Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Teofilo Otoni

 

(com informações do site da 4ª RE)

 

No dia 27 de abril de 1964, chega a Teófilo Otoni, um grupo de pastores metodistas, constituído pelo Rev. James Willian Goodwin Jr., Rev. Érmito de Almeida, Rev. José Neves da Silva e o Rev. Isaías de Oliveira Paradela para averiguar a possibilidade de abertura de trabalho metodista na cidade. Em 22 de junho desse mesmo ano, o Rev. Isaías de Oliveira Paradela recebe nomeação do Bispo João Augusto do Amaral para assumir de tempo integral o novo desafio missionário da Igreja Metodista. Logo após sua nomeação, o Rev. James William Goodwin Jr. visita o novo campo e, juntamente com o Rev. Isaías de Oliveira Paradela, se dirigem para conhecer as cidades de Medina, MG, e Vitória da Conquista, BA, locais de futuros avanços missionários da Igreja.

 

No dia 02 de agosto de 1964, aconteceu o primeiro culto da Igreja Metodista na cidade de Teófilo Otoni, na residência do Sr. José Agostini e Sra. Nadir Gouvêa , à rua Visconde do Rio Branco, centro, contando com as presenças de Moisés Machado Gouvêa, Adelcy Pereira de Gouvêa, Zulmar Machado, Areny de Souza, Lynn Bollinger e José Márcio, filho do casal.

 

Oito dias após a realização deste trabalho, chegou a mudança do pastor Rev. Isaías de Oliveira Paradela, sendo a primeira residência pastoral fixada no bairro São Jacinto, através de locação.

 

Após estes atos, inicia-se a estruturação do trabalho. No dia 16 de agosto começa a Escola Dominical com a matrícula de 16 alunos (as), a oferta recolhida naquele dia foi de CR$ 1.235,00 (Hum mil duzentos e trinta e cinco cruzeiros). No final do mesmo mês, dia 31, a Escola Dominical contava com a matrícula de 21 alunos (as).

 

O primeiro Concílio Local, ou Assembléia como se dizia, foi realizada no dia 13 de setembro com a finalidade de eleger os oficiais da Igreja. E a primeira liderança foi composta assim: Superintendente da Escola Dominical: Moisés Machado Gouvêa;

 

Secretária: Nadir Gouvêa Agostini; Ecônomo: Areny de Souza e Agente dos Órgãos da Igreja: Zulmar Machado.

 

Os trabalhos missionários eram realizados na residência pastoral, no bairro Jacinto, onde, segundo memória da Irmã Delma Paradela, filha do pastor Isaías, as crianças se abrigavam debaixo de uma bela árvore frondosa. Os cultos dominicais vespertinos eram realizados nos lares, por ainda não se ter um salão de culto definido.

 

Esse trabalho dinâmico e visionário realizado pelo pastor Isaías Paradela e família, durou até o fim do ano. Entretanto, este curto espaço de tempo, foi de grande importância para implantação e desenvolvimento da igreja no Vale do Mucuri e Vitória do Conquista, BA.

 

No ano de 1965 é nomeado para a cidade, o Rev. Messias Manoel de Souza, recebendo o primeiro membro por Batismo e profissão de fé, Sr. José Agostini e, também, celebrando o seu casamento religioso com a Sra Nadir Gouvêa.

 

Em 30 de setembro de 1966 organiza-se a Sociedade Metodista de Mulheres com 12 sócias, sendo a primeira presidente da SMM, Sra Nadir Gouvêa Agostini.

 

O ministério do Rev. Messias Manoel de Souza em Teófilo Otoni durou 4 anos. E foi em seu ministério que a igreja adquiriu através de doações diversas, o terreno na Rua Engenheiro Argolo, no qual está até o dia de hoje. No ano de 1967, sob a sua liderança, foi lançada a Pedra Fundamental. A inauguração do templo ocorreu no ministério do Rev. Derly Araújo da Silva, no ano de 1970.

 

A Igreja, em 7 de junho de 2000 passou por um processo de divisão e ao longo desse período tem trabalhado para sua restauração. Hoje somamos 151 membros, mantemos as congregações de Topázio, Medina e Pontos Missionários da Vila Barreiros e Mucurizinho.

 

Nestes 42 anos de existência missionária, já contribuíram com a nossa história os seguintes ministros do evangelho: Isaías de Oliveira Paradela (1964); Messias Manoel de Souza (1965-1968); Derly Araújo da Silva (1969-1971); Valdemar Trevenzolli (1972- 1976); Ely Garcia Filho (1977-1978); Oscar de Sá Viana (1979 - 1983); Áureo Antonio da Silva (1984 - 1985); Francisco Teixeira Cavalcante (1986 - 1991); Antônio Lutero de Oliveira (1992-1997); Laércio Rodrigues de Santana (1998 - 2000); Jeremias Ribeiro Carneiro (2000-2006) e, atualmente, Jaeder Maia.

 

Já foram recomendadas/os ao ministério pastoral, as(os) seguintes irmãs(os): Bispa Marisa de Freitas Coutinho; Marília Louzada Oliveira (1986), Wesley Gonçalves Santos (1992), Ewander Ferreira de Macedo (1994) e Célia Rodrigues (1999).

 


Posts relacionados