Publicado por Sara de Paula em Geral, Destaques Nacionais, Escola Dominical - 28/03/2020

Como abençoar a vida das pessoas idosas em tempos de isolamento social

idosos-513-800x568.jpg

Tempo de Agir com Fé e sabedoria

Como abençoar a vida das pessoas idosas em tempos de isolamento social?*
Clique aqui para baixar em PDF

As pessoas idosas precisam constantemente da nossa atenção e afeto. Em tempos de pandemia, quando elas fazem parte do grupo de risco, esse cuidado deve aumentar e se transformar em ações efetivas para ajudá-las a passar por tamanha dificuldade. O isolamento social não precisa significar solidão e abandono para ninguém, e a comunidade de fé pode e deve ajudar para que isso não aconteça.

Se você se sente desafiado(a) a servir a Jesus ajudando pessoas idosas, tenha sempre em conta que mais do que ensinar algo, você aprenderá. Esteja bem disponível para isso.

Pessoas idosas não são incapazes. Infelizmente a mídia aliada ao senso comum, por vezes, passa uma imagem equivocada ou reforça estereótipos. Cuidado! Esteja pronto(a) a se surpreender com o que Deus tem a fazer com você. Reúna seus amigos e amigas e vamos ajudar as pessoas idosas!

Elaboramos abaixo algumas dicas para que você e sua igreja colaborem com as pessoas idosas nesse tempo:

1. Faça uma lista de pessoas idosas que precisam ser acompanhadas pela comunidade de fé. Membros e não membros podem fazer parte da lista.

2. Reúna um grupo de voluntários e voluntárias para compartilhar a responsabilidade de apoio a essas pessoas.

3. Há muitas maneiras de acompanhar: disponibilizar-se para fazer compras de alimentos e remédios, pagamentos e outros serviços de rua, acompanhamento por meio de ligações telefônicas e ajuda com o uso das redes sociais.

4.  Para as ligações, o ideal é organizar uma agenda estabelecendo quantas vezes por semana cada pessoa receberá ligações, o tempo médio de duração da chamada e os melhores horários. Faça isso levando em conta a relação número de pessoas voluntárias e as pessoas a serem atendidas, a fim de que ninguém se sobrecarregue.

5. Faça um rodízio de tal forma que os idosos e idosas recebam ligações de pessoas diferentes. Isso colabora para que a troca de experiências seja mais diversificada.

6.  Ao ligar, invista tempo em conversar sobre a vida. Não se limite a falar da pandemia. Aproveite esse tempo para conhecer mais a pessoa idosa, valorizar sua história e trajetória. Invista tempo em conversas esperançosas e em oração.

7. Aproveite para saber como está o acesso dela à alimentação e serviços básicos. Enfatize a alegria de saber que ela está respeitando as recomendações dos órgãos de saúde. Estimule-a a seguir com os cuidados necessários.

8. Durante as conversas procure entender o estado de humor da pessoa, a sua compreensão sobre a situação e o seu nível de informação e tensão diante de tudo isso. Às vezes, a pessoa idosa não fala sobre isso com um(a) familiar, mas pode se sentir à vontade para dialogar com você. Caso perceba que ela se encontra muito triste e deprimida, entre em contato com pessoas (familiares, cuidadoras e cuidadores, pastoras e pastores) que possam ajudar a investigar a situação para resolvê-la. Tenha cuidado para não expor a pessoa idosa sem necessidade e desmerecer a confiança que ela depositou em você.

9. A possibilidade de conversar com alguém é sempre uma oferta de aprendizagem. Não encare isso penas como serviço cristão ou um ato de generosidade. É mais do isso! Olhe como uma oportunidade de aprender mais sobre a vida e a fé em Jesus, com quem já viveu bastante.

Que Deus nos abençoe,

Departamento Nacional de Escola Dominical

*Material elaborado por Andreia Fernandes e Amanda Oliveira Praia. Revisão: Mauren Julião e Sara de Paula.

 

Até a vossa velhice eu sou o mesmo, e ainda até as cãs eu vos carregarei; eu vos criei, e vos levarei;
sim, eu vos carregarei e vos livrarei.  

Isaías 46.4


Veja também: 

Tempo de agir com fé e sabedoria - Escola Dominical disponibiliza posts com dicas
Ideias para promover a Escola Dominical em tempos de isolamento social


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Igrejas realizam acampamentos durante período de carnaval.

O feriado de carnaval esse ano chegou mais cedo. Já é uma prática de muitas igrejas aproveitar o feriado prolongado para realizar os tradicionais retiros de carnaval. Os temas escolhidos para trabalhar nesses encontros, normalmente são escolhidos de acordo com a necessidade da Igreja.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Geral, por José Geraldo Magalhães

Metodistas: intérpretes da conexidade

Na Inglaterra do século 18, a conexidade destaca-se pela sua dinâmica de acolher na comunidade qualquer pessoa independente do seu passado ou condição

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães