Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 03/06/2011

Teólogo metodista fará doutorado em Harvard

O teólogo formado pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – Fateo,  em 2008, Filipe Maia,  está ingressando na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.  Em agosto, ele iniciará um Doutorado em Teologia numa das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo, mas está tranqüilo; sente-se bem preparado para o novo desafio.

O êxito no concorrido processo seletivo confirmou o que ele já havia constatado ao longo do mestrado concluído recentemente na Southern Methodist University, em Dallas:  “no Mestrado, minha menor dificuldade foi o nível acadêmico.  Percebi que a  formação da FaTeo me colocou em  um nível acadêmico superior ao de muitos colegas. Eu estava bem preparado”.  O desempenho acadêmico foi tão expressivo que Filipe acabou sendo o aluno escolhido para carregar o pavilhão da Universidade na cerimônia de formatura do mestrado.

Difícil mesmo foi ficar longe da família e amigos durante este período, conta Filipe.  Filipe e Juliana, recém-casados, mudaram-se para Dallas no ano de 2009. Enquanto Filipe cursava o mestrado, Juliana estudava inglês.  Encontraram na Universidade professores atenciosos e preocupados com a formação dos alunos, mas sentiram falta do ambiente familiar ao qual estavam acostumados no Brasil.  “Os professores lá são mais reservados. A maioria deles dedica-se apenas à docência e pesquisa. Na FaTeo, os/as professores/as também exercem o ministério pastoral e isso faz muita diferença. Eles entendem melhor a realidade da Igreja e dos alunos”, diz Filipe.

Por isso, além da carreira acadêmica, o jovem teólogo também espera dedicar-se a um abençoado ministério pastoral. Enquanto Filipe e Juliana moraram em Dallas, freqüentaram uma igreja na periferia voltada ao acolhimento de refugiados do Congo e de imigrantes hispanos não documentados.  Desenvolver um ministério de acolhimento às pessoas mais carentes da sociedade é o sonho do jovem casal quando estiverem de volta ao Brasil daqui a quatro anos. Ativo na Igreja e nos movimentos sociais, Filipe é integrante da Reju – a Rede Ecumênica de Juventude – e vê com grande otimismo o atual momento da Igreja, no qual várias jovens de comunidades carismáticas começam a despertar para o diálogo ecumênico e a missão integral. “As iniciativas mais criativas do movimento ecumênico estão vindo dos jovens, estamos vivendo um momento novo na Igreja”.

 


Posts relacionados