Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 19/03/2020

COVID-19 - Recomendação pastoral à Igreja Metodista

À Igreja Metodista do Brasil
Pastoras, pastores leigos e leigas

Graça e Paz!
 
“Um ao outro ajudou, e ao seu próximo disse: Sê forte!”
(Isaías 41.6)
 
Vivemos tempos de perturbação mundial face ao surgimento do COVID-19, que tem alcançado a população mundial e que se instala em nosso País, a exigir de nós comprometimento e solidariedade social, na preservação da vida e da saúde de nossos concidadãos e concidadãs.

A força do metodismo está em sua unidade, construída em torno de Cristo, em meio à  diversidade.

Assim, o Colégio Episcopal, no uso de suas atribuições expressas nos Cânones, Art. 119, incisos I e II, e em consonância com o compromisso de cidadania cristã, faz a seguinte recomendação pastoral à Igreja: 
 
1. Suspender, nacionalmente, todas as atividades da agenda geral que implicam reuniões de grupos nas próximas duas semanas, até uma nova consideração.

2. Acompanhar as orientações e manifestações dos Bispos e Bispas, junto com suas lideranças, no âmbito de cada Região Eclesiástica e Missionária, à luz das orientações oficiais, que emanam dos órgãos governamentais responsáveis pela segurança e proteção da saúde pública.
 
3. Quanto aos Cultos Públicos, Escolas Dominicais, Encontros de Discipulado  e Reuniões Ministeriais:
a. Prestar atenção às orientações dos governos de cada Cidade, Estado e União e segui-las; temos nos adaptado até aqui e devemos fazer isso diariamente.
b. Saber que as autoridades estão procurando restringir ao máximo a circulação e o ajuntamento de pessoas para evitar um pico de atendimento nos hospitais e postos de saúde, pois isto seria catastrófico para o nosso frágil sistema de saúde pública.
c. Suspender os cultos locais, realizando-os virtualmente conforme os recursos disponíveis. Lembrarmos que em hipótese alguma os pastores e pastoras podem suspender os cultos sem oferecer às pessoas uma forma concreta de estar espiritualmente ligadas como corpo de Cristo; para isto, as plataformas digitais serão de grande importância.
 
É tempo de pastorear! Este é um tempo significativo para contribuirmos  para a diminuição dos casos, bem como de treinamento caso a situação realmente se configurar pior.
Se na sua cidade já existem casos confirmados, esteja atento(a) para mudar o status das reuniões!

Finalmente, reafirmamos a importância das orações em favor da população, das autoridades  e profissionais de saúde.

Em Cristo, 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista


18 de março de 2020.


 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Dia da terra - Como sua arte celebra a criação de Deus?

Confira o convite da campanha Renovar Nosso Mundo, para celebração do Dia da Terra, que acontece em 22 de abril. Vamos compartilhar em nossas redes e fazer com que sua forma de celebrar a Terra seja vista pelo maior número possível de pessoas.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de setembro: Igreja e Meio Ambiente

Em meio à degradação ambiental e à banalização da vida, a igreja é convocada a olhar para o planeta e promover mudanças reais na sociedade. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Confira como foi a participação da Angular Editora da Igreja Metodista na Feira Literária Internacional Cristã

VÍDEO: Saiba como foi a participação da Angular Editora da Igreja Metodista na IV Feira Literária Internacional Cristã entre os dias 12 a 14 de agosto no Espaço São Luis, em São Paulo. 

Escola Bíblica de Férias, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Destaques Nacionais, Mídia, Educação, por Julyana Rodrigues

Escola Bíblica de Férias 2014

Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2014. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Meninos e Meninas nos Caminhos da Missão", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!