Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

tsunami

Tsunami causado por terremoto provocou mortes na Oceania

Slide show do site www.metodistasonline.kit.net  mostra fotos de Samoa e da comunidade metodista local.

Segundo notícias recentes, houve mortes em Samoa Americana e em Samoa. Uma onda gigante seguiu-se a tremor de magnitude 8. Em Samoa 20% da população é metodista. O Tsunami pode atingir também Fiji onde 36% da população é metodista.

Veja reportagem dos jornais.

Do G1, com agências internacionais

Mapa mostra local do epicentro do terremoto

O tsunami que se seguiu a um terremoto nesta terça-feira (29) na Oceania provocou mortes em Samoa e no território americano de Samoa Americana, segundo as autoridades. O temor levou moradores das Ilhas Samoa a buscar lugares mais elevados para se proteger.

 De acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA, ainda não há informação sobre o número de mortos em Samoa Americana.

Holly Bundock, porta-voz da agência, disse que a informação foi confirmada por Mike Reynolds, superintendente do Parque Nacional de Samoa Americana. Samoa Americana é uma dependência dos Estados Unidos.

 Segundo Bundock, o centro de visitantes do parque parece ter sido completamente destruído.

 Em Samoa, país pertencente à Comunidade Britânica, uma porta-voz da polícia também confirmou um número indeterminado de mortes. Segundo ela, a população fugiu para lugares mais altos para tentar se proteger das ondas gigantes.

 O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, dos EUA, confirmou que o terremoto de magnitude 8 que atingiu a região de Samoa, gerou um tsunami potencialmente destrutivo.

 Segundo o centro, a leitura do nível no mar na região confirma um tremor "destrutivo" para as ilhas próximas ao epicentro do abalo.

 O Centro de Alerta de Tsumanis do Alasca e da Costa Oeste informou que um tsunami foi observado em Ápia, em Samoa, e em Pago Pago, Samoa Americana. As ondas em Pago Pago chegaram a 1,57 metro acima do nível do mar. 


 Terremoto 

 O tremor ocorreu às 6h48 locais (14h48 de Brasília), segundo o Centro de Estudos Geológicos dos EUA. O epicentro localizou-se no mar, a 208 quilômetros de Ápia, capital de Samoa. Inicialmente, a agência havia avaliado a intensidade do abalo em 7,9, mas depois revisou para 8.

 Alertas de tsunami foram emitidos para Nova Zelândia, Samoa Americana, Havaí, Papua Nova Guiné e outras pequenas ilhas do Pacífico.

 Em 2004, um tremor no Oceano Índico gerou um forte tsunami que matou dezenas de milhares de pessoas na Ásia.

Não há informação imediata sobre vítimas ou danos.

http://www.globo.com/ Colaboração: site Metodistas On Line (www.metodistasonline.kit.net)


Posts relacionados

Geral, por Comunicação

Aniversariante do Dia 16/10

  Bispo José Carlos Peres

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães