Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 30/09/2010

Setembro foi o mês da Escola Dominical

O dia da Escola Dominical, 19 de setembro, é sempre celebrado com bastante alegria e entusiasmo. Em Vila Planalto, SBC, as comemorações começaram desde o primeiro domingo e se estenderam durante todo o mês. Cada classe foi responsável pela abertura antes dos estudos nas salas. No primeiro domingo, uma volta ao passado em uma roda de prosa numa “varanda” montada na Igreja (foto acima) algumas alunas/os da classe fizeram a encenação.  Assim pensaram as/os alunas/os e o professor da classe Hovanir Giraldi (melhor idade), lecionada pelo pr. José Geraldo.  A prosa começou relembrando quando as pessoas se reuniam na casa da irmã Ada, ainda no ponto missionário e, percorreu toda a trajetória até completar seus 28 anos como Igreja.  Até os hinos daquela época foram entoados.

Outro momento marcante foi com a Classe Kairós (adultos) lecionada pelo professor  e pr. "aposentado" Osvaldo Contieri. A classe também relembrou um pouco o passado e presente da Igreja através de uma linha do tempo, mas deixou uma reflexão de como será a Igreja em 2020.

A idéia foi refletir justamente sobre a comunicação e internet na vida da Igreja, como por exemplo, a gravação de um vídeo de uma ex-professora da Escola Dominical que mora no interior de São Paulo, em Andradina, dando o testemunho de como foi importante e prazeroso ser professora naquela comunidade (foto acima). O testemunho de Eliana fez alguns adultos se emocionarem, já que estudaram com a professora quando eram crianças.

O 3º domingo do mês, data em que se comemora o Dia da Escola Dominical, tanto pela manhã como à noite, o tema foi desenvolvido de acordo com o material fornecido pelo Departamento Nacional de Escola Dominical.

Pela manhã, foi um clima de festa e alegria com o Show da Educação, uma espécie de réplica do Show do Milhão, programa que foi exibido no Sistema Brasileiro de televisão, SBT. Foram divididos quatros grupos para responderem as perguntas bíblicas, caso as pessoas não soubessem deveriam pedir ajuda aos pastores.

Já no culto vespertino, a coordenadora do Ministério de Ornamentação e Liturgia, Silvana Gasparotto,  ornamentou o altar com aquarelas, lápis de cores e "baldes de tintas" para relembrar a Escola Dominical. As classes trouxeram ao altar as telas pintadas durante o mês. Desenhos como a Arca de Noé, girassol, presente, árvores com as cascas da madeira coladas para fazer o tronco e um relógio representando o tempo de Deus, foram alguns desenhos representados nas telas. A prédica da noite foi da Coordenadora Nacional de Educação Cristão, pra. Renilda Garcia.

 

Neste último domingo, 26, os juvenis fizeram um telejornal usando os materiais disponibilizados pelo Departamento Nacional de Escola Dominical e muita criatividade. Com os “Âncoras”, pessoas que apresentam o telejornal, o Paulo e a Bruna apresentaram o jornal com entradas ao vivo da repórter Sabrina que entrevistou algumas pessoas no templo sobre a importância que a Escola Dominical teve em suas vidas. Também teve uma entrada ao vivo com a pra. Izilda sobre o "tempero" para que a Escola Dominical em Vila Planalto possa ter para melhorar ainda mais a qualidade e dinâmica da Escoal Dominical. Um dos ingredientes necessários, segundo a pastora, "é o amor" Sem ele nada daquilo que fazemos para Deus tem sentido".

Pr. José Geraldo Magalhães Jr.

Veja também o novo Canal do metodista.org acessando o site da Escola Dominical AQUI!


 


Posts relacionados