O Seminário Regional sobre Adoração e Intercessão contou com a participação do Ministério Toque de Poder, que há mais de dez anos atua na área musical. No domingo, dia 27, foi realizada uma grande concentração, com a participação de igrejas da Grande Porto Alegre e de caravanas vindas do interior do Estado.

Charles Wesley nasceu em 1707, em Epworth, Inglaterra, onde seu pai era pastor. Ele foi ordenado no pastorado em 1735. A Associação Gospel Music, dos Estados Unidos, introduziu, em 1995, o nome de Charles Wesley no Hall da Fama da Música Gospel, em reconhecimento ao seu talento e produção musical.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação 

Rua Ernesto Silva, 83/301

93042-740 São Leopoldo - RS

Telefone (51) 3592.0416

Correo-e: edelbehs@alcnoticias.org

http://www.alcnoticias.org 


Posts relacionados

Escola Dominical, Geral, por Sara de Paula

Tempo de agir com fé e sabedoria - Escola Dominical disponibiliza posts com dicas

São muitas notícias sobre o Coronavírus chegando até nós. Todo cuidado é pouco e precisamos agir com fé, razão e sabedoria. Desde a última quarta-feira, dia 18 de março, a página oficial do Departamento Nacional de Escola Dominical no Facebook, tem compartilhado posts com algumas orientações para você e sua igreja.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães