Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Vida de Bonhoeffer

Dietrich Bonhoeffer

 

Nasceu em 4 de fevereiro de 1906 em Breslau, Alemanha. Fui um dos primeiros alemães a se pronunciar contra o nazismo. Em 1933, antes de Hitler ascender ao poder, Bonhoeffer, pastor luterano, já atacava os nazistas em programas de rádio. Enquanto a maioria da igreja alemã aceitava a nova ordem política, Bonhoeffer criava a "Igreja Confessante", um movimento de resistência cristã anti-nazista.
Envolveu-se em ações conspiratórias contra Hitler e pagou um preço alto: depois de ficar dois anos na prisão, foi executado em 1945, três semanas antes da guerra acabar. Uma das obras mais famosas deste teólogo é Discipulado (publicado no Brasil pela Editora Sinodal). Neste livro, Bonhoeffer faz um alerta ao que ele chama de "graça barata": uma graça que não passa de mero consentimento intelectual a uma doutrina sem uma real transformação na vida do pecador; a justificação do pecador sem as obras que devem acompanhar o novo nascimento.

Diz ele: "É a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismosem a disciplina de uma congregação, é a Ceia do Senhor sem confissão de pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem a cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado" (p.10).


Posts relacionados

Pastoral do Combate ao Racismo, Geral, por Sara de Paula

Programa Nacional Antirracismo da Igreja Metodista

Acesse o documento está disponível para download

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães