Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais | 19/03/2020 às 08:23:15


COVID-19 - Recomendação pastoral à Igreja Metodista


À Igreja Metodista do Brasil
Pastoras, pastores leigos e leigas

Graça e Paz!
 
“Um ao outro ajudou, e ao seu próximo disse: Sê forte!”
(Isaías 41.6)
 
Vivemos tempos de perturbação mundial face ao surgimento do COVID-19, que tem alcançado a população mundial e que se instala em nosso País, a exigir de nós comprometimento e solidariedade social, na preservação da vida e da saúde de nossos concidadãos e concidadãs.

A força do metodismo está em sua unidade, construída em torno de Cristo, em meio à  diversidade.

Assim, o Colégio Episcopal, no uso de suas atribuições expressas nos Cânones, Art. 119, incisos I e II, e em consonância com o compromisso de cidadania cristã, faz a seguinte recomendação pastoral à Igreja: 
 
1. Suspender, nacionalmente, todas as atividades da agenda geral que implicam reuniões de grupos nas próximas duas semanas, até uma nova consideração.

2. Acompanhar as orientações e manifestações dos Bispos e Bispas, junto com suas lideranças, no âmbito de cada Região Eclesiástica e Missionária, à luz das orientações oficiais, que emanam dos órgãos governamentais responsáveis pela segurança e proteção da saúde pública.
 
3. Quanto aos Cultos Públicos, Escolas Dominicais, Encontros de Discipulado  e Reuniões Ministeriais:
a. Prestar atenção às orientações dos governos de cada Cidade, Estado e União e segui-las; temos nos adaptado até aqui e devemos fazer isso diariamente.
b. Saber que as autoridades estão procurando restringir ao máximo a circulação e o ajuntamento de pessoas para evitar um pico de atendimento nos hospitais e postos de saúde, pois isto seria catastrófico para o nosso frágil sistema de saúde pública.
c. Suspender os cultos locais, realizando-os virtualmente conforme os recursos disponíveis. Lembrarmos que em hipótese alguma os pastores e pastoras podem suspender os cultos sem oferecer às pessoas uma forma concreta de estar espiritualmente ligadas como corpo de Cristo; para isto, as plataformas digitais serão de grande importância.
 
É tempo de pastorear! Este é um tempo significativo para contribuirmos  para a diminuição dos casos, bem como de treinamento caso a situação realmente se configurar pior.
Se na sua cidade já existem casos confirmados, esteja atento(a) para mudar o status das reuniões!

Finalmente, reafirmamos a importância das orações em favor da população, das autoridades  e profissionais de saúde.

Em Cristo, 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista


18 de março de 2020.


 


Tags: sem tags no momento!