Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação - 06/05/2011

Vigília Nacional 2011

Vigília Nacional de Oração pela Criança 2011


Uma palavra da Coordenadora Nacional
 

Sinalizar o amor de Deus? Tô Dentro!

"Eu sou sinal maravilhoso de Deus!"  (Salmo 139.14)

O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC) quer, mais uma vez, convidar a comunidade para orar pelas crianças e junto a elas atuar. O tema do DNTC para 2011 é Sinalizar o Amor de Deus! Tô Dentro! Queremos sinalizar o cuidado com as crianças vitimadas por diferentes tipos de violência e não possuem nenhuma possibilidade de autodefesa.

As crianças precisam de adultos amorosos e cuidadosos para acolhê-las e preservá-las de ambientes e pessoas que impeçam sua infância digna e saudável. Nós, como igreja, colocamos as crianças como prioridade. Afinal, o mestre disse: "Delas é o Reino".
Infelizmente, a realidade nos aponta uma realidade triste e difícil: as crianças estão, cada vez mais, expostas a todos os tipos de violência. Não têm segurança em seus lares, são abandonadas com pais presentes, são expostas a mídias que não permitem uma formação de valores, não têm uma alimentação saudável, nem uma educação adequada. E o principal: há crianças que crescem sem conhecer o que receber amor e amparo.

A comunidade tem que se posicionar, dar um passo a favor das crianças. Esta ação pode começar apenas com um encontro de orientações a pais e mães na educação de seus/suas filhos/as. Também é possível valorizar as Escolas Bíblicas de Férias (EBFs) como meio de educar as crianças para a salvação e delas cuidar.

O Lançamento da Vigília é um momento essencial para descobrir como atuar com as crianças que vivem no entorno da igreja local. Reúna a comunidade, compartilhe os desafios que temos no cuidado com essas vidas tão especiais e, em oração busque orientação de Deus para ações que correspondam à vontade do Pai e proporcionem às crianças uma infância feliz, crescendo com amor e aprendendo a verdadeira Palavra.

O Lançamento da Vigília Nacional de Oração pelas Crianças é um momento importante para integrá-las à comunidade e fortalecer a unidade do corpo de Cristo, a fim de que a comunidade tenha o compromisso de ação e oração para com as crianças. Queremos trazer à memória fatos que nos desafiem neste trabalho e que ressaltem a importância de atuar junto a elas e delas cuidar.

O lançamento deve ser feito com a comunidade na data que melhor se adaptar às programações da comunidade. No culto, cada membro/a e cada criança receberão o nome de uma criança para orar durante o ano. O encerramento deste período de oração acontecerá quando todas as Igrejas do Brasil se reunirem para realizar a Vigília Nacional pela Criança, no dia 01/10/2011.

Seguem algumas orientações para a organização do Lançamento da Vigília:

1º) O culto deve acontecer com toda comunidade. Veja qual o melhor dia e horário para contar com a presença de todos/as.

2º) Prepare uma equipe de louvor com a presença das crianças.

3º) Ao início do culto, prepare as crianças para entrarem juntas, de preferência trazendo cada uma a sua Bíblia, sentando-se num local previamente preparado. Entre elas, escolha uma para colocar a Bíblia no altar.

4º) Estamos propondo o texto As Sete Maravilhas do Mundo para compartilhar com a comunidade durante a liturgia. Pode ser utilizado de forma teatral, com as crianças e adolescentes.

5º) Para cada momento, procure a máxima participação das crianças.

6º) Estarão disponíveis, no site da Igreja (www.metodista.org.br), em formato de powerpoint, a liturgia e as músicas desta celebração.

7º) Promova um lanche comunitário ao final do culto.

Que Deus abençoe a equipe no trabalho com as crianças e que juntos/as possamos sinalizar na vida delas o amor de Deus.

Um abraço carinhoso,

ELCI PEREIRA LIMA

DEPARTAMENTO NACIONAL DE TRABALHO COM CRIANÇAS - DNTC


Baixe os arquivos em PDF
 

Vigília Nacional de Oração pela Criança 2011


Partitura para o Lançamento da Vigília Nacional de Oração pela Criança

 

Vídeos:
 

Você e Eu


Tema DNTC 2011 - Eu Sou um Sinal


Amo Jesus


Música - Eu Sou um sinal - EBF 2011

 


Posts relacionados

Educação, por José Geraldo Magalhães

Comunidade homenageia e lamenta morte de Almir Maia

Professores, funcionários e amigos lamentaram  a morte do professor Almir de Souza Maia, diretor-geral do Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista (IEP) no período de 1986-2006 e reitor da Unimep entre os anos de 1986-2002.

Educação, Geral, por José Geraldo Magalhães

Nota de Falecimento: Faleceu nessa quarta-feira, em Piracicaba, o professor Almir de Souza Maia

O professor Almir de Souza Maia faleceu às 10h dessa quarta-feira (27), no Hospital Unimed de Piracicaba. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após realizar uma cirurgia de estômago no dia 12 de maio.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Professores de ensino religioso de instituições metodistas se reúnem em São Paulo

Começou na manhã dessa segunda-feira (25), na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, a reunião com os professores de ensino religioso dos colégios metodistas (São Bernardo do Campo/SP, Bertioga/SP, Passo Fundo/RS, Itapeva/SP) para troca de experiências, reflexões e palestras.

Educação, por José Geraldo Magalhães

Curso de medicina poderá ser oferecido em universidades metodistas

Duas universidades metodistas firmaram parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e podem oferecer o mais novo curso na área da saúde. Desta vez, o curso de Medicina, sendo aprovado, será mais uma das opções da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Saiba mais!

Educação, por José Geraldo Magalhães