Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 01/06/2015

Expositor Cristão: como fazer missão no universo virtual?

A história da internet é recente. Na segunda metade da década de 1990 foi disponibilizada comercialmente para a população brasileira e, de lá para cá, marcou o início de uma revolução midiática. Estabeleceu novos parâmetros de comunicação, interação, de acesso e disseminação da informação. Derrubou fronteiras que possibilitam também a propagação do Reino de Deus.

 

O mundo virtual faz parte da vida de 85 milhões de brasileiros/as, praticamente a metade da população. Pessoas “navegam” diariamente por milhares de posts, blogs, sites, páginas e redes sociais. Essas ferramentas digitais estão à disposição e são essenciais para uma Igreja que deseja ser relevante na sociedade. Por meio delas, é possível ampliar o alcance da mensagem libertadora de Jesus.

 

Porém, o chamado missionário vai além da propagação da mensagem. No mundo virtual, onde as pessoas têm acesso a todo tipo de informação, é preciso resgatar os princípios do relacionamento, da tolerância e da alteridade. A internet abre portas que desmascaram as diferenças e as tornam menos negociáveis. As distâncias foram encurtadas com o avanço tecnológico, no entanto, conviver pacificamente ainda é desafiador.

 

Mesmo com acesso privilegiado à informação, vivenciamos um tempo de desinformação e preconceitos em relação a temas importantes da sociedade. Na era digital, o alvo é estabelecer uma comunicação que não apenas transmita uma mensagem, mas também estimule a convivência. A valorização do “outro” está permeada no Evangelho de Jesus. Dessa forma, a Igreja encara o progresso tecnológico como um instrumento de Deus para a promoção da vida.

 

A revolução digital traz à tona práticas e estruturas da Igreja que precisam ser adaptadas. Investimentos e projetos a serem desenvolvidos para alargar as fronteiras do Reino de Deus. Que o Expositor Cristão incentive você nessa reflexão. Boa Leitura!

 

Pr. Marcelo Ramiro 
Editor

 



DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


 

 
 

Leia:

 

Tags: internet, missão, perigos, Expositor Cristão


Posts relacionados

Expositor Cristão, Expansão Missionária, por José Geraldo Magalhães

O que é Plantação de Igrejas?

Um dos grandes desafios e temas do tempo presente é a Plantação de Igrejas. Para isso, tem se percebido alguns movimentos no Brasil e mundo que têm buscado discernir esse conceito da melhor maneira. Em suma, a Plantação de Igrejas se constitui num processo de multiplicação de cristãos/ãs através do evangelismo e discipulado. continue lendo!

Mídia, por José Geraldo Magalhães