Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

V Encontro Sociedade Metodista de Homens

"Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos..." Hab. 3.2

 

As Sociedades Metodistas de Homens e Mulheres no Distrito de Mato Grosso do Sul reuniram-se nos dias 18 e 19 de abril, em Bataguassu para o V Encontro Distrital de Homens e Mulheres do MS. As caravanas começaram a chegar à noite do dia dezessete, alojando-se nas dependências do Colégio Marechal Candido Rondon, espaço escolhido pelo Espírito Santo de DEUS para realizar um novo pentecostes sobre o Povo chamado Metodista oriundo das Igrejas de: Ponta Porã, Dourados, Fátima do Sul, Nova Andradina, Campo-Grande, Bataguassu, São Gabriel do Oeste. Estiveram Presentes também, Rev Getro da Silva Camargo SD de MS, Marcos Neri da Mata e Kátia Regina dos Santos Rosa Torres presidentes das FMH e FMM da 5ª RE, Felipe Jamaites presidente da FMJu, Roberto da Silva Monteiro e Iner Prado Serafini SD?s das Federações de Homens e Mulheres no distrito.

O encontro inspirado em parte do clamor manifesto na oração do profeta Habacuque: "Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos..." Hab. 3.2, teve como preletor principal o Bispo da 5ª RE Adonias Pereira do Lago e também a irmã Kátia Regina (FMM). O Bispo ministrou em três momentos:

1) Baseando-se em Ex 28. 36 a 43, o Bispo discorreu sobre: consagração e santificação, requisitos básicos na vida de quem almeja um avivamento verdadeiro, pessoal e comunitário. O genuíno avivamento começa com a consagração pessoal a DEUS, ele frisou que: "Consagração é a entrada para o palácio, e a santificação é estar no interior do palácio, vivendo na presença do Rei dos reis e Senhor dos senhores". Enfaticamente a "A santificação é o viver na presença de DEUS com profundidade e compromisso, pois na atualidade muita gente possui aparência de crente, carrega objetos de crente, canta como crente, mas não traz um viver de crente... cujas vestimentas sacerdotais são atos de Justiça, e que por viverem na Presença de DEUS trazem em suas frontes a afirmação: santidade ao Senhor".

2) À noite o Bispo Adonias, falou inspirado em I Rs 17.1-10,24 e na vida do profeta Elias, homem que viveu em obediência e total dependência de DEUS e por isso foi instrumento nas mãos d?Ele para trazer um avivamento num tempo em que o povo de DEUS estava longe dos caminhos do Senhor:

-O avivamento atrai a presença de DEUS;

-DEUS usa homens e mulheres para gerar avivamento;

-DEUS usou Elias porque ele era obediente.

3) No culto de encerramento o Bispo conclui sua participação destacando que o resultado do avivamento é a Missão. Sua palavra teve como base os textos de Atos 1. 8 e 2.1-2, chamando a atenção aos sinais que evidenciam o avivamento na Igreja do Senhor:

-Retorno à consagração;

-Temos, pela Palavra, potencial de conhecimento, oração, missão etc.;

-Potencial econômico, retorno à prática do dízimo e das ofertas;

-Despertamento para oração e unção;

-"ide..." é uma ordem, precisa de obediência;

-Missão é obediência.

  Após sua mensagem, o Bispo chamou os sedentos de DEUS e desejosos de um renovo do Espírito a se aproximarem do Altar e renovarem diante de DEUS o compromisso de ser parte ativa de um Povo chamado Metodista, o qual é fruto de um avivamento vindo da parte de um DEUS Missionário. 

 O altar do templo em Bataguassu foi tomado por homens, mulheres, jovens e idosos, os quais compungidos no espírito clamavam ao Senhor por um avivamento da obra metodista. Em meio aos clamores o poder de DEUS se fez sentir de forma poderosa, e sob a imposição das mãos dos pastores e pastoras muitos foram impactados pelo poder do Espírito Santo.

