Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

temperança 25 de outubro

Dia Mundial da Temperança - 25 de outubro


Luiz B. Pimenta

Dia 25 de outubro passado foi o Dia Mundial da Temperança. Mas, o que é temperança? Segundo o dicionário Aurélio é "qualidade ou virtude de quem é moderado, ou de quem modera apetite e paixões; sobriedade, moderação, comedimento."  

Nos bons e saudosos tempos em que as revistas da Escola Dominical da Igreja Metodista eram preparadas pela Confederação Evangélica Brasileira, as lições tinham datas determinadas. Então, nos dias especiais, elas falavam a respeito do tema em foco. E no domingo mais próximo de 25 de outubro a lição era sobre temperança.

E agora?

Procurei em sites da Igreja, li as revistas e jornais das Regiões, examinei a Circular do Gabinete Episcopal da 1ª. R.E. e nada! Apenas a Voz Missionária mencionava este dia entre as datas importantes de outubro. Somente isto.

Temperança, pois, para nossa  Igreja, parece  coisa de um passado distante. 

Mas a Bíblia, em três trechos, diz que devemos ser temperantes:

- Em I Timóteo 3:2: "É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar."

- Em I Timóteo 3:11: "Da mesma sorte, quanto a mulher, é necessário que elas sejam respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo."

 - Finalmente, em Tito 2:2 - "Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis, sensatos, sadios na fé, no amor e na constância."

No primeiro texto Paulo fala sobre as qualidades que um bispo deve ter. No segundo, refere-se às mulheres. E no terceiro reporta-se aos idosos. No entanto, estas recomendações são perfeitamente válidas para todos os cristãos, homens e mulheres, velhos e moços,  em  todos os tempos.

No Dia Mundial da Temperança costumava-se falar sobre vícios, especialmente a bebida. Há várias denominações evangélicas que não proíbem a bebida alcoólica, mas dizem que seus seguidores devem ser temperantes ao beber, isto é, numa expressão bem moderna: "Aprecie com moderação", seja temperante ao beber. Nas leis metodistas é dito que "os metodistas são abstêmios do álcool como bebida." São mesmo? Se não são, deveriam ao menos ser temperantes.

Porém, temperança - parece-me - não se restringe à bebida alcoólica. Devemos ser moderados em tudo. Nos gastos, no vestir, na diversão, nos esportes, ao torcer por nosso time, no uso da Internet, na música, etc., pois o que fazemos em  excesso pode nos prejudicar.

Tenho um amigo que não deixa de assistir a um único filme ou peça teatral. Nos tempos da censura, várias vezes viajou para os Estados Unidos, a Europa ou  Buenos Ayres para ver filmes e peças que aqui eram proibidas. E uma jovem que conheci, que de manhã à noite vivia tomando Coca-Cola? E um primo, estudante de física, que tinha um pequeno laboratório em casa. Quanto se dedicava a certas experiências esquecia-se de tudo. E do laboratório não saía nem para dormir, comer, tomar banho. Todos estes não precisariam de uma dose de temperança?

Acho que até no terreno religioso precisamos ser temperantes, pois senão poderemos ser levados ao fanatismo, a  excessos nas manifestações e a falsos julgamentos de nosso próximo e a uma visão bitolada do que é a vida.

Para terminar, gostaria de repetir o que escrevi no Jornal da Vila  de 22.10.2000:

"Todos nós somos alcançados diariamente por torrentes de propaganda: são bingos, loterias, bebidas de todo o tipo, cigarros. Nosso contra-ataque é tímido ou nenhum. Nossos jovens e juvenis carecem cada vez mais de atenção especial. E também nós mais velhos, não somente para dar o exemplo, mas porque também estamos debaixo da mesma propaganda e sujeitos às tentações do dia-a-dia. Que nesta semana que se comemora o Dia Mundial da Temperança façamos valer nossas mais ricas tradições de oposição a tudo que escraviza e degrada o ser humano, a tudo o que promete alegria e felicidade, mas nos leva a destinos opostos. Que isto comece por mim, depois continue com você e, finalmente, contagie a todos os metodistas."


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

-

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães