Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Testemunho Dias contados!

O pastor Wilson de Carvalho quis compartilhar com irmãos e irmãs a última carta que recebeu do pastor Manoel Ferreira, amigo de longa data.Nesta carta, o pastor conta que iria se submeter a uma cirurgia bastante delicada com "resultados imprevisíveis". E remete ao amigo a reflexão madura e confiante de um filho que se sabe próximo do encontro com o pai amoroso.

Dias contados!

Essa é uma expressão que estou acostumado a ouvir desde os tempos de criança. Todos nós a conhecemos. Significa que está prestes a acontecer o fim de alguma coisa. Podemos, com toda a segurança, dizer que este mundo está com os dias contados. Não lhe sabemos a soma. Ignoramos a hora e o dia do desfecho final. Mas vai acontecer pois está escrito na Palavra e ela nunca falha. Deus não tem interesse em que saibamos precisamente o tempo do fim. Jesus disse que nem os anjos sabiam o dia desse evento. Nem ele mesmo, enquanto limitado pelo invólucro da sua humanidade.       

 

Entretanto, sentimos que não está distante, quando cotejamos os sinais profetizados no Velho Testamento e os referidos por Cristo e por alguns dos seus apóstolos. Será, sem dúvida alguma, um momento catastrófico! Reinará um caos completo, mas surgirão um Novo Céu e uma Nova Terra! Jesus voltará para governar esse Novo Mundo, com todo o poder e glória. Felizes daqueles que estiverem ao Seu lado!

Serão todos os que, lavados no sangue do Cordeiro, no sacrifício do Calvário, aceitaram a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas. Só nos resta, enquanto estamos nesta dimensão carnal, aguardar os acontecimentos, com perseverança, fé e vigilância. Para isso devemos nos nutrir da Palavra, absorvê-la, praticá-la, vivê-la em clima de santa obediência a cada dia, a cada momento, a cada passo. 

Cabe-nos fazer a cada instante uma oportunidade de louvor, de glorificação, adoração ao Deus Eterno, criador e mantenedor de toda a criação. Embora envoltos por sombras, decepções, perplexidades, cabe-nos lembrar que Deus está no comando. Nada escapa à sua observação e governo. Mas, enquanto eu pensava nestas coisas, analisava minha situação pessoal e me perguntava: "Meus dias estão contados! Quantos serão?" Felizmente eu não sei! A magnífica expectativa gerada pelos sublimes e admiráveis promessas do próprio Senhor, é que deve permear toda a minha vida, planos, ocorrências, registros de cada dia. Tudo lhe deve estar sujeito. Agora, com a aproximação da hora em que deverei submeter-me a uma cirurgia que traz as cores de alto risco, acabei por entender melhor e mais adequadamente o que é contar os dias!

Se resistir e ultrapassar com feliz resultado esse acontecimento, será um acréscimo que terei, nesta minha avançada idade, não por meus merecimentos pessoais, mas só devido à bondade de Deus, dando-me oportunidade para servi-lo e louvá-lo por mais um ligeiro tempo, em busca de mais intimidade com Ele, santificando meus atos e momentos com a direção do seu Espírito, em busca de maior convivência com o santo e trino Deus. Que coisa admirável a tranqüilidade do Espírito!

Acudiu-me neste momento, a mensagem de um dos hinos que aprendi na minha infância, que se ajusta, notavelmente, aos pensamentos que povoam a minha alma: "De teu cuidado eterno, me cerca Ó Salvador, porque se tu ao longe estás, eu fico sem vigor. Ao pé de ti desejo, meu Deus, meu Pai viver, a tua forte mão sentir a minha mão suster. Só tu, da morte as sombras poder tens de afastar e as portas da mansão feliz abrir de par em par. A ti, naquele dia, no dia sem igual, com os remidos cantarei um hino triunfal".

As minhas lembranças e experiências religiosas são quase sempre marcadas por melodias. Nesse momento, pude sentir, com essa mensagem, a confirmação de uma paz de espírito sem limites! Eclodiu, então, o pensamento de que posso estar diante da oportunidade de fazer a minha última viagem, a viagem de volta, pois não sou daqui!

Aí uma nova melodia surfou na onda de um dos hinos que sempre cantei nas igrejas por onde passei e nas minhas horas de devoção pessoal: "Sou forasteiro aqui. Em terra estranha estou. Celeste Pátria, sim, é para onde vou. Embaixador por Deus, do Reino lá dos Céus, vim a serviço do meu Rei". É altamente significativo pensar na volta.

Embora sempre tenha pensado nesse regresso, faço-o agora com uma alegria diferente, mais responsável, firmado nas promessas divinas. É fantástico sentir-se garantido, seguro, salvo! Como dizia Paulo: "Eu sei em quem tenho crido!" Então influenciado pela evocação desse texto, surpreendi-me cantarolando: "Não sei o que de mal ou bem está destinado a mim, se maus ou áureos dias vem, até da vida o fim. Mas eu sei em quem tenho crido, e sei, também, que ele é poderoso. Guardará o meu tesouro, até o dia final".

Por um lado os dias estão contados... Entretanto, podemos afirmar que nos cabe, ao mesmo tempo, o grande ministério de contar cada um dos nossos dias, numa aritmética espiritual singela, e fazê-lo com habilidade para alcançar a sabedoria. Como sentenciou Moisés no Salmo 90: "Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos coração sábio".

Sejam quais forem os registros que resultarem dessa intervenção cirúrgica, não será demais relembrar a histórica e profunda sentença de Wesley, por ocasião de sua despedida: "O melhor de tudo é que Deus está conosco".

Aceite meu abraço, você que é meu familiar, meu parente, minha parente, meu irmão, minha irmã na fé, meu amigo, minha amiga, meu colega, minha colega. Agradeço a sua amizade!

Deus nos abençoe, guarde, e nos faça prósperos na fé, na esperança e no seu amor. Até breve!

Manoel Ferreira

Brasília, 04 de julho de 2008.

Um dia depois de ter escrito esta carta, o Rev.Manoel Ferreira, 85 anos, foi submetido à cirurgia para a retirada de um aneurisma na aorta abdominal. A cirurgia apresentou complicações e o pastor não chegou a recobrar a consciência. Faleceu na Paz do Senhor no dia 8 de agosto de 2008.


Posts relacionados