Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 16/11/2010

Uma explicação neurocientífica para as experiências religiosas, espirituais e místicas

O materialismo científico afirma que a mente humana é meramente o resultado de inúmeras atividades cerebrais. Segundo essa teoria, tudo o que vivenciamos é perfeitamente explicável por causas materiais e o mundo físico é a única realidade possível. No entanto, para o neurocientista Mario Beauregard, Ph.D., e a jornalista especializada em fé e ciência Denyse O´Leary, as experiências espirituais estão muito além das explicações materialistas.

Em "O cérebro espiritual", os autores refutam as respostas da ciência tradicional, que considera essas ocorrências meros delírios. Além de defender a existência de um estado de consciência mística, no qual seria possível vivenciar aspectos da realidade não acessíveis em outros estados, Beauregard e O´Leary explicam como nossos neurônios atuam durante esse tipo de experiência. "O cérebro espiritual" acaba de sair da gráfica da Editora BestSeller e chega às livrarias neste início de maio.

Segundo a Publishers Weekly, o livro é "uma crítica arrebatadora à tendência da mídia em limitar a experiência religiosa a um artefato cerebral, patologia ou peculiaridade evolucionária... é uma brilhante introdução a um campo em que, inevitavelmente, misturam-se neurociência, filosofia e guerras culturais". Baseado em um estudo com freiras carmelitas, Beauregard defende a existência de um estado de consciência mística, no qual seria possível vivenciar aspectos da realidade não acessíveis em outros estados, e explica como os neurônios atuam durante esse processo.

Os autores analisam os recentes esforços para localizar um "gene de Deus" em alguns de nós - uma tentativa de reduzir as práticas espirituais a fenômenos materiais - e mostram como o desenvolvimento do cérebro humano o tornou propenso a atestar a verdade religiosa. Como explicar a fé, a ação da mente sobre a matéria, a intuição, as experiências de quase-morte e as premonições? Ao refutar as respostas da ciência tradicional, O cérebro espiritual desvenda as verdadeiras origens de todos esses mistérios.

O trabalho pioneiro de Mario Beauregard, Ph.D. sobre a neurobiologia da experiência mística realizado na Université de Montréal teve grande destaque na mídia internacional. Ele também participou de pesquisas na University of Texas e no Montreal Neurological Institute da McGill University. Atualmente vive em Montréal, no Canadá.

Denyse O´Leary é jornalista e blogueira. Especializou-se em fé e questões de ciência. É autora de Faith@Science e By Design or by Chance?, além de escrever para The Toronto Star, The Globe & Mail e Canadian Living. Ela mora em Toronto, no Canadá. O cérebro espiritual - Uma explicação neurocientifica para a existência da alma (THE SPIRITUAL BRAIN). Mario Beauregard e Denyse O´Leary. Tradução de Alda Porto. 476 páginas / 16x23 cm / R$ 49,90 Grupo Editorial Record / Editora BestSeller. Fonte: Record/Editora BestSeller

Informações Agência Soma


Posts relacionados

Geral, Escola Dominical, por Sara de Paula

Geral, por José Geraldo Magalhães

Prof. Almir Maia recebe homenagem póstuma na Unimep

Familiares do professor Almir Maia (1945-2015), ex-reitor da Unimep e ex-diretor geral do IEP, morto em maio, participaram de homenagem póstuma ao educador. Em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun), foi apresentado à comunidade o Prêmio de Excelência em Estudos Internacionais Prof. Dr. Almir de Souza Maia.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães