Publicado por Sara de Paula em Geral, Destaques Nacionais | 11/10/2019 às 09:59:18


Bispos e bispas metodistas da América Latina se pronunciam sobre a situação no Equador


 

Desde o início de outubro, o Equador está passando por uma escalada de protestos sociais, em resposta às medidas econômicas ditadas pelo governo do presidente Lenin Moreno. Como reação a essas medidas, as ruas da cidade de Quito foram repletas de protestos de diferentes setores da sociedade, muitos dos quais resultaram em confrontos violentos, gerando mortes e ferimentos resultantes da intervenção das organizações de segurança do país. 

Os confrontos, nos quais 5 pessoas morreram, mais de 500 foram feridas e quase mil foram presas, de acordo com a mídia social , estão em ascensão e uma solução não está prevista, de acordo com a forma como elas acontecem. acontecendo o evento.

Diante dessa situação, a Igreja Evangélica Metodista Unida do Equador e seu bispo, Rev. Silvio Cevallos, expressaram profunda preocupação com a situação que seu povo enfrenta e em união com o conselho que reúne bispos e presidentes. As igrejas integradas pelo CIEMAL (Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e no Caribe) publicaram uma declaração que compartilhamos abaixo:


10 de outubro de 2019. 

Dói no Equador

O que eu quero é misericórdia, e não sacrifício; Conhecimento de Deus, mais do que ofertas queimadas! - Profeta Oséias 6:6

O Conselho de Bispos, Bispas e Presidentes do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e do Caribe - CIEMAL .

Dada a seriedade da crise política, econômica e social que vive nossa cidade irmã do Equador. É evidente no severo plano de ajuste, que atinge com mais força as trabalhadoras e os trabalhadores, as comunidades indígenas e os setores mais pobres e que gerou repúdio maciço ao entender que o pacote de medidas vai diretamente contra o povo .

É como um corpo de igrejas metodistas que afirmamos que a misericórdia de nosso bom Deus não é indiferente à dor do povo oprimido, ao rasgo dos que sofrem violência, ao grito dos que sofrem de injustiça.

Além disso, essa misericórdia não permanece indiferente ao sofrimento das oprimidas e oprimidos, diante do clamor das pessoas que são violadas e condenadas a sofrer por causa de modelos de iniquidade e injustiça.

O Equador nos machuca e aflige a realidade do adiamento para o qual as pessoas são empurradas. Não endurecemos o coração, nem somos indiferentes, mas nossa fé é baseada em um Deus que nunca tira os olhos da dor humana.

O Deus da misericórdia responde, cuida dos pobres e daqueles que clamam em desespero. Deus suscita mulheres e homens capazes de sentir o gemido do sofrimento e trabalhar em favor dos adiados e adiadas.

No caminho da justiça está a vida; e nos seus caminhos não há morte, afirma a Bíblia.

Como cristãos e cristãos metodistas da América Latina e do Caribe, pedimos as autoridades a se alinharem com as pessoas mais fracas, mantendo um equilíbrio justo entre as demandas do FMI e as necessidades das pessoas e de suas famílias.

Clamamos ao Deus da vida pelo povo do Equador. Oramos pela vida e pela paz. E pedimos a revogação das medidas econômicas que atingem a vida das pessoas, mergulhando-as em uma terrível prostração e adiamento.

Graça e Paz

Conselho de Bispos, Bispas e Presidentes do CIEMAL.

 

Conselho de Administração do Conselho de Bispos e Bispas

Presidente: Juan de Dios Peña Gallegos (Bispo, Igreja Evangélica Metodista em El Salvador) Vice-Presidente: Samuel Aguilar Curi (Bispo, Igreja Metodista do Peru)
Secretário: Hideide Brito Torres (Obispa, 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, Brasil)

 

Membros assinantes:

Adan René de Leon (bispo, Igreja Evangélica Metodista Primitiva da Guatemala).
Antonio Huanca Corimayta (Bispo, Igreja Evangélica Metodista na Bolívia )
Adonias Pereira do Lago (Bispo, 5ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista, Brasil )
Alfredo Alberto Alcarraz Fernandes (Presidente, Igreja Metodista no Uruguai)
Americo Jara Reyes (Bispo, Igreja Evangélica Metodista Argentina ),
Argentina Hector F. Ortiz Vidal (Bispo, Igreja Metodista de Porto Rico ), Porto Rico
Jorge Alejandro Merino Riffo (Bispo, Igreja Metodista do Chile ), Chile
Luis Andres Caicedo Guayara (Bispo, Igreja Metodista Colombiana )
Moises Morales Granados (Bispo, Igreja Metodista do México , AR - CAM)
Pedro Magalhães (Bispo, Comunidade Evangélica Metodista do Paraguai )
Ruben Assunção Zeledon Castro (Presidente da Igreja Evangélica Metodista da Nicarágua )
Silvio Cevallos Parra, (Bispo da Igreja Metodista Unida do Equador )


Rev. Gustavo Vasquez | Diretor do Notícias Metodistas Unida para o público hispânico / latino. 

Publicado originalmente no site Notícias Metodistas Unida


Tags: sem tags no momento!