Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Western Clay deixa Conic

Paulo Hebmüller, BRASÍLIA, Brasil, Agosto 15, 2006

 O secretário executivo do CONIC, pastor metodista Western Clay Peixoto, eleito em fevereiro passado, entregará o cargo no final do mês, em decorrência da decisão da Igreja Metodista de se retirar dos organismos ecumênicos que tenham a presença da Igreja Católica e de grupos não-cristãos.

A função será assumida, provisoriamente, pelo secretário adjunto, padre católico Gabriele Cipriane. O bispo metodista Adriel de Souza Maia já entregara a presidência do organismo ecumênico, pelo mesmo motivo. Até a próxima assembléia do CONIC, em novembro, o vice-presidente da entidade, pastor luterano Rolf Schünemann, assumirá interinamente o cargo.

Clay Peixoto recebeu uma emocionante homenagem dos participantes do Seminário Teológico que o CONIC promoveu, no início do mês, em Guarulhos, São Paulo, sob o tema "Deus, em tua graça, transforma o país". A decisão do 18. Concílio Geral de retirar a Igreja Metodista dos organismos ecumênicos onde a Igreja Católica estiver presente atingiu diretamente líderes da denominação que trabalhavam ou dirigiam tais entidades, como é o caso do CONIC.

O pastor luterano Carlos Möller disse que a diretoria do CONIC, a qual representava na ocasião, acolhia com lamento e dor a decisão metodista. "Mas temos também a certeza de que na vida passamos por situações com as quais não concordamos e não nos identificamos. Somos animados e desafiados a entender que não é ali que a vida termina, mas sim é ali que a vida começa", disse, agradecendo ao reverendo Clay Peixoto por seu trabalho e desejando as bênçãos de Deus em seu futuro.

O padre Gabriele Cipriane, que assume a secretaria executiva, também agradeceu o trabalho do pastor metodista. "Nas horas em que eu queria largar tudo porque estava cansado de batalhar, sempre alguma coisa acontecia, e era um sinal de que era preciso continuar, porque a coisa vai dar certo", disse, relembrando sua trajetória no movimento ecumênico. Para Cipriane, a aproximação de igrejas batistas e de novos grupos ao CONIC são exemplos de sinais positivos.

Clay Peixoto pediu que os participantes orassem por ele e por sua igreja. O pastor relatou o exemplo de uma igreja metodista nos Estados Unidos, que certa vez acolheu uma comunidade judaica cuja sinagoga havia desabado. "Essa convivência dura muitos anos, e o mais bonito é que ela se tornou uma importante parceria no trabalho de atendimento a milhares de pessoas na cidade", disse. No interior desse templo, uma faixa proclama o primeiro versículo do Salmo 133: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos."


Fonte: ALC - Agência Latinoamericana e Caribenha de Comunicação


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães