Publicado por Marcelo Ramiro em Expositor Cristão - 04/02/2015

Expositor Cristão: Responsabilidade geracional no discipulado

Vivemos em um tempo em que a paternidade ou maternidade tem sido muito desvalorizada. Não é difícil nos lembrarmos de algum caso nos últimos anos de abandono de bebês pelos próprios pais. Na igreja, este mesmo problema tem sido reproduzido, porque muitos novos convertidos e convertidas não têm pais espirituais para serem cuidados/as e ensinados/as na sua nova vida cristã.
 
Um pressuposto exigido, se desejamos ser uma igreja em discipulado por meio de células/grupos pequenos, deve ser: se eu ganhar alguém para Jesus eu devo ter o compromisso e responsabilidade de cuidar e ensinar bem essa vida “até que Cristo seja formado em vós”.
 
A figura do progenitor é, acima e antes de tudo, um ato espiritual, moldado à imagem e semelhança do Deus-Pai. E como tal, a progenitura é exercida de forma plena e eficaz, na medida do nosso entendimento e vivência de um relacionamento espiritual com Deus. Assim como em Deus fomos gerados/as e somos cuidados/as, devemos fazer o mesmo com as vidas que ajudamos a gerar em Deus.
 
Esse princípio tem sido extremamente negligenciado ultimamente por nós, cristãos e cristãs. Prova disso é que muitas pessoas não saberiam indicar seu pai/mãe espiritual se fossem questionadas. Outra prova é que também não saberiam indicar algum cristão ou cristã que o/a ajuda como um/a discipulador/a. 
 
Para o próprio apóstolo Paulo a figura de um/a pai/mãe espiritual é muito mais do que apenas aquele/a que gerou, mas sim o de alguém que é responsável pelo cuidado, ensino e crescimento cristão, como ele mesmo diz: “Porque ainda que tenhais dez mil preceptores em Cristo, todavia não tendes muitos pais.” 1 Coríntios 4.15.
 
Cuidado
Precisamos assumir uma postura diferente da que vivemos com relação à nossa missão. Geralmente ganhamos muitas vidas para Jesus, temos muitas estratégias, ações e planos para a evangelização, mas muito pouco se faz no plano do cuidado. Ainda existe no nosso meio uma mentalidade irresponsável com as vidas que ganhamos, ao pensarmos que: meu trabalho é levar essa pessoa para a igreja para ter uma decisão por Jesus; feito isso, acabou minha responsabilidade com essa vida e posso me preocupar em levar outra pessoa à igreja.
 
Quando uma criança nasce, ela precisa ser cercada de cuidado especial do pai, mãe, irmão, irmã e outros parentes nos seus primeiros anos de vida, assim também acontece na sua vida espiritual. Os membros da família de Deus, a igreja, devem ser os responsáveis pelo crescimento espiritual, cuidado e ajuda na caminhada cristã. E, sem sombra de dúvidas, assim como na vida natural as pessoas mais indicadas para esse cuidado são os pais, na vida espiritual também são aqueles e aquelas que a levaram a uma decisão, os seus pais espirituais.
 
Consolidação
Muitas igrejas que estão no processo de implantação do discipulado, o grande desafio é ter uma consolidação eficaz dos novos filhos e filhas na fé. Entretanto, quando entendemos o conceito bíblico de paternidade/maternidade espiritual e o aplicamos em nossa vida cristã, a consolidação passa a acontecer naturalmente, através da máxima: eu gerei, eu cuido!
 
Não podemos resumir o amplo conceito de paternidade/maternidade espiritual apenas ao processo de consolidação, mas certamente a sua vivência resulta em cuidar de vidas com maior zelo, amor e responsabilidade. A consolidação é o processo que fará com que o nosso fruto permaneça; “eu vos designei para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça ...” João 15.16.
 
Precisamos efetuar uma consolidação com boa qualidade, com responsabilidade e amor, pois a Igreja de Jesus sempre evangelizou, sempre fez “discípulos/as”, mas com tristeza também assistimos a uma grande evasão, uma grande quantidade de frutos que não permanecem. Isso acontece porque não consolidamos, já que não vivenciamos uma paternidade/maternidade espiritual responsável. Vamos trabalhar para mudar esse quadro. Como? Sendo pais espiri­tuais responsáveis! 
 
Pr. Fernando Lopes Balthar
Igreja Metodista em Benfica em Juiz de Fora/MG
Coordenador Regional de Discipulado 4ª Região
 

                 

 

Tags: discipulado, expositor cristão


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de janeiro anuncia as boas notícias da graça

Em 2021, o tema da Igreja Metodista é Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça, fechando assim o quinquênio definido no último Concílio Geral, realizado em 2016. Anunciar a graça de Deus não é só um mandamento, é mais que isso, é uma dádiva de Deus, conforme encontramos no texto de Isaías 52.7. Anunciar as boas-novas tem a ver com o viver debaixo da graça de Deus.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: Entrevista com o Diretor Geral das instituições educacionais metodistas

A realidade educacional brasileira tem imposto a todas as instituições educacionais confessionais um ambiente de grande competição, graças à radical mercantilização da educação. Neste contexto adverso, o projeto metodista de educação se mantém na visão missionária cristã, tendo como princípio a transformação de vidas. fonte: Marcelo Ramiro / 

Expositor Cristão, por Herbert

Tudo novo no Expositor Cristão de Junho

Novo visual, maior tiragem e melhor distribuição! Confira tudo o que mudou no jornal Exposior Cristão!