Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Western Clay deixa Conic

Paulo Hebmüller, BRASÍLIA, Brasil, Agosto 15, 2006

 O secretário executivo do CONIC, pastor metodista Western Clay Peixoto, eleito em fevereiro passado, entregará o cargo no final do mês, em decorrência da decisão da Igreja Metodista de se retirar dos organismos ecumênicos que tenham a presença da Igreja Católica e de grupos não-cristãos.

A função será assumida, provisoriamente, pelo secretário adjunto, padre católico Gabriele Cipriane. O bispo metodista Adriel de Souza Maia já entregara a presidência do organismo ecumênico, pelo mesmo motivo. Até a próxima assembléia do CONIC, em novembro, o vice-presidente da entidade, pastor luterano Rolf Schünemann, assumirá interinamente o cargo.

Clay Peixoto recebeu uma emocionante homenagem dos participantes do Seminário Teológico que o CONIC promoveu, no início do mês, em Guarulhos, São Paulo, sob o tema "Deus, em tua graça, transforma o país". A decisão do 18. Concílio Geral de retirar a Igreja Metodista dos organismos ecumênicos onde a Igreja Católica estiver presente atingiu diretamente líderes da denominação que trabalhavam ou dirigiam tais entidades, como é o caso do CONIC.

O pastor luterano Carlos Möller disse que a diretoria do CONIC, a qual representava na ocasião, acolhia com lamento e dor a decisão metodista. "Mas temos também a certeza de que na vida passamos por situações com as quais não concordamos e não nos identificamos. Somos animados e desafiados a entender que não é ali que a vida termina, mas sim é ali que a vida começa", disse, agradecendo ao reverendo Clay Peixoto por seu trabalho e desejando as bênçãos de Deus em seu futuro.

O padre Gabriele Cipriane, que assume a secretaria executiva, também agradeceu o trabalho do pastor metodista. "Nas horas em que eu queria largar tudo porque estava cansado de batalhar, sempre alguma coisa acontecia, e era um sinal de que era preciso continuar, porque a coisa vai dar certo", disse, relembrando sua trajetória no movimento ecumênico. Para Cipriane, a aproximação de igrejas batistas e de novos grupos ao CONIC são exemplos de sinais positivos.

Clay Peixoto pediu que os participantes orassem por ele e por sua igreja. O pastor relatou o exemplo de uma igreja metodista nos Estados Unidos, que certa vez acolheu uma comunidade judaica cuja sinagoga havia desabado. "Essa convivência dura muitos anos, e o mais bonito é que ela se tornou uma importante parceria no trabalho de atendimento a milhares de pessoas na cidade", disse. No interior desse templo, uma faixa proclama o primeiro versículo do Salmo 133: "Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos."


Fonte: ALC - Agência Latinoamericana e Caribenha de Comunicação


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

CDS

Geral, por José Geraldo Magalhães