Expositor Cristão aborda o valor da família diante das mudanças sociais
Famílias clássicas com pai, mãe e filhos/as já não são maioria no Brasil. Dados do último censo do IBGE (2010), mostram que as novas configurações familiares estão em 50,1% dos lares brasileiros. Trata-se de quase 29 mil domicílios com composições diversas: casais sem filhos/as, pais ou mães solteiros/as, netos/as criados/as por avós e pessoas morando sozinhas.
Compreender as novas dinâmicas sociais é uma condição fundamental para a Igreja ser relevante hoje no cumprimento da missão. A maioria de nossas comunidades já acolhe famílias que não se enquadram no modelo clássico. Casos assim devem crescer com o passar dos anos, exigindo cada vez mais prudência e preparo do corpo pastoral e dos membros.
A família está no centro do projeto original de Deus para a humanidade. No ambiente familiar, são construídas as bases do caráter humano. São transmitidos princípios de honestidade, justiça, alteridade, solidariedade e amor. Os novos arranjos familiares chamam a Igreja para uma reflexão e ressaltam a necessidade de investimentos nessa área.
É cada vez mais importante criar ministérios específicos na igreja local voltados para a família. Capacitar pessoas e promover espaços de reflexão e ministração sobre educação de filhos/as, namoro, casamento, finanças, cuidado com a terceira idade e outros temas. A igreja deve ser um espaço terapêutico e educativo para a família. Ao investir em famílias fortes, são geradas Igrejas fortes que fazem a diferença na sociedade. Que o Expositor Cristão seja um instrumento de Deus para ajudar você e sua comunidade de fé a cuidarem e valorizarem ainda mais a família. Que juntos, possamos dizer: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15b).
A Igreja Metodista Central de Petrópolis, juntamente com a 7º Região Eclesiástica da Igreja Metodista, já iniciou uma importante ação social para socorrer as centenas de vítimas das fortes chuvas que deixaram a cidade de Petrópolis, na zona serrana do Rio de Janeiro, em estado de calamidade pública no dia 16 de fevereiro.
"Para os/as cristãos/ãs, esse chamado é algo especial. É uma relação de profunda intimidade com Deus, em que o Criador nos vocaciona para desenvolver um determinado ministério na comunidade local. Os processos de formação das pessoas vocacionadas, no caso na Igreja Metodista, precisam de uma formação teológica para aqueles e aquelas que desejam seguir o caminho pastoral." Leia a edição digital gratuita.
Com o objetivo de mobilizar pessoas a orarem semanlmente e diariamente pelos propósitos selecionados pela área nacional da Igreja Metodista, te convidamos a participar da campanha EM ORAÇÃO. O versículo que conduz a campanha, lembra a importância da oração para fazer qualquer coisa: ...porque sem mim nada podeis fazer. (João 15:5b).
Mais uma vez nos encontramos em Vigília Nacional pela Criança, dia de reflexão, partilha e oração. Neste encontro de oração, somos desafiados a ter o mesmo olhar de Jesus para as crianças: descobri-las no meio da multidão, acolhê-las e abençoá-las com nosso amor e serviço.
O bispo Paulo Lockmann, líder da Igreja Metodista no Estado do Rio de Janeiro passou a integrar o Quadro de Membros Titulares da Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB). Ele tomou posse na segunda-feira, (9), durante a Sessão de Abertura do Ano Sócio-Cultural da AELB, promovido na Igreja Metodista do Catete.
Está disponível o material orientador para a Escola Bíblica de Férias 2014. Organizada sob o tema de trabalho do ano "Meninos e Meninas nos Caminhos da Missão", o caderno está com vários recursos e passo a passo para desenvolver às atividaes com as crianças. Download gratuito!
A celebração da Ceia do Senhor é um momento em que a igreja testemunha a sua participação no Reino de Deus e seu compromisso, uns com os outros, como família de fé.Qual sua opinião? A criança deve ou não participar? Leia a reflexão! fonte: Rogéria de Souza Valente /