No período da tarde do sábado a ação de DEUS se fez presente nas palavras da presidente da Federação de Mulheres da 5ª RE Kátia Regina dos Santos Rosa Torres, apresentada pela SD da FMM do Distrito Iner Serafini que também solicitou as bênçãos de DEUS sobre a vida da Kátia e Palavra a ser ministrada - por ser a primeira vez que a presidente da federação esteve nos encontros distritais do MS. A irmã Katia utilizou uma dinâmica com base no Evangelho de Marcos, Cap 2, 3, levando cada pessoa a refletir e destacar atitudes e sentimentos presentes na ação dos quatro homens que aceitaram o desafio de conduzir um homem paralítico até a presença de Jesus. Distribuindo folhas de papel, Kátia pediu que cada pessoa desenhasse a palma de sua própria mão e escrevesse dentro a atitude que conseguia visualizar na ação dos quatro homens que culminou na cura do paralítico. O resultado foram mãos repletas de bênçãos tais como: solidariedade, misericórdia, ousadia, estratégia, amor, compaixão, unidade, perseverança, fé, determinação, servidão..., etc., etc. Ao final de sua bela mensagem, destacou que os sentimentos acima citados estão presentes nas mãos daqueles/as que se apresentam à DEUS, como participantes de sua Missão Salvífica. Convidando a todos/as a se colocarem de pé, a preletora usando do versículo 17 do Salmo 90, conclamou a todos/as a apresentarem suas mãos a DEUS, a Ele clamando: "Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso DEUS; confirma sobre nós as obras de nossas mãos, sim, confirma a obra de nossas mãos".

 

No momento que homens e mulheres estiveram em separado, o SD da FMH de Mato Grosso do Sul, Roberto da Silva Monteiro, dirigiu-se aos homens em particular, falando sobre a necessidade do fortalecimento da sociedade de homens no distrito e naregião, desafiando-os para que o Distrito possa estar bem representado no próximo Projeto Uma Semana Pra Jesus e no Congresso Regional nos dias 31/10, 01 e 02/11, como grandes caravanas. Nesse momento o Presidente da Federação de Homens, Marcos Néri pode trazer sua palavra e informações a respeito dos projetos da Federação, em particular, Uma Semana pra Jesus, para que estejamos orando pelo novo local do projeto neste ano, bem como a necessidade das igrejas locais terem as suas sociedades organizadas e atuantes como braço valoroso dos pastores e pastoras na Missão da construção do Reino de DEUS onde estivermos.

No encerramento no domingo pela manha, no templo da Igreja Metodista de Bataguassu, o culto foi conduzido pelo Superintendente Distrital Rev. Getro da Silva Camargo, contando com a participação de todos os pastores do Distrito de MS. O Bispo Adonias ministrou a Santa Ceia aos encontristas e membros da igreja local.

Verdadeiramente o V Encontro de Homens e Mulheres Metodistas de MS, foi marcado pela manifestação de Palavra, sinais e obras, assim como no metodismo primitivo. O encontro teve seu termino às 12 horas com um suculento churrasco, oferecido pelas Sociedades de Homens e Mulheres da Igreja Metodista em Bataguassu, muito bem representada pelos seus presidentes os irmãos Daniel e Rosa Gandaia, um casal unido pelo e para o Senhor. Vale destacar que toda igreja e todos os grupos societários estiverem irmanados em nas tarefas do pré ao pós encontro.

 

Fica aqui a nossa oração de gratidão e de fé nas promessas do Senhor: "Eterno DEUS Missionário, agradecemos pela chama do Espírito reacesa nos corações de todos que movidos por Tua graça, Te buscaram avidamente. Permita Senhor que cada pastor, pastora, encontrista, preletor, tenham voltado para suas igrejas com suas lâmpadas cheias do óleo do Espírito, esperança e forças renovadas. Imbuídos do propósito de buscarem uma vida de consagração e santificação, tendo em vista a participação na Missão de salvar o mundo. Muito obrigado ó DEUS, pelas lideranças regionais, distritais e locais das Federações e Sociedades Metodistas de Homens e Mulheres. Damos Te glórias e louvores, e junto a Vosso Filho Jesus intercedemos pelas vidas: do Bispo da 5ª Região, Superintendente Distrital, pastores e pastoras de MS, os quais oraram e trabalharam para que esse encontro fosse possível. Agradecemos-Te Senhor nosso, pela vida da Pastora de Bataguassu, Kelen da Silva Oliveira Cabanilha e sua comunidade que tão bem nos acolheu. Acima de tudo apresentamos diante de Ti ó Pai de amor nossas orações, suplicando-lhe para que em 2010 em São Gabriel do Oeste/MS, possamos novamente nos reencontrar para o VI Encontro das Sociedades Metodistas de Homens e Mulheres de MS. Até lá, daí-nos Tua graça para que o fogo reaceso em Bataguassu, não se apague, mas permaneça a arder continuamente sobre o altar, pois precisamos de seu Espírito ó Senhor, porque Jesus mandou o Evangelho anunciar e os homens e mulheres metodistas não podem parar.

Roberto S. MonteiroIner P. Serafini

SD da FMH Distrito MSSD da FMM Distrito MS

Pastor José do Carmo da Silva.

Igreja Metodista em Fátima do Sul - MS.


Posts relacionados

Geral, por Redação Metodista

Em oração | 26.08.2022

Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanalmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães