Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mídia - 31/10/2014

Expositor Cristão de Novembro: Meios da Graça de Deus

Grupos afirmam que a Bíblia não aborda especificamente o batismo de crianças. Por isso, o tema ganhou diferentes interpretações teológicas e coleciona debates calorosos ao longo da história do cristianismo.

Para a Igreja Metodista o batismo infantil é legítimo. Deve ser incentivado nas igrejas e ser realizado com responsabilidade e comprometimento. “Que direito nós, os adultos, temos de impedir o acesso de uma criança ao batismo, quando Jesus a declara como membro natural do Reino de Deus?”, questiona a Carta Pastoral do Colégio Episcopal sobre os sacramentos.

O batismo marca o início da vida de comunhão da criança com Deus. “Significa que o Senhor está dando o primeiro passo em direção a ela para nutri-la e salvá-la”, complementa o documento publicado em 2001.

Da mesma forma, práticas litúrgicas cristãs divergem quando o assunto é Ceia do Senhor para crianças. Algumas denominações não autorizam. Nós, metodistas, recomendamos que elas participem preferencialmente com seus pais, ou responsáveis, depois de terem sido orientadas sobre o significado.

A participação das crianças aos sacramentos é apenas um exemplo. A lista de divergências é extensa. No entanto, a compreensão wesleyana da graça torna a prática dos sacramentos mais acolhedora, pedagógica e combate a cultura do mérito nas igrejas.

Em seu sermão intitulado Meios de Graça, John Wesley anuncia que não há no ser humano nada que o habilite a participar dos atos em questão. “Não há, outrossim, nenhum mérito; nada que intrinsecamente agrade a Deus; nada que faça merecer qualquer favor das suas mãos”.

Precisamos redescobrir o valor da graça e anunciar que o mérito é inteiramente de Cristo. Assim, não cabe a Igreja impor objeções e até mesmo proibir a participação aos meios da graça. Esta edição do Expositor Cristão quer ajudar você e sua comunidade local a pensar sobre este tema. Leia, reflita e amplie a discussão na Escola Dominical e nos grupos pequenos!

O livro de Efésios 2.8-9 anuncia a salvação como obra desta graça, não por meio da ação humana para que ninguém se glorie. Vivencie a graça de Deus de uma maneira nova por meio do Batismo e da Ceia do Senhor daqui em diante! Boa leitura!

Marcelo Ramiro
Editor

 
 

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2014


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Cobertura oficial do 21º Concílio Geral

Confira a cobertura completa do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista no site do Jornal Expositor Cristão.

Expositor Cristão, por Sara de Paula

[EC] Colégio Episcopal se reúne virtualmente

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista tem se reunido semanalmente, de modo virtual, com o propósito de acompanhar as ações e missão da Igreja Metodista, no âmbito de cada uma de nossas Regiões Eclesiásticas e Missionárias, nestes tempos de isolamento social e de cuidados preventivos contra a disseminação do COVID-19.

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão aborda importância da Água

Nós, metodistas, ressaltamos a importância do meio ambiente. Por isso, em seu Plano Nacional Missionário (PNM) - 2012-2016 - na ênfase 5 extraímos: implementar ações que envolvam a Igreja no cuidado e preservação do meio ambiente. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Música e Arte, Mídia, por José Geraldo Magalhães

As músicas que cantamos na igreja possuem conteúdos questionáveis?

A matéria de capa do jornal Expositor Cristão de agosto aborda a importância da música nas igrejas. Leia e compartilhe na íntegra!

Mulheres, Educação Teológica, Educação, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Encontro de capacitação reúne mulheres de todo o Brasil

Aprendizagem e o diálogo sobre o culto a Deus que se dá comunitariamente na caminhada da vida foi um dos destaques no evento que aconteceu em junho em São Bernardo do Campo/SP

no Cenáculo, Destaques Nacionais, Mídia, Geral, por José Geraldo Magalhães