Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Terremoto e tsunami atingem o Japão

Tsunami se aproxima da cidade de Natori, na prefeitura de Miyagi, no nordeste do Japão

 

A costa do Japão foi atingida hoje (11) por um terremoto de magnitude 8,9 graus na escala Richter, um dos mais intensos dos últimos anos, de acordo com especialistas. O epicentro foi na costa próxima à província de Miyagi, a 373 quilômetros da capital. Autoridades japonesas informam que, pelo menos, 26 pessoas morreram em decorrência do tsunami (ondas gigantes).

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alerta de tsunami para ondas de até 10 metros em toda a costa do Pacífico. As ondas podem atingir também as Filipinas, o Havaí, a costa pacífica da Rússia, a Indonésia, Taiwan e mesmo países da América do Sul, como o Chile.

Em Sendai, capital da província de Miyagi, os sismógrafos registraram tremores de até 7 graus na escala japonesa. A energia elétrica e o gás foram cortados na cidade. Outras duas réplicas, de magnitude inferiores a 6 graus, atingiram o arquipélago e fizeram com que os prédios na capital balançassem continuamente.

O epicentro do abalo ocorreu no fundo do mar, a uma distância de 160 quilômetros da costa, no mesmo local onde foi registrado um terremoto de 7,3 graus na última quarta-feira. A TV pública NHK mostrou imagens de barcos e carros sendo arrastados pelo tsunami na região mais a leste de Tóquio.

Os tremores de terra são comuns no Japão, um dos países com mais atividades sísmicas do mundo, e o governo prepara a população para essas situações. Mas hoje as autoridades confirmaram que os danos foram inúmeros e não há ainda um levantamento completo.

Bispo Stanley Moraes fala sobre o desastre

"Impactados com as notícias do tremor e tsunami no Japão e Oriente, irmanamo-nos com aquele povo, irmão e irmãs, intercedendo diante de Deus por suas vidas e pelo restabelecimento dos lugares atingidos por este impacto. Que esse acontecimento faça com que tratemos a natureza com mais zêlo daqui para frente...uma vez que o mundo geme pela forma que - especialmente a família humana - o trata. Deus tenha misericórdia de nós."

Reflexão
"O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido; um alto refúgio em tempos de angústia." Salmo 9.9

Com informações da BBC Brasil e da agência pública Lusa.

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

1ª Capacitação Nacional de Secretários Distritais das Federações de Homens

No dia 25 de setembro de 2021 com início às 15 horas, vai acontecer a 1ª Capacitação Nacional de Secretários Distritais (SDs) das Federações Metodistas de Homens (CMH) de todo Brasil. Tema: Impactando Gerações. Saiba mais sobre o evento.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães