Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Discipulado - 25/06/2014

Artigo: Igrejas saudáveis pelo discipulado

fonte: Pr. Fernando Lopes Balthar 
Igreja Metodista em Benfica / Juiz de Fora/MG
 
 
Permanentemente uma temática se faz presente nas ponderações acerca do resultado da implantação e desenvolvimento do discipulado nas comunidades locais: crescimento x qualidade da igreja. Muitos/as defendem que uma igreja saudável deve ser uma comunidade pequena, ou ainda, que uma igreja grande, obrigatoriamente, perde a sua qualidade já que seus membros não são bem orientados/as e acompanhados/as.
 
Não desejo entrar meramente nessa discussão, pelo simples entendimento de que igrejas saudáveis sempre experimentam um crescimento natural e com qualidade, e também por perceber que a saúde de uma igreja vai muito além da quantidade dos seus membros. Entretanto, o que temos experimentado na prática, em muitas de nossas igrejas, é que o discipulado adotado e orientado pela Igreja Metodista, apesar de não ser apenas uma estratégia de crescimento da igreja, gera crescimento por aplicar marcas de qualidade nas comunidades locais.
 
Em uma igreja em discipulado a eclesiologia é profundamente transformada ao serem aplicados e resgatados alguns valores que são inegociáveis, e que, quando aplicados, trazem marcas de qualidade para essa igreja. O principal valor diz respeito a levar o ministério para as mãos do povo. 
 
O sacerdócio universal dos crentes foi restaurado desde a reforma protestante e confirmado no metodismo primitivo. João Wesley, em seus grupos pequenos, capacitou líderes leigos/as que exerceram o discipulado, visitando, acompanhando, aconselhando, repreendendo e orientando, fazendo deles/as cristãos/ãs frutíferos/as no Reino de Deus. Uma Igreja saudável possui a marca de uma liderança capacitadora e uma membresia reprodutora.
 
Quando um/a cristão/ã compreende que ele/a deve produzir e não simplesmente consumir, uma verdadeira revolução acontece em sua postura em relação à igreja local. Ele/a não se preocupa mais em saber o que aquela igreja pode lhe oferecer; antes, preocupa-se em saber como pode ser útil ali.
 
O crescimento de uma igreja que se orienta por células é natural. O trabalho de célula é um ciclo que se autoalimenta. Cada discípulo/a pode se tornar um/a líder de célula. Cada célula que é aberta significa mais pessoas alcançadas com o Evangelho. Com mais pessoas alcançadas e cuidadas pelo discipulado, há maior possibilidade de conversões. Com um maior número de conversões, há uma maior possibilidade de mais discípulos/as.
 
Com mais discípulos/as, há mais células. E, assim, o ciclo continua alimentando-se indefinidamente, gerando uma igreja saudável, onde todos/as são bem discipulados/as. 
 
Numa igreja em discipulado, com frequência a história de uma pessoa que se converte é esta: a pessoa é  convidada a participar de uma célula. A mensagem do Evangelho é apresentada a ela. A pessoa se torna cristã de forma natural através de relacionamentos de discipulado saudáveis. Após sua profissão de fé, começa logo a participar do trilho de treinamento de liderança. Enquanto isso, continua a se reunir na célula e no culto de celebração. A pessoa é cercada pela atmosfera de evangelismo que ali existe. Ela participa com outros que já compartilham sua fé como parte de sua vida cristã.
 
Para essa pessoa, apresentar o Evangelho a outros/as se torna algo muito natural. Ela logo falará a seus familiares, amigos/as e vizinhos/as a respeito de Jesus. O evangelismo tem sido o ambiente em que ela nasceu de novo e começou a crescer na fé. É o que ela viu outros/as cristãos/ãs fazerem. Em poucas palavras, o evangelismo se torna um estilo de vida. Não é visto como uma atividade à qual ela devote algum tempo casualmente; ele faz parte de sua vida diária. 
 
Esta é a Igreja saudável que desejamos formar por meio do discipulado. Uma Igreja que busca e desenvolve marcas de qualidade e crescimento natural. 
 
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!
 

Tags: Discipulado, expositor cristão,


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal EC de dezembro | Natal: temos motivo para celebrar?

É Natal. Tempo de celebrar uma das datas mais importantes de nosso calendário cristão. O nascimento do Messias. Mais de 175 mil pessoas em nosso país estarão ausentes na hora da Ceia de Natal. Foram vencidas pela Covid-19. Certamente, lágrimas vão cair por causa da ausência eterna. Ficam as boas lembranças daqueles/as que se foram.

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Novembro: Meios da Graça de Deus

Tire suas dúvidas sobre Batismo e Ceia do Senhor e reflita sobre a importância dos sacramentos! 

Missionária, Expansão Missionária, Discipulado, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista se reúnem em São Paulo

Colégio Episcopal da Igreja Metodista está reunido em São Paulo para discutir assuntos administrativos e sobre a missão da Igreja. Veja os detalhes!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Novo ciclo do Expositor Cristão

A Igreja Metodista no Brasil é uma das pioneiras na comunicação cristã, sendo a detentora do único jornal evangélico, fundado por missionários no século 19 ainda em atividade: o Expositor Cristão. Ao longo dos 128 anos de história, o jornal já passou por dezenas de modificações gráficas e estruturais. Houve sempre a preocupação de atualizar e aprimorar o trabalho desenvolvido. fonte: Marcelo Ramiro /