Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Sim, nós podemos

Em Deus, faremos proezas! Salmos 60.12a

O assunto dos últimos dias é a posse de Barack Obama, novo presidente dos Estados Unidos. Numa celebração capaz de emocionar ex-agentes da KGB, um negro assumiu o posto de maior destaque no cenário mundial, carregando sobre si a esperança da humanidade, ouso afirmar. Tenho a impressão de que o sentimento de torcida por este homem tomou conta de todos nós, tanto por seu carisma inegável, como pela repulsa a tudo o que representou para o mundo o governo Bush.

Mas o que gostaria de destacar com você, meu irmão e minha irmã, é o mote da campanha de Obama, que neste momento transforma-se em símbolo deste novo tempo. O mote diz:

- Sim, nós podemos!

Não sem motivo, esta frase emblemática resume uma série de mensagens. Mas algo que me parece significativo é que em meio a uma crise econômica parecida com aquela da década de 30, numa névoa de pessimismos e incertezas, o novo presidente assume repelindo o discurso derrotista, apresentando-se como líder que encoraja e vai à frente. Mesmo diante das mazelas resultantes da crise, este homem nos faz lembrar que é possível mudar o mundo, de que vale a pena a busca da felicidade, para si e para todos. É possível!

Os modelos e as práticas que nos fizeram negar nossa humanidade são vulneráveis à ternura e plenamente substituíveis por outros que nos façam lembrar da face que tínhamos antes de algo se perder no turbilhão da história. Nunca o momento foi tão propício à redescoberta do que nos faz humanos.

No descortinar de um novo ano eclesiástico, este evento histórico nos faz perceber que o mundo está mudando e que a Igreja Cristã faz parte deste processo de transformação positiva. A humanidade precisa da mensagem de Cristo Jesus e por isso, mais do que testemunhas deste momento, somos convidados a ser agentes da história, aqueles/as que trabalham pela paz, pelo entendimento e pela esperança, onde estivermos, incluindo a cidade, a família e a igreja.

É tempo de olhar para o futuro com um sorriso, desejando fazer parte do melhor que há no mundo. Se o seu olhar sobre o entorno é de incredulidade, quero te afirmar com toda minha fé:

- Sim, nós podemos! Em Jesus nós podemos! Nele e por Ele mudaremos nosso mundo!

O que é o mundo para você? Comece por aí.

Rev. Jonatas Cavalheiro

Pastor na Igreja Metodista do Ipiranga - 3ª RE


Posts relacionados