Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 21/01/2015

Declaração sobre o restabelecimento de relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba

O Conselho Metodista Mundial recebe a notícia inovadora de que os Estados Unidos e Cuba estão se movendo em direção ao restabelecimento de relações diplomáticas formais.
 
A Iglesia Metodista en Cuba (Igreja Metodista em Cuba) faz parte de nossa organização, está  entre os 80 Estados-Igrejas em mais de 130 países em todo o mundo, compartilhamos um desejo comum de paz e Unidade dos Cristãos. O Embargo dos Estados Unidos separou famílias, dificultou os esforços de socorro e as oportunidades de companheirismo ao longo dos anos.
 
No passado, o Conselho Metodista Mundial como um corpo discutia o bloqueio entre os Estados Unidos e Cuba e seus efeitos sobre a região, embora nenhuma resolução formal passou, a notícia desta mudança nas relações foi elogiada pelo Secretário-Geral, o bispo Abrahams que estava a poucos metros de distância, quando o presidente Barack Obama e o líder cubano Raul Castro apertaram as mãos no serviço memorial de Nelson Mandela, em 10 de dezembro do ano passado. Em seu retorno a  Johanesburgo, no ano passado Abrahams expressou a esperança de que, "o aperto de mão pode quebrar o impasse e levar a um novo amanhecer para todos".
 
O Conselho Metodista Mundial empresta sua voz para as chamadas para o Departamento de Estado dos Estados Unidos para restaurar as relações diplomáticas, incluindo a remoção imediata de Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo. Nós também pedimos ao Congresso para se juntar ao Presidente Obama em suspender as sanções econômicas em Cuba.
Neste tempo de Advento, congratulamo-nos com a esperança para a restauração das relações entre os povos dos Estados Unidos e Cuba.
 
Tradução: Angela Souza

Tags: Conselho Mundial Metodista, Internacional


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

CLAI elege nova diretoria

A Assembleia aconteceu na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães