Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Terra e Humanidade

TERRA E HUMANIDADE AMEAÇADAS PELA CRISE AMBIENTAL

Ficha de Inscrição 

Ficha de Inscripción (esp)

Apresentação

A atual crise econômico-financeira que agravou os níveis de desemprego, pobreza e carência alimentar, contribuiu para desnudar outra crise mais profunda e estrutural: a da própria terra e de seus limites. O desmatamento acelerado, ameaçando a biodiversidade do planeta; a escassez de água doce, a poluição do ar, a contaminação dos oceanos, dos lençóis freáticos, do solo nas cidades, zonas industriais e no campo, por acúmulo de lixo, rejeitos químicos e agrotóxicos e a sobre exploração de recursos naturais não renováveis, quebraram a capacidade de a terra recompor seu próprio equilíbrio. Deixou de ser sustentável o modelo civilizatório baseado no consumismo, no desperdício e na desigualdade social. Milhões de seres humanos estão migrando de regiões flageladas por secas, inundações e outros desastres climáticos provocados pelo aquecimento global.

As Igrejas cristãs e as religiões carregam responsabilidade crucial na tarefa de transformar a atual postura de dominação e exploração da terra, convertendo-a em relação de cuidado e preservação, ensinando-nos a viver em harmonia com o universo, com a natureza, com os demais seres humanos e, por fim, com a realidade última de todas as coisas. Crianças e jovens estão cada vez mais sensíveis a esse desafio que exige respeito pela natureza, mudança de atitudes e hábitos de consumo, crescimento sustentável com distribuição mais justa e equitativa da riqueza comum.

O desafio ambiental implica em revisitar os relatos bíblicos e os de outras tradições religiosas, rever e aprofundar a teologia, forjar espiritualidade que sustente o compromisso pessoal e comunitário em favor da integridade da criação e da sobrevivência e bem-estar do conjunto da humanidade, assumindo novas atitudes pastorais, sociais e ambientais. O Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, CESEP, em parceria com o MOFIC, CLAI, KOINONIA e com o apóio do CONIC, oferece este curso de Ecumenismo, com ênfase na construção de sociedades baseadas no cuidado e responsabilidade em relação à criação e em renovada solidariedade entre os humanos.


Destinatários/as

Lideranças religiosas de comunidades e organismos ecumênicos, estudantes de teologia, pesquisadores das religiões, professores de ensino religioso, pessoas com abertura e sensibilidade ecumênicas e dispostas ao diálogo inter-religioso. Num horizonte latino-americano e caribenho, o curso oferece contribuições teóricas em diálogo com experiências de vida e diferentes estilos de celebrações e espiritualidades.


Assessores/as

- Histórico da reflexão e ações em favor da Integridade da Criação, da Justiça e da Paz, por parte do: - Movimento Ecumênico:
Pe. Dr. José Oscar Beozzo. ITESP e CESEP, São Paulo, SP.

- Catolicismo:
Dr. Wagner Sanches. PUC-São Paulo, SP.

- Antigas Igrejas Orientais e Igrejas Ortodoxas:
Dr. Dimitrios Vahe Attarian - São Paulo, SP.

- Protestantismos:
Dr. Lauri E. Wirth - UMESP - São Bernardo SP.

- Movimentos e Igrejas Pentecostais:
Dra. Cecilia Castillo Nanjarí - CLAI, São Paulo, SP.

Bíblia: revisitando os relatos da criação:
Marcelo Barros OSB - Recife, PE.

Por uma Espiritualidade do cuidado e da co-responsabilidade frente à criação:
Dr. Faustino Teixeira, UFJF, Juiz de Fora, MG..


Custos e Bolsas*

Estudo U$ 140,00
Hospedagem e alimentação U$ 135,00

Total U$ 275,00

* O CESEP dispõe de um número limitado de bolsas para hospedagem e alimentação destinadas a apoiar a participação de pessoas com dificuldades financeiras. Se você se candidatar a uma destas bolsas, especifique, por favor, em carta separada, os motivos do seu pedido e o valor com que pode contribuir.


Data

01 a 16 de julho de 2010


Posts relacionados

Geral, por Redação Metodista

Fateo | Culto de designação dos(as) seminaristas

Dia 15 de março acontecerá o Culto de Designação dos alunos e alunas da Faculdade de Teologia recomendados/as pela Igreja Metodista no Brasil, seminaristas dos 1º, 2º e 3º anos que serão designados para atuação na 3ª Região Eclesiástica.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães