Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 21/09/2011

Vítimas de padres pedófilos acionam tribunal contra o papa

 

Uma associação de vítimas de padres pedófilos baseada nos Estados Unidos, a Rede de Sobreviventes de Abusos Praticados por Padres (SNAP, a sigla em inglês), recorreu ao Tribunal Penal Internacional (TPI) solicitando o julgamento do papa e de outras autoridades do Vaticano por crimes contra a humanidade. O Tribunal de Haia já tinha recebido solicitação afim.

O pedido de julgamento encaminhado pelos pais das vítimas apresentou acusação de "responsabilidade direta e superior por crimes contra a humanidade, por estupro e outras violências sexuais cometidas em todo o mundo". O comunicado foi recebido pelo procurador do tribunal, que decidirá se dará continuidade ao processo.
 
A iniciativa conta com o apoio jurídico da Organização Não-Governamental de advocacia americana, Center for Constitutional Rights, e pede o reconhecimento da competência do tribunal para julgar os casos de pedofilia envolvendo membros da Igreja.

A petição acusa as autoridades do Vaticano de "terem tolerado e tornado possível ocultar sistematicamente os crimes sexuais cometidos por membros da Igreja no mundo inteiro".
 
Além do papa Bento XVI, a ação nomeia cardeais em cargos de responsabilidade no primeiro escalão da Cúria, como Tarcísio Bertone, secretário de Estado e o segundo na hierarquia do Vaticano; Angelo Sodano, seu antecessor; e William Levada, prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, que substituiu Joseph Ratzinger no antigo Santo Ofício.
 
O pedido da SNAP – entidade com membros nos Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Bélgica, países afetados pelo escândalo de pedofilia que envolve a Igreja Católica – é acompanhado de cerca de dez mil páginas de documentação dos casos.
 
Eles afirmam que durante décadas o Vaticano rejeitou as denúncias, desconsiderou as queixas das vítimas de padres pedófilos e recorreu à estratégia de afastar os religiosos pedófilos das paróquias envolvidas em escândalos, parte delas em capitais europeias e envolvendo filhos de políticos, parlamentares e diplomatas.
 
Mesmo que Bento XVI assumiu a vergonha pelos crimes de padres e bispos pedófilos, pediu perdão às vítimas e proposto entregar religiosos envolvidos nessa conduta criminosa aos tribunais, a entidade não acredita na transparência da Igreja.
 
A SNAP não acredita nesse desejo de transparência e justiça, e por isso mantém as acusações. Segundo eles, a Igreja Católica tem mantido um "sistema permissivo e de longa data de violência sexual", apesar das promessas de expulsão dos religiosos criminosos.
 
"Crimes contra dezenas de milhares de vítimas, a maioria crianças, foram escondidos pelos líderes nos mais altos níveis do Vaticano. Neste caso, todos os caminhos levam a Roma", declarou a advogada Pamela Spees.
 
Já Jeffrey Lena, advogado do Vaticano, classificou o pedido endereçado ao TPI de "ridículo golpe publicitário”, e a solicitação de que o Tribunal de Haia inicie uma investigação sobre crimes contra a humanidade de "abuso de processos judiciais internacionais".

Informações ALC Notícias


Posts relacionados