Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Unipalmares

A Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares) é primeira e única instituição de ensino superior do Brasil e de toda a América Latina que tem 87% de seus alunos afrodescendentes auto-declarados.

A colação de grau de sua primeira turma acontece no próximo dia 13 de março, no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo, com 126 jovens afrodescendentes. É a primeira vez na história do Brasil que se forma, numa única turma, um número tão elevado de alunos desta etnia. Deste total de alunos formandos, 60% estão empregados nos maiores bancos do país, após estágios em cargos de executivos financeiros juniores, em função de convênios firmados com a Unipalmares.

Outro diferencial da Unipalmares é a parceria que a instituição tem com a escola de inglês Alumni, que faz parte da grade curricular, com a mesma metodologia e livros da Associação.

A Unipalmares iniciou suas atividades em 2004, com 200 alunos, numa área de mil m2 e o Curso de Administração. Hoje, com 1.700 alunos ocupam uma área de 15 mil m2, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, onde além do curso de administração é ministrado o curso de Direito, único recomendado pela OAB, em 2007, após autorização do MEC. No segundo semestre deste ano, tera início o curso superior de Tecnologia em Transportes Terrestres.

O acesso é universal, entretanto, dada à ação preferencial aos negros, para eles estão garantidas até 50% das vagas. O critério é o de auto-declaração, lista paralela com nota de corte, cumprimento de requisitos gerais, mais vocacionalidade, investigação social por meio de entrevista e o grau de consciência temática, além de responsabilidade e obrigatoriedade de prestação de serviço à comunidade.

Parcerias

A universidade tem caráter comunitário e, por conseguinte, não tem fins lucrativos. Assim sendo, todos os alunos do curso de administração pagaram durante toda a vigência do curso menos de um salário mínimo (R$ 260,00), fato possível em função do formato operacional viabilizado com parcerias de um pool de empresas privadas. Essas empresas "adotam" as salas de aula da instituição. Dentre estas, destacam-se as parcerias com a Universidade Paulista (Unip), Itaú, Bradesco, Citibank, Santander Banespa, HSBC, Real, Safra e Camisaria Colombo.

Jornalista responsável

Beatriz Elias

Mais informações no site da Universidade: http://www.unipalmares.edu.br/

 


Posts relacionados

Geral, Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de julho

Um Concílio Geral em três fases. Sim, a primeira sessão foi realizada dia 11 de dezembro de 2021 na modalidade on-line com pauta única – prorrogação de mandatos até julho deste ano. As demais sessões presenciais foram realizadas em Sorocaba/SP, nos dias 3 a 10 de julho. E a terceira fase será em outubro, também na modalidade on-line, quando os delegados e as delegadas se reunirão por dois dias para discutirem e debaterem a respeito das propostas que ficaram sobre a mesa. Leia aqui.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães