Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Unipalmares

A Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares) é primeira e única instituição de ensino superior do Brasil e de toda a América Latina que tem 87% de seus alunos afrodescendentes auto-declarados.

A colação de grau de sua primeira turma acontece no próximo dia 13 de março, no Ginásio do Ibirapuera, São Paulo, com 126 jovens afrodescendentes. É a primeira vez na história do Brasil que se forma, numa única turma, um número tão elevado de alunos desta etnia. Deste total de alunos formandos, 60% estão empregados nos maiores bancos do país, após estágios em cargos de executivos financeiros juniores, em função de convênios firmados com a Unipalmares.

Outro diferencial da Unipalmares é a parceria que a instituição tem com a escola de inglês Alumni, que faz parte da grade curricular, com a mesma metodologia e livros da Associação.

A Unipalmares iniciou suas atividades em 2004, com 200 alunos, numa área de mil m2 e o Curso de Administração. Hoje, com 1.700 alunos ocupam uma área de 15 mil m2, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, onde além do curso de administração é ministrado o curso de Direito, único recomendado pela OAB, em 2007, após autorização do MEC. No segundo semestre deste ano, tera início o curso superior de Tecnologia em Transportes Terrestres.

O acesso é universal, entretanto, dada à ação preferencial aos negros, para eles estão garantidas até 50% das vagas. O critério é o de auto-declaração, lista paralela com nota de corte, cumprimento de requisitos gerais, mais vocacionalidade, investigação social por meio de entrevista e o grau de consciência temática, além de responsabilidade e obrigatoriedade de prestação de serviço à comunidade.

Parcerias

A universidade tem caráter comunitário e, por conseguinte, não tem fins lucrativos. Assim sendo, todos os alunos do curso de administração pagaram durante toda a vigência do curso menos de um salário mínimo (R$ 260,00), fato possível em função do formato operacional viabilizado com parcerias de um pool de empresas privadas. Essas empresas "adotam" as salas de aula da instituição. Dentre estas, destacam-se as parcerias com a Universidade Paulista (Unip), Itaú, Bradesco, Citibank, Santander Banespa, HSBC, Real, Safra e Camisaria Colombo.

Jornalista responsável

Beatriz Elias

Mais informações no site da Universidade: http://www.unipalmares.edu.br/

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Comunicado Institucional | Jejum e Oração pela Pátria | 2ª Região Eclesiástica

A data de sete de setembro, deste ano, nos lembra dos 199 anos de independência da Monarquia Portuguesa. Uma data significativa que remonta os primórdios de fundação de nosso País, com todas as contradições históricas. Como cristãos e cristãs metodistas devemos orar permanentemente pela nossa Pátria, constituída pelos nossos povos nativos, somado a tantas outras etnias que para cá vieram, de diferentes lugares e pelas mais diversas razões, ao longo de cinco séculos. Esta realidade é responsável pela a amálgama social, que nos constitui como único povo brasileiro. Como cristãos e cristãs metodistas acreditamos na separação entre Estado e Igreja, e que nenhuma forma de governo e pessoas, alçadas à condição de governantes, podem ser consideradas como legítimas representantes de uma Teocracia instaurada aqui na terra.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães