Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia | 30/04/2015 às 12:51:11


Expositor Cristão aborda o valor da família diante das mudanças sociais



Famílias clássicas com pai, mãe e filhos/as já não são maioria no Brasil. Dados do último censo do IBGE (2010), mostram que as novas configurações familiares estão em 50,1% dos lares brasileiros. Trata-se de quase 29 mil domicílios com composições diversas: casais sem filhos/as, pais ou mães solteiros/as, netos/as criados/as por avós e pessoas morando sozinhas.

 

Compreender as novas dinâmicas sociais é uma condição fundamental para a Igreja ser relevante hoje no cumprimento da missão. A maioria de nossas comunidades já acolhe famílias que não se enquadram no modelo clássico. Casos assim devem crescer com o passar dos anos, exigindo cada vez mais prudência e preparo do corpo pastoral e dos membros.

 

A família está no centro do projeto original de Deus para a humanidade. No ambiente familiar, são construídas as bases do caráter humano. São transmitidos princípios de honestidade, justiça, alteridade, solidariedade e amor. Os novos arranjos familiares chamam a Igreja para uma reflexão e ressaltam a necessidade de investimentos nessa área.

 

É cada vez mais importante criar ministérios específicos na igreja local voltados para a família. Capacitar pessoas e promover espaços de reflexão e ministração sobre educação de filhos/as, namoro, casamento, finanças, cuidado com a terceira idade e outros temas. A igreja deve ser um espaço terapêutico e educativo para a família. Ao investir em famílias fortes, são geradas Igrejas fortes que fazem a diferença na sociedade. Que o Expositor Cristão seja um instrumento de Deus para ajudar você e sua comunidade de fé a cuidarem e valorizarem ainda mais a família. Que juntos, possamos dizer: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15b).

 

Deus abençoe sua vida e família. Boa leitura!

 

Pr. Marcelo Ramiro
Editor


 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

Recado do Bispo Luiz Vergílio:

 

Leia on-line:


 
 

Tags: Expositor Cristão, Igreja Metodista, Família, Maio, 2015