Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

EBF 2010

Escola Bíblica de Férias 2010
 

VIVENDO JUNTOS COM A GRAÇA
 

Assim, nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo. (Romanos 12.5)
 

É com o coração cheio de gratidão e louvor a Deus, que iniciamos o ano com o novo tema norteador para o trabalho com as crianças.

Com a colaboração, a participação, o empenho de muitas pessoas chamadas por Deus que, com fé, esperamos que muitas crianças sejam abençoadas com mais este tema.

O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, seguindo a proposta do Colégio Episcopal da Igreja Metodista para o biênio 2010 -2011, que tem como tema orientador "Testemunhar os sinais da Graça na Unidade do Corpo de Cristo", convida a igreja a refletir sobre a participação da criança como agente da missão.

 

Unida ao corpo de Cristo, ela testemunha os sinais da graça e age no caminho com fidelidade, amor e compromisso com Cristo e a missão.

As comunidades de fé são convidadas a testemunhar esta unidade, demonstrando amor ao próximo, acolhendo as crianças e, com atos simples e singulares, mostrar que existe uma maneira alegre e bonita de se viver.

"Numa sociedade competitiva como a nossa, marcada pelo individualismo e pelo consumismo, nós, metodistas, declaramos a gratuidade da Graça de Deus, que não pode ser comprada por preço algum, mas tem a garantia da obra do Senhor Jesus Cristo, consumada na cruz do Calvário" (Série Discipulado, v. 3, p. 5 - 6).

O caderno da EBF (Escola Bíblica de Férias) apresenta para as crianças alguns ensinamentos de Jesus apontando que é possível viver em paz, com relacionamentos verdadeiros de união, respeito e amor entre as pessoas. "Na unidade do corpo de Cristo: A igreja é o sinal da Graça de Deus na sociedade. E demonstra isso de modo importantíssimo na unidade do corpo de Cristo." (Série Discipulado, v. 3, p. 8).

Assim o versículo-base para as crianças Romanos 12.5 ensina que Deus nos fez diferentes e nas diferenças encontramos o sentido da vida, que é viver em comunhão. O sinal mais importante que apresentaremos para as crianças é a Santa Ceia. Com o exemplo de Cristo junto aos discípulos, mostramos a promessa e o sinal para lembrarmos sempre do Amor de Deus por nós. "A Santa Ceia é o caminho para a unidade cristã e deve nos unir em um sonho comum: o Reino de Deus entre nós" (Série Discipulado v. 3, p. 22). A Santa Ceia, a mesa é o sinal de que, no Reino de Deus, ninguém fica de fora, ninguém é excluído e o que deve imperar entre nós é o Amor Maior, a comunhão.

"A Graça de Deus reproduz em nós a mudança com relação ao amor que sentimos pelo Pai, bem como pelo nosso semelhante. Ele nos liberta do temor e da culpa, permitindo-nos desenvolver um relacionamento aberto e franco com Deus e com o/a nosso/a irmão/ã. Assim, nossa relação com o Senhor passa a ser de resposta recíproca ao seu gesto de amor." (Série Discipulado v. 3, p. 11).

Uma das músicas para as crianças diz: "A vida, a Graça, a Vida tem Graça, sim! O amor de Deus é Cristo vivendo em mim". A Graça faz com que vivamos em harmonia.

Que a Graça de Deus, que é melhor que a vida (Sl 63.3), atue no nosso meio e que muitas crianças conheçam a alegria de participar do Reino de Deus que começa aqui entre nós. Veja, na bibliografia sugestões de textos para aprofundamento do tema 2010 -2011.


Bom trabalho.

Um abraço Carinhoso.

Elci Pereira Lima

Coordenadora do DNTC (Departamento Nacional de Trabalho com crianças)

 


Clique aqui para baixar o PDF


Clique aqui para ouvir as músicas da EBF 2010


 

Veja também as EBFs dos anos anteriores:
 

Escola Bíblica de Férias 2009

Escola Bíblica de Férias 2008


Escola Bíblica de Férias 2007

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